Educação e ocorrência de dor lombar: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Apolinario de Souza Batista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8SG7N
Resumo: Objetivo: investigar a associação entre educação e ocorrência de dor lombar (DL). Métodos: buscas nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, EMBASE, Cochrane, AMED e PsyINFO em maio de 2015. Extração dos dados realizada por dois examinadores e um terceiro caso houvesse discrepâncias. Para o risco de viés foi utilizado a Prevalence Critical Appraisal Instrument (PCAI). Análises realizadas no software Comprehensive Meta-analysis versão 2.2.04. Resultados: Encontrados 8958 estudos, 94 selecionados para a leitura completa e 13 incluídos na revisão. Na avaliação da qualidade metodológica os obtiveram escore menor e maior de 7 e 10 respectivamente em uma escala de 0 a 10. Amostra geral compreendeu prevalência de DL no momento da avaliação de 23% (IC95% 13 até 37), sendo 10582 o número de casos em 99457. Meta-analysis com estudos investigando prevalência de DL no momento da avaliação em pessoas de baixo, médio e alto nível educacional estimou respectivamente os valores 24% (IC95% 12 até 43), 27% (IC95% 9 até 56), e 18% (IC95% 5 até 50). Meta-regressão identificou que há heterogeneidade entre os estudos incluídos e essa heterogeneidade pode ser explicada pelo nível educacional (p<0,05). Conclusão: estudo sugere que apesar de DL ser prevalente em todos os níveis educacionais, ocorrência dessa condição pode variar de acordo com o nível educacional. Pessoas com nível educacional mais alto pode ter menor ocorrência de DL quando comparados com pessoas de baixo e médio nível educacionais.
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