Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU |
Resumo: | Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho. |
id |
UFMG_8190d775e3f01fb572f7d9cc7b379f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AYFXU |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Antonio Leite BrandaoRosilena Martins PeresNelson Pôrto RibeiroAntonio Fernando Batista dos SantosJupira Gomes de MendoncaAndre Guilherme Dornelles DangeloAlexandre Ferreira Mascarenhas2019-08-14T06:00:57Z2019-08-14T06:00:57Z2013-06-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXUEsta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.This doctorate degree research paper aims to give value to the techniques of execution of moulds and casts direct on original sculptures by Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho the greatest exponent of baroque sculpture in Minas Gerais. It is important to point out not only the importance of using these techniques in restoration or conservation of immovables (facades and historical plafonds|ceilings) and/or movables (sculptures), but, mainly their use as conservation, preservation, diffusion and perpetuation tool of the work per se and consequently, of the artist whose importance is an integrating part of a given society and in some cases, considered as cultural and identity heritage. In addition to this, we noticed that the replicas casts have higher quality and quantity ornamental, stylistic and iconographic information than the original works, in most cases, exposed the actions from the weather and human vandalism, and are quite degraded. Therefore, the recovery of these techniques is deemed necessary since the labour performing in this work segment is scarce and, particularly, technical and practical information to be approached in this research has a vast field of applications in the practice, for it shall contribute to various levels of conservation, restoration, valuing, diffusion and perpetuation of these techniques and mainly the work by Aleijadinho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPatrimônio histórico Conservação e restauraçãoMonumentos PreservaçãoPatrimonio historicoTécnicasDifusãoPreservaçãoMoldesMoldagensAleijadinhoMoldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdfapplication/pdf25124685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/1/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdfcc8fca5a3b2572a47b9e6d4e0bb34f03MD51TEXTmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain928544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/2/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtb3f732d49b3b3b570d3c1ed4299163b7MD521843/BUOS-9AYFXU2019-11-14 12:44:21.941oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AYFXURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
title |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
spellingShingle |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa Alexandre Ferreira Mascarenhas Técnicas Difusão Preservação Moldes Moldagens Aleijadinho Patrimônio histórico Conservação e restauração Monumentos Preservação Patrimonio historico |
title_short |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
title_full |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
title_fullStr |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
title_full_unstemmed |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
title_sort |
Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
author |
Alexandre Ferreira Mascarenhas |
author_facet |
Alexandre Ferreira Mascarenhas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Antonio Leite Brandao |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosilena Martins Peres |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nelson Pôrto Ribeiro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Antonio Fernando Batista dos Santos |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Jupira Gomes de Mendonca |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Andre Guilherme Dornelles Dangelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre Ferreira Mascarenhas |
contributor_str_mv |
Carlos Antonio Leite Brandao Rosilena Martins Peres Nelson Pôrto Ribeiro Antonio Fernando Batista dos Santos Jupira Gomes de Mendonca Andre Guilherme Dornelles Dangelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas Difusão Preservação Moldes Moldagens Aleijadinho |
topic |
Técnicas Difusão Preservação Moldes Moldagens Aleijadinho Patrimônio histórico Conservação e restauração Monumentos Preservação Patrimonio historico |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Patrimônio histórico Conservação e restauração Monumentos Preservação Patrimonio historico |
description |
Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T06:00:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T06:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/1/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/2/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc8fca5a3b2572a47b9e6d4e0bb34f03 b3f732d49b3b3b570d3c1ed4299163b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890714396917760 |