Cartografias de uma improvisação física e experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Carlos de Almeida Garrocho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3H4T
Resumo: A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se exercita, quanto dos diálogos queestabelece com outras práticas-pensamento, sejam conceituais ou deprocedimentos artísticos que se tornam disponíveis. A pesquisa transita por vivências e fontes heterogêneas, como as oficinas com crianças, adolescentes com deficiência visual, usuários do sistema de saúde mental e aquelas que se deram nos espaços de formação teatral, incluindo as oficinas com atores e bailarinos. Entre as fontes de pesquisa, em ressonância com o estado da arte da cena contemporânea, encontram-se: o procedimento working in progress, as desestabilizações provocadas pelas vanguardas artísticas, os teatros pós-dramáticos, físicos e experimentais, a performance art e a dança pós-moderna. Em termos de fontes conceituais, a pesquisa apropria-se das ferramentas proporcionadas pelos pensadores Deleuze eGuattari, no sentido de provocar e potencializar sua prática-pensamento. A improvisação física e experimental configura-se a partir dos seguintes planos: corpo, espaço, objeto, tempo e fluxo operatório e expressivo. As materialidades expressivas, através das quais se improvisa e compõe-se física e experimentalmente, são: movimento, ação, gesto, imagem, escultura e som.Acompanha a pesquisa a apresentação dos exercícios que exemplificam os procedimentos e técnicas da improvisação física e experimental.
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