Humanização dos profissionais técnicos em saúde do CEFOR-PB com relação à população LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Jose de Sousa Silva Paz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PYH
Resumo: Apesar de todos os esforços que norteiam o Sistema Único de Saúde há falhas que merecem nossa atenção, dentre elas a forma que a população LGBT é atendida nas unidades de saúde. No decorrer dos anos essa população, apesar dos preconceitos, vem alcançando grandes conquistas e com este trabalho propomos que os estudantes/trabalhadores em saúde do CEFOR-PB, tenham maior amadurecimento no tocante à sexualidade das pessoas assistidas por eles em seu ambiente de trabalho, para que esses profissionais que trabalham no SUS tenham um olhar humanizado, sem julgamento de valores morais que interfiram no acolhimento do usuário. Para tanto, faz-se necessário a incorporação ao Plano Político Pedagógico (PPP) da instituição uma proposta de sensibilização dos profissionais de saúde, buscando assegurar à população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, uma assistência humanizada voltada ao aspecto geral do assistido. Desta forma, propomos neste, um capítulo do PPP voltado a esse fim, construído com a comunidade escolar e o movimento social que defende a causa LGBT. O combate à homofobia pela educação formal enfrenta dois desafios: o primeiro é romper o silêncio dos livros sobre a diversidade sexual e o segundo é encontrar mecanismos discursivos para apresentá-la em uma matriz de promoção da igualdade e da diversidade.
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