Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giselle de Queiroz Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8P5MWU
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir o processo de preservação e formação de equipes a partir do estudo de caso de dois projetos de conservação de acervos documentais de fotografia, cuja equipe integrei como supervisora técnica de conservação, trabalhando com grupos de jovens que até então nada conheciam da área. São eles o Projeto Vitae de Conservação e Preservação do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som de São Paulo MIS-SP (2004-2006) e o Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo (2007-2008).A proposta desta pesquisa é pensar a prática contínua da formação de assistentes, técnicos e conservadores/restauradores críticos e comprometidos com o trabalho, independente de seu nível de formação, pertencimento ao quadro institucional, temporariedade do trabalho ou hierarquia. Defende-se aqui a ideia de que, em qualquer projeto, o envolvimento deve promover não apenas a ação de pessoas empenhadas em conhecer e replicar soluções técnicas, mas sua inserção na proposta de preservação com pensamento ativo.
id UFMG_718bc078b6815cdfbbd5c4e05ddcf756
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8P5MWU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Yacy Ara Froner GoncalvesBoris KossoyLuiz Antonio Cruz SouzaGiselle de Queiroz Rocha2019-08-11T12:25:42Z2019-08-11T12:25:42Z2011-04-08http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8P5MWUEsta dissertação tem como objetivo discutir o processo de preservação e formação de equipes a partir do estudo de caso de dois projetos de conservação de acervos documentais de fotografia, cuja equipe integrei como supervisora técnica de conservação, trabalhando com grupos de jovens que até então nada conheciam da área. São eles o Projeto Vitae de Conservação e Preservação do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som de São Paulo MIS-SP (2004-2006) e o Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo (2007-2008).A proposta desta pesquisa é pensar a prática contínua da formação de assistentes, técnicos e conservadores/restauradores críticos e comprometidos com o trabalho, independente de seu nível de formação, pertencimento ao quadro institucional, temporariedade do trabalho ou hierarquia. Defende-se aqui a ideia de que, em qualquer projeto, o envolvimento deve promover não apenas a ação de pessoas empenhadas em conhecer e replicar soluções técnicas, mas sua inserção na proposta de preservação com pensamento ativo.The objective of this thesis is to discuss the preservation and team building processes through the case study of two conservation projects of documentary photograph collections. I was the Conservation Technical Supervisor in both of the projects. I worked with groups of young people who had no previous experience in the area. The two projects are the Vitae Project of Conservation and Preservation of the Photographic Collection of the Museum of Image and Sound in São Paulo, S.P. (2004-2006) and the Preservation Project of the Photo Collection from the Wanda Svevo Historical Archive, that belongs to the Bienal de São Paulo(2007-2008).The purpose of this research is to consider the ongoing training of assistants, technicians and conservators/restorers who are committed to the job regardless of their level of education, chosen career path, length of contract or position on the team. The argument of this thesis is that in any project, the commitment of the team members should stimulate notonly the interest in learning and replicating technical solutions, but also their participation in the preservation project with critical thinking.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografia Conservação e restauraçãoGrupos de trabalhoConservação e restauraçãoDocumentos arquivísticos Conservação e restauraçãoconservação e restauraçãoFotografiadocumentos arquivísticosEducação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_gisellerocha_2011_final.pdfapplication/pdf8297892https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8P5MWU/1/dissertacao_gisellerocha_2011_final.pdfd9cbd0f0bad53292b8c3e1ae095675cbMD51TEXTdissertacao_gisellerocha_2011_final.pdf.txtdissertacao_gisellerocha_2011_final.pdf.txtExtracted texttext/plain156703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8P5MWU/2/dissertacao_gisellerocha_2011_final.pdf.txtc72015bd1236c65f82c31500193e4969MD521843/JSSS-8P5MWU2019-11-14 09:24:59.94oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8P5MWURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:24:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
title Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
spellingShingle Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
Giselle de Queiroz Rocha
conservação e restauração
Fotografia
documentos arquivísticos
Fotografia Conservação e restauração
Grupos de trabalho
Conservação e restauração
Documentos arquivísticos Conservação e restauração
title_short Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
title_full Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
title_fullStr Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
title_full_unstemmed Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
title_sort Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
author Giselle de Queiroz Rocha
author_facet Giselle de Queiroz Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yacy Ara Froner Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Boris Kossoy
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Antonio Cruz Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Giselle de Queiroz Rocha
contributor_str_mv Yacy Ara Froner Goncalves
Boris Kossoy
Luiz Antonio Cruz Souza
dc.subject.por.fl_str_mv conservação e restauração
Fotografia
documentos arquivísticos
topic conservação e restauração
Fotografia
documentos arquivísticos
Fotografia Conservação e restauração
Grupos de trabalho
Conservação e restauração
Documentos arquivísticos Conservação e restauração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fotografia Conservação e restauração
Grupos de trabalho
Conservação e restauração
Documentos arquivísticos Conservação e restauração
description Esta dissertação tem como objetivo discutir o processo de preservação e formação de equipes a partir do estudo de caso de dois projetos de conservação de acervos documentais de fotografia, cuja equipe integrei como supervisora técnica de conservação, trabalhando com grupos de jovens que até então nada conheciam da área. São eles o Projeto Vitae de Conservação e Preservação do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som de São Paulo MIS-SP (2004-2006) e o Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo (2007-2008).A proposta desta pesquisa é pensar a prática contínua da formação de assistentes, técnicos e conservadores/restauradores críticos e comprometidos com o trabalho, independente de seu nível de formação, pertencimento ao quadro institucional, temporariedade do trabalho ou hierarquia. Defende-se aqui a ideia de que, em qualquer projeto, o envolvimento deve promover não apenas a ação de pessoas empenhadas em conhecer e replicar soluções técnicas, mas sua inserção na proposta de preservação com pensamento ativo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:25:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:25:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8P5MWU
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8P5MWU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8P5MWU/1/dissertacao_gisellerocha_2011_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8P5MWU/2/dissertacao_gisellerocha_2011_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d9cbd0f0bad53292b8c3e1ae095675cb
c72015bd1236c65f82c31500193e4969
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971253343027200