O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iane Mirley Costa Chaves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUH
Resumo: Esse trabalho trata do uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo no processo de Assessoria de Imprensa via web. Com base nisso, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de modelo de Sala de Imprensa Online para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), utilizando modelos de Sistemas de Gestão de Conteúdo, os CMS (da sigla em inglês Content Management Systems) para a divulgação das notícias do Conselho. No contexto atual de um mundo globalizado e competitivo, estabelecer contato com os seus diversos públicos, sobretudo jornalistas, e se tornar uma organização acessível garante fidelidade e respeito. A sugestão é que o modelo adotado pela instituição passe a ser mais dinâmico, evidenciando também o contato virtual para a divulgação das ações da autarquia. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa e foi utilizado a metodologia de estudo de caso na instituição Crea-Minas, com realização de entrevistas em profundidade com os gestores, além de entrevistas com quatro instituições referências no seu segmento que já possuem Salas de Imprensa Online e fazem uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo para operacionalizá-las. Foi realizada ainda a técnica de observação das Salas de Imprensa Online das instituições pesquisadas. A proposta de criação de uma Sala de Imprensa Online seria mais um espaço para reforçar o papel do Crea-Minas, principalmente, para os jornalistas, que são formadores de opinião. Com a adoção desse novo modelo, a autora acredita que o relacionamento com os jornalistas será reforçado em função da manutenção de um espaço dedicado, sobretudo, a eles. Isso mostra a preocupação do Conselho em estreitar laços com o seu público e se mostrar disponível para atender toda demanda da imprensa.
id UFMG_6dc604e7c564e61f30c5281f9fef1c7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ENUH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Frederico Cesar Mafra PereiraJorge Tadeu de Ramos NevesIane Mirley Costa Chaves2019-08-14T05:09:03Z2019-08-14T05:09:03Z2014-10-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUHEsse trabalho trata do uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo no processo de Assessoria de Imprensa via web. Com base nisso, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de modelo de Sala de Imprensa Online para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), utilizando modelos de Sistemas de Gestão de Conteúdo, os CMS (da sigla em inglês Content Management Systems) para a divulgação das notícias do Conselho. No contexto atual de um mundo globalizado e competitivo, estabelecer contato com os seus diversos públicos, sobretudo jornalistas, e se tornar uma organização acessível garante fidelidade e respeito. A sugestão é que o modelo adotado pela instituição passe a ser mais dinâmico, evidenciando também o contato virtual para a divulgação das ações da autarquia. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa e foi utilizado a metodologia de estudo de caso na instituição Crea-Minas, com realização de entrevistas em profundidade com os gestores, além de entrevistas com quatro instituições referências no seu segmento que já possuem Salas de Imprensa Online e fazem uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo para operacionalizá-las. Foi realizada ainda a técnica de observação das Salas de Imprensa Online das instituições pesquisadas. A proposta de criação de uma Sala de Imprensa Online seria mais um espaço para reforçar o papel do Crea-Minas, principalmente, para os jornalistas, que são formadores de opinião. Com a adoção desse novo modelo, a autora acredita que o relacionamento com os jornalistas será reforçado em função da manutenção de um espaço dedicado, sobretudo, a eles. Isso mostra a preocupação do Conselho em estreitar laços com o seu público e se mostrar disponível para atender toda demanda da imprensa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAssessores de imprensa  Jornalismo eletrônico  Assessoria de imprensaGestão de conteúdoCMSComunicaçãoSala de imprensa onlineCrea-MinasO uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALespgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdfapplication/pdf635418https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ENUH/1/espgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf9430aea7f7c3e8a6088d15f4cfbc1f7bMD51TEXTespgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf.txtespgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain103188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ENUH/2/espgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf.txtfc05d2716778cdf7182c3d90d3fba5fbMD521843/BUBD-A2ENUH2019-11-14 17:03:00.905oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ENUHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
title O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
spellingShingle O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
Iane Mirley Costa Chaves
Assessoria de imprensa
Gestão de conteúdo
CMS
Comunicação
Sala de imprensa online
Crea-Minas
Assessores de imprensa  
Jornalismo eletrônico  
title_short O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
title_full O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
title_fullStr O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
title_full_unstemmed O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
title_sort O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
author Iane Mirley Costa Chaves
author_facet Iane Mirley Costa Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Iane Mirley Costa Chaves
contributor_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria de imprensa
Gestão de conteúdo
CMS
Comunicação
Sala de imprensa online
Crea-Minas
topic Assessoria de imprensa
Gestão de conteúdo
CMS
Comunicação
Sala de imprensa online
Crea-Minas
Assessores de imprensa  
Jornalismo eletrônico  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Assessores de imprensa  
Jornalismo eletrônico  
description Esse trabalho trata do uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo no processo de Assessoria de Imprensa via web. Com base nisso, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de modelo de Sala de Imprensa Online para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), utilizando modelos de Sistemas de Gestão de Conteúdo, os CMS (da sigla em inglês Content Management Systems) para a divulgação das notícias do Conselho. No contexto atual de um mundo globalizado e competitivo, estabelecer contato com os seus diversos públicos, sobretudo jornalistas, e se tornar uma organização acessível garante fidelidade e respeito. A sugestão é que o modelo adotado pela instituição passe a ser mais dinâmico, evidenciando também o contato virtual para a divulgação das ações da autarquia. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa e foi utilizado a metodologia de estudo de caso na instituição Crea-Minas, com realização de entrevistas em profundidade com os gestores, além de entrevistas com quatro instituições referências no seu segmento que já possuem Salas de Imprensa Online e fazem uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo para operacionalizá-las. Foi realizada ainda a técnica de observação das Salas de Imprensa Online das instituições pesquisadas. A proposta de criação de uma Sala de Imprensa Online seria mais um espaço para reforçar o papel do Crea-Minas, principalmente, para os jornalistas, que são formadores de opinião. Com a adoção desse novo modelo, a autora acredita que o relacionamento com os jornalistas será reforçado em função da manutenção de um espaço dedicado, sobretudo, a eles. Isso mostra a preocupação do Conselho em estreitar laços com o seu público e se mostrar disponível para atender toda demanda da imprensa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:09:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:09:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ENUH/1/espgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ENUH/2/espgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9430aea7f7c3e8a6088d15f4cfbc1f7b
fc05d2716778cdf7182c3d90d3fba5fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971308347129856