A comicidade do miserável em Ariano Suassuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elen de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37651
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
Resumo: Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira.
id UFMG_6d2f6ed7819d43f64282aa35d19a98d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37651
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-08-20T13:13:30Z2021-08-20T13:13:30Z2018-03-261180902595-4024http://hdl.handle.net/1843/37651https://orcid.org/0000-0003-1281-2092Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira.The article proposes a reading of the comicalness in the work of Ariano Suassuna, constructed particularly from the representation of the miserable ones of the Brazilian Northeast "sertão". Less distant than the critical tradition supposes, the comicalness approaches the tragic referential that is part of the hard life of the “sertanejo”, the focal point of the Suassuna theater, and it is precisely from an idea of survival that the playwright elaborates his principal comic devices, marking in this way the litmus test of existence. For this, two works will be taken as examples and references for the argument of the text:O auto da compadecida, piece that consecrated the playwright, and Farsa da boa preguiça, written in 1960 and staged in 1961, shortly after the success of the first one.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASManzuá: Revista de Pesquisa em Artes CênicasTeatro brasileiroSuassuna, Ariano,1927-2014ComédiaComicidadeTeatro brasileiroAriano SuassunaA comicidade do miserável em Ariano Suassunainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/15004Elen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA comicidade do miserável em Ariano Suassuna.pdfA comicidade do miserável em Ariano Suassuna.pdfapplication/pdf306753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/2/A%20comicidade%20do%20miser%c3%a1vel%20em%20Ariano%20Suassuna.pdf4bee978eb6b1f64c46afed5d8bb2d109MD521843/376512021-08-20 10:13:31.17oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-20T13:13:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
title A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
spellingShingle A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
Elen de Medeiros
Comicidade
Teatro brasileiro
Ariano Suassuna
Teatro brasileiro
Suassuna, Ariano,1927-2014
Comédia
title_short A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
title_full A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
title_fullStr A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
title_full_unstemmed A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
title_sort A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
author Elen de Medeiros
author_facet Elen de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elen de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Comicidade
Teatro brasileiro
Ariano Suassuna
topic Comicidade
Teatro brasileiro
Ariano Suassuna
Teatro brasileiro
Suassuna, Ariano,1927-2014
Comédia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro brasileiro
Suassuna, Ariano,1927-2014
Comédia
description Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-20T13:13:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-20T13:13:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37651
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4024
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
identifier_str_mv 2595-4024
url http://hdl.handle.net/1843/37651
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/2/A%20comicidade%20do%20miser%c3%a1vel%20em%20Ariano%20Suassuna.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
4bee978eb6b1f64c46afed5d8bb2d109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971381021835264