Telenovelas Brasileiras: um estudo histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Coelho Corrêa Rosado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AM6HDE
Resumo: O presente trabalho, que recebeu o título de Telenovelas brasileiras: um estudo histórico-discursivo, almeja ser um estudo sobre a linguagem icônica e verbal da telenovela brasileira sob a perspectiva da Análise do Discurso. Nossos objetivos foram os de investigar o discurso telenovelístico no Brasil, apoiando-nos em sua história, seu gênero discursivo e sua narratividade, bem como analisar os imaginários sociodiscursivos sobre o corpo feminino, com o intuito de verificar e compreender o porquê dessa representação, em três diferentes épocas. Nosso corpus foi constituído por 4 telenovelas exibidas pela Rede Globo de Televisão dos anos 70 aos 90, nos seguintes períodos: (a) Irmãos Coragem (1ª versão), novela de Janete Clair, de 08 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971; (b) DancinDays, novela de Gilberto Braga, de 10 de julho de 1978 a 27 de janeiro de 1979; (c) Roque Santeiro, novela de Dias Gomes, de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986 e (d) Tieta, novela de Aguinaldo Silva, de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990. Essa escolha teve por motivo captar a cultura popular de uma época áurea para a telenovela brasileira. Detivemo-nos no estudo dos corpos femininos nas referidas produções, servindo-nos, sobretudo, do instrumental da Análise do Discurso. Vimos, assim, que tais corpos representam, por vezes de modo caricatural, uma imagem da sociedade brasileira da época na qual a trama transcorre. Em nossas análises e interpretações, procuramos adotar um olhar discursivo colorido por alguns matizes antropológicos. Dessa forma, para a realização deste trabalho, utilizamos como arcabouço teórico-metodológico a Teoria Semiolinguística, que propõe o estudo dos imaginários socioculturais, conjugando-o ao conceito de corpo, definido como construção social e cultural, tal como proposto por antropólogos diversos. Vimos que as representações dos corpos femininos nas telenovelas analisadas apresentam pontos em comum: as heroínas dos anos 70 a 90 são brancas, heterossexuais, magras (para os padrões da época), bonitas e jovens (ou relativamente jovens). Os corpos são enquadrados em moldes pré-estabelecidos pelo social vigente. Este estudo quis mostrar que as telenovelas estudadas tentaram, de um modo ou de outro, acompanhar as mudanças sociais/políticas/culturais e linguageiras do país.
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Nosso corpus foi constituído por 4 telenovelas exibidas pela Rede Globo de Televisão dos anos 70 aos 90, nos seguintes períodos: (a) Irmãos Coragem (1ª versão), novela de Janete Clair, de 08 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971; (b) DancinDays, novela de Gilberto Braga, de 10 de julho de 1978 a 27 de janeiro de 1979; (c) Roque Santeiro, novela de Dias Gomes, de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986 e (d) Tieta, novela de Aguinaldo Silva, de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990. Essa escolha teve por motivo captar a cultura popular de uma época áurea para a telenovela brasileira. Detivemo-nos no estudo dos corpos femininos nas referidas produções, servindo-nos, sobretudo, do instrumental da Análise do Discurso. Vimos, assim, que tais corpos representam, por vezes de modo caricatural, uma imagem da sociedade brasileira da época na qual a trama transcorre. Em nossas análises e interpretações, procuramos adotar um olhar discursivo colorido por alguns matizes antropológicos. Dessa forma, para a realização deste trabalho, utilizamos como arcabouço teórico-metodológico a Teoria Semiolinguística, que propõe o estudo dos imaginários socioculturais, conjugando-o ao conceito de corpo, definido como construção social e cultural, tal como proposto por antropólogos diversos. Vimos que as representações dos corpos femininos nas telenovelas analisadas apresentam pontos em comum: as heroínas dos anos 70 a 90 são brancas, heterossexuais, magras (para os padrões da época), bonitas e jovens (ou relativamente jovens). Os corpos são enquadrados em moldes pré-estabelecidos pelo social vigente. Este estudo quis mostrar que as telenovelas estudadas tentaram, de um modo ou de outro, acompanhar as mudanças sociais/políticas/culturais e linguageiras do país.The present work, which received the title Telenovelas of Brazil: a historical-discursive study, aims to be a study on the iconic and verbal language of Brazilian telenovela, from the perspective of Discourse Analysis. Our goals were to investigate the telenovela discourse in Brazil, supporting by its history, its discursive genre and its narrativity, as well as to analyze the social and discursive imaginaries on the female body, in order to verify and understand the reason of this representation, in three different epochs. Our corpus was constituted by 4 telenovelas aired by Rede Globo of Television from the 70s to 90s a) Irmãos Coragem (1st version), Janet Clairs telenovela, aired in the period from 8th June 1970 to 12th June 1971; b) Dancin' Days, Gilberto Bragas telenovela, aired from 10th July 1978 to 27th January 1979; c) Roque Santeiro, Dias Gomes telenovela, broadcasted in the period from 24th June 1985 to 22nd February 1986; d) Tieta, Aguinaldo Silvas telenovela, aired in the period from 14th August 1989 to 31st March 1990. This choice was based on the fact that we wanted to capture the popular culture of a golden era of the Brazilian telenovela. We focused on the study of the female bodies in these productions, using, mainly, the instruments of Discourse Analysis. We have seen how these bodies represent, sometimes in a caricatured way, an image of Brazilian society in the period. We sought in our analyzes and interpretations to adopt a discursive look colored by some anthropological shades. Thus, to carry out this study, we used as theoretical-methodological framework the Semiolinguistic Theory, which proposes the study of the social and cultural imaginaries, conjugating it to the concept of body, defined as social and cultural construction, as proposed by diverse anthropologists. We have seen that the representations of the female bodies in the analyzed telenovelas have some common points: the heroines from the 70s to 90s are white, heterosexual, thin (by the standards of the time), beautiful and young (or relatively young). The bodies are framed in pre-established molds proposed by the social. This study wanted to show that studied telenovelas tried, in one way or another, to follow the social / political / cultural and linguistic changes of the country.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa (Retórica)Análise do discursoFeminilidadeSemióticaTelenovelasCorpoFeminilidadeTeoria SemiolinguísticaAnálise do DiscursoTelenovelaTelenovelas Brasileiras: um estudo históricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1653d.pdfapplication/pdf20723973https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AM6HDE/1/1653d.pdf2879ce384069ac989543fb380cd5425dMD51TEXT1653d.pdf.txt1653d.pdf.txtExtracted texttext/plain847660https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AM6HDE/2/1653d.pdf.txt366cec25554f0c1fb6201d22537b0c27MD521843/RMSA-AM6HDE2019-11-14 09:33:18.746oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AM6HDERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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