Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Alexandre Ferreira Mascarenhas |
Data de Publicação: |
2013 |
Tipo de documento: |
Tese
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
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Resumo: |
Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho. |