A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37651 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
Resumo: | Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira. |
id |
UFMG_6d2f6ed7819d43f64282aa35d19a98d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37651 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-08-20T13:13:30Z2021-08-20T13:13:30Z2018-03-261180902595-4024http://hdl.handle.net/1843/37651https://orcid.org/0000-0003-1281-2092Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira.The article proposes a reading of the comicalness in the work of Ariano Suassuna, constructed particularly from the representation of the miserable ones of the Brazilian Northeast "sertão". Less distant than the critical tradition supposes, the comicalness approaches the tragic referential that is part of the hard life of the “sertanejo”, the focal point of the Suassuna theater, and it is precisely from an idea of survival that the playwright elaborates his principal comic devices, marking in this way the litmus test of existence. For this, two works will be taken as examples and references for the argument of the text:O auto da compadecida, piece that consecrated the playwright, and Farsa da boa preguiça, written in 1960 and staged in 1961, shortly after the success of the first one.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASManzuá: Revista de Pesquisa em Artes CênicasTeatro brasileiroSuassuna, Ariano,1927-2014ComédiaComicidadeTeatro brasileiroAriano SuassunaA comicidade do miserável em Ariano Suassunainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/15004Elen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA comicidade do miserável em Ariano Suassuna.pdfA comicidade do miserável em Ariano Suassuna.pdfapplication/pdf306753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/2/A%20comicidade%20do%20miser%c3%a1vel%20em%20Ariano%20Suassuna.pdf4bee978eb6b1f64c46afed5d8bb2d109MD521843/376512021-08-20 10:13:31.17oai:repositorio.ufmg.br:1843/37651TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-20T13:13:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
title |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
spellingShingle |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna Elen de Medeiros Comicidade Teatro brasileiro Ariano Suassuna Teatro brasileiro Suassuna, Ariano,1927-2014 Comédia |
title_short |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
title_full |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
title_fullStr |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
title_full_unstemmed |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
title_sort |
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna |
author |
Elen de Medeiros |
author_facet |
Elen de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comicidade Teatro brasileiro Ariano Suassuna |
topic |
Comicidade Teatro brasileiro Ariano Suassuna Teatro brasileiro Suassuna, Ariano,1927-2014 Comédia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro brasileiro Suassuna, Ariano,1927-2014 Comédia |
description |
Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-20T13:13:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-20T13:13:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37651 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4024 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
identifier_str_mv |
2595-4024 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37651 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37651/2/A%20comicidade%20do%20miser%c3%a1vel%20em%20Ariano%20Suassuna.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 4bee978eb6b1f64c46afed5d8bb2d109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971381021835264 |