Gestão Democrática: a participação dos pais na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPY6 |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu, localizada em Ribeirão das Neves/MG, onde acontece o atendimento às crianças de 1º e 2º períodos da educação infantil. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o processo de consolidação da gestão democrática visando à melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças. A partir da análise do PPP, pesquisa documental e bibliográfica foi possível compreender como é a relação família/escola e quais são as principaisações realizadas no interior da instituição para envolver a família nosprocessos de decisão. A escola caminha no sentido de construção de uma gestão compartilhada e busca a parceria dos professores, funcionários e pais mas ainda necessidade fortalecer espaços coletivos de decisão, como o Colegiado, e envolver toda a comunidade na construção e avaliação do Projeto Político Pedagógico. |
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Eliandra da Costa MendesFrancisco Angelo CoutinhoFernanda Perdigão Freitas2019-08-11T19:49:40Z2019-08-11T19:49:40Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPY6O presente estudo tem como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu, localizada em Ribeirão das Neves/MG, onde acontece o atendimento às crianças de 1º e 2º períodos da educação infantil. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o processo de consolidação da gestão democrática visando à melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças. A partir da análise do PPP, pesquisa documental e bibliográfica foi possível compreender como é a relação família/escola e quais são as principaisações realizadas no interior da instituição para envolver a família nosprocessos de decisão. A escola caminha no sentido de construção de uma gestão compartilhada e busca a parceria dos professores, funcionários e pais mas ainda necessidade fortalecer espaços coletivos de decisão, como o Colegiado, e envolver toda a comunidade na construção e avaliação do Projeto Político Pedagógico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoRelação família/EscolaEducação InfantilGestão DemocráticaGestão Democrática: a participação dos pais na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_fernanda_pedigao_freitas.pdfapplication/pdf187395https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPY6/1/tcc_fernanda_pedigao_freitas.pdf98c3ac4efa21d0269814ac4e66661646MD51TEXTtcc_fernanda_pedigao_freitas.pdf.txttcc_fernanda_pedigao_freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain62190https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPY6/2/tcc_fernanda_pedigao_freitas.pdf.txtfa0a47ba1e3a40df0fb5064acb3e8a52MD521843/BUBD-9LMPY62019-11-14 04:47:01.767oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPY6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:47:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O presente estudo tem como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu, localizada em Ribeirão das Neves/MG, onde acontece o atendimento às crianças de 1º e 2º períodos da educação infantil. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o processo de consolidação da gestão democrática visando à melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças. A partir da análise do PPP, pesquisa documental e bibliográfica foi possível compreender como é a relação família/escola e quais são as principaisações realizadas no interior da instituição para envolver a família nosprocessos de decisão. A escola caminha no sentido de construção de uma gestão compartilhada e busca a parceria dos professores, funcionários e pais mas ainda necessidade fortalecer espaços coletivos de decisão, como o Colegiado, e envolver toda a comunidade na construção e avaliação do Projeto Político Pedagógico. |
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