Educação permanente no processo de trabalho da Enfermagem em uma Unidade Hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AK9QRL |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi analisar a educação permanente no processo de trabalho da equipe de enfermagem em uma unidade de clínica médica. Buscou-se também descrever o processo de trabalho e identificar as ações educativas realizadas e estabelecer as relações entre as ações educativas e o processo de trabalho, discutindo perspectivas e potencialidades. Para a realização do estudo, optou-se pela abordagem qualitativa e a metodologia descritivo-exploratória, com orientação teórico-metodológica da dialética. O cenário do estudo foi a unidade de clínica médica de um hospital público de ensino de Belo Horizonte, que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência. Os participantes foram oito enfermeiros e oito técnicos em enfermagem que atuam na unidade de clínica médica e um informante-chave que atua junto à coordenação de ações educativas do hospital. Os dados foram coletados por meio de duas técnicas - observação e entrevista semiestruturada - e analisados pela técnica Análise de Conteúdo Temática. Em todas as etapas do estudo foi considerada a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados indicam que o processo de trabalho no cenário do estudo é marcado por uma rotina diária com divisão de tarefas e responsabilidades entre os diferentes profissionais, mas com possibilidade de trocas e compartilhamentos de saberes e fazeres. A mecanização do cuidado, a hierarquização profissional e o distanciamento do enfermeiro da assistência direta ao paciente são aspectos desse processo de trabalho. Foi possível identificar o potencial disparador das ações no processo de trabalho que demandam educação permanente. Assim, as dúvidas, questionamentos e incertezas do trabalho em saúde estão presentes no cenário de estudo e poderiam ser utilizadas como disparadores para o processo educativo. Contudo, mesmo que os profissionais reconheçam a importância das ações educativas no contexto do trabalho, estas acontecem de maneira assistemática e orientadas pelo modelo de reprodução do conhecimento e transmissão de saberes. Assim, a educação permanente revela-se como uma proposta que se encontra na definição da instituição, mas com desafios para se concretizar na prática do trabalho em saúde. Concluiu-se que a educação permanente apresenta potencialidades intrínsecas às demandas e perspectivas do contexto hospitalar e que sua concretização deve acontecer na articulação dos saberes imprescindíveis à transformação das práticas no processo de trabalho em saúde. |
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Os participantes foram oito enfermeiros e oito técnicos em enfermagem que atuam na unidade de clínica médica e um informante-chave que atua junto à coordenação de ações educativas do hospital. Os dados foram coletados por meio de duas técnicas - observação e entrevista semiestruturada - e analisados pela técnica Análise de Conteúdo Temática. Em todas as etapas do estudo foi considerada a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados indicam que o processo de trabalho no cenário do estudo é marcado por uma rotina diária com divisão de tarefas e responsabilidades entre os diferentes profissionais, mas com possibilidade de trocas e compartilhamentos de saberes e fazeres. A mecanização do cuidado, a hierarquização profissional e o distanciamento do enfermeiro da assistência direta ao paciente são aspectos desse processo de trabalho. Foi possível identificar o potencial disparador das ações no processo de trabalho que demandam educação permanente. Assim, as dúvidas, questionamentos e incertezas do trabalho em saúde estão presentes no cenário de estudo e poderiam ser utilizadas como disparadores para o processo educativo. Contudo, mesmo que os profissionais reconheçam a importância das ações educativas no contexto do trabalho, estas acontecem de maneira assistemática e orientadas pelo modelo de reprodução do conhecimento e transmissão de saberes. Assim, a educação permanente revela-se como uma proposta que se encontra na definição da instituição, mas com desafios para se concretizar na prática do trabalho em saúde. Concluiu-se que a educação permanente apresenta potencialidades intrínsecas às demandas e perspectivas do contexto hospitalar e que sua concretização deve acontecer na articulação dos saberes imprescindíveis à transformação das práticas no processo de trabalho em saúde.The general objective of this study was to analyze the permanent education in the work process. Of the nursing team in a medical clinic unit. It was also sought to describe the work process and identify the educational actions carried out and to establish the relationships between educational actions and the work process, discussing perspectives and potentialities. In order to carry out the study, we chose the qualitative approach and the descriptive-exploratory methodology, with a theoretical-methodological orientation of the dialectic. The study scenario was the Clinical Medical unit of a public teaching hospital in Belo Horizonte, which carries out teaching, research and assistance activities. The participants were eight nurses and eight nursing technicians who work in the Clinical Medical Unit and a key informant who works alongside the coordinating educational actions of the hospital.The data were collected through two techniques: observation and semi-structured interview and analyzed by the Thematic Content Analysis technique. At all stages of the study, Resolution 466/2012 of the National Health Council was considered. The results indicate that the work process in the study scenario is marked by a daily routine with division of tasks and responsibilities between the different professionals With the possibility of exchanges and shares of knowledge and actions. The mechanization of care, the professional hierarchization and the distance of the nurse from the direct assistance to the patient are aspects of this work process. It was possible to identify the potential trigger of actions in the work process that demand permanent education. Thus, the doubts, questions and uncertainties of health work are present in the study scenario and could be used as triggers for the educational process. However, even if professionals recognize the importance of educational actions in the context of work, they happen in an unsystematic way and are guided by the model of reproduction of knowledge and transmission of knowledge. Thus, lifelong education reveals itself as a proposal that is found in the definition of the institution but with challenges to be achieved in the practice of health work. It was concluded that lifelong education has potential intrinsic to the demands and perspectives of the hospital context and that its concretization must take place in the articulation of the indispensable knowledge to the transformation of the practices in the work process in health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemEnfermagemPesquisa QualitativaUnidades HospitalaresEquipe de EnfermagemCapacitação em ServiçoEducação PermanenteProcesso de TrabalhoEquipe de Assistência à SaúdePessoal da SaúdeEducação permanente no processo de trabalho da Enfermagem em uma Unidade Hospitalarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsirlene_maria_de_melo.pdfapplication/pdf1505786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AK9QRL/1/sirlene_maria_de_melo.pdff1bb2f29766f27964ef662ee20510fadMD51TEXTsirlene_maria_de_melo.pdf.txtsirlene_maria_de_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain201104https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AK9QRL/2/sirlene_maria_de_melo.pdf.txt3eddb040da448a414f93665eb8b027b3MD521843/ANDO-AK9QRL2019-11-14 15:24:51.685oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AK9QRLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:24:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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