Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Ferreira Mascarenhas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
Resumo: Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.
id UFMG_8190d775e3f01fb572f7d9cc7b379f18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AYFXU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Antonio Leite BrandaoRosilena Martins PeresNelson Pôrto RibeiroAntonio Fernando Batista dos SantosJupira Gomes de MendoncaAndre Guilherme Dornelles DangeloAlexandre Ferreira Mascarenhas2019-08-14T06:00:57Z2019-08-14T06:00:57Z2013-06-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXUEsta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.This doctorate degree research paper aims to give value to the techniques of execution of moulds and casts direct on original sculptures by Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho the greatest exponent of baroque sculpture in Minas Gerais. It is important to point out not only the importance of using these techniques in restoration or conservation of immovables (facades and historical plafonds|ceilings) and/or movables (sculptures), but, mainly their use as conservation, preservation, diffusion and perpetuation tool of the work per se and consequently, of the artist whose importance is an integrating part of a given society and in some cases, considered as cultural and identity heritage. In addition to this, we noticed that the replicas casts have higher quality and quantity ornamental, stylistic and iconographic information than the original works, in most cases, exposed the actions from the weather and human vandalism, and are quite degraded. Therefore, the recovery of these techniques is deemed necessary since the labour performing in this work segment is scarce and, particularly, technical and practical information to be approached in this research has a vast field of applications in the practice, for it shall contribute to various levels of conservation, restoration, valuing, diffusion and perpetuation of these techniques and mainly the work by Aleijadinho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPatrimônio histórico Conservação e restauraçãoMonumentos PreservaçãoPatrimonio historicoTécnicasDifusãoPreservaçãoMoldesMoldagensAleijadinhoMoldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdfapplication/pdf25124685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/1/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdfcc8fca5a3b2572a47b9e6d4e0bb34f03MD51TEXTmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtmascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain928544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/2/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txtb3f732d49b3b3b570d3c1ed4299163b7MD521843/BUOS-9AYFXU2019-11-14 12:44:21.941oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AYFXURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
title Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
spellingShingle Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
Alexandre Ferreira Mascarenhas
Técnicas
Difusão
Preservação
Moldes
Moldagens
Aleijadinho
Patrimônio histórico Conservação e restauração
Monumentos Preservação
Patrimonio historico
title_short Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
title_full Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
title_fullStr Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
title_full_unstemmed Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
title_sort Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
author Alexandre Ferreira Mascarenhas
author_facet Alexandre Ferreira Mascarenhas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Antonio Leite Brandao
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosilena Martins Peres
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nelson Pôrto Ribeiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Fernando Batista dos Santos
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jupira Gomes de Mendonca
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Andre Guilherme Dornelles Dangelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Ferreira Mascarenhas
contributor_str_mv Carlos Antonio Leite Brandao
Rosilena Martins Peres
Nelson Pôrto Ribeiro
Antonio Fernando Batista dos Santos
Jupira Gomes de Mendonca
Andre Guilherme Dornelles Dangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas
Difusão
Preservação
Moldes
Moldagens
Aleijadinho
topic Técnicas
Difusão
Preservação
Moldes
Moldagens
Aleijadinho
Patrimônio histórico Conservação e restauração
Monumentos Preservação
Patrimonio historico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Patrimônio histórico Conservação e restauração
Monumentos Preservação
Patrimonio historico
description Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T06:00:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T06:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/1/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYFXU/2/mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc8fca5a3b2572a47b9e6d4e0bb34f03
b3f732d49b3b3b570d3c1ed4299163b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890714396917760