Humanização dos profissionais técnicos em saúde do CEFOR-PB com relação à população LGBT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PYH |
Resumo: | Apesar de todos os esforços que norteiam o Sistema Único de Saúde há falhas que merecem nossa atenção, dentre elas a forma que a população LGBT é atendida nas unidades de saúde. No decorrer dos anos essa população, apesar dos preconceitos, vem alcançando grandes conquistas e com este trabalho propomos que os estudantes/trabalhadores em saúde do CEFOR-PB, tenham maior amadurecimento no tocante à sexualidade das pessoas assistidas por eles em seu ambiente de trabalho, para que esses profissionais que trabalham no SUS tenham um olhar humanizado, sem julgamento de valores morais que interfiram no acolhimento do usuário. Para tanto, faz-se necessário a incorporação ao Plano Político Pedagógico (PPP) da instituição uma proposta de sensibilização dos profissionais de saúde, buscando assegurar à população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, uma assistência humanizada voltada ao aspecto geral do assistido. Desta forma, propomos neste, um capítulo do PPP voltado a esse fim, construído com a comunidade escolar e o movimento social que defende a causa LGBT. O combate à homofobia pela educação formal enfrenta dois desafios: o primeiro é romper o silêncio dos livros sobre a diversidade sexual e o segundo é encontrar mecanismos discursivos para apresentá-la em uma matriz de promoção da igualdade e da diversidade. |
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Torcata AmorimMarta Araujo AmaralDavid Jose de Sousa Silva Paz2019-08-10T10:26:43Z2019-08-10T10:26:43Z2013-06-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PYHApesar de todos os esforços que norteiam o Sistema Único de Saúde há falhas que merecem nossa atenção, dentre elas a forma que a população LGBT é atendida nas unidades de saúde. No decorrer dos anos essa população, apesar dos preconceitos, vem alcançando grandes conquistas e com este trabalho propomos que os estudantes/trabalhadores em saúde do CEFOR-PB, tenham maior amadurecimento no tocante à sexualidade das pessoas assistidas por eles em seu ambiente de trabalho, para que esses profissionais que trabalham no SUS tenham um olhar humanizado, sem julgamento de valores morais que interfiram no acolhimento do usuário. Para tanto, faz-se necessário a incorporação ao Plano Político Pedagógico (PPP) da instituição uma proposta de sensibilização dos profissionais de saúde, buscando assegurar à população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, uma assistência humanizada voltada ao aspecto geral do assistido. Desta forma, propomos neste, um capítulo do PPP voltado a esse fim, construído com a comunidade escolar e o movimento social que defende a causa LGBT. O combate à homofobia pela educação formal enfrenta dois desafios: o primeiro é romper o silêncio dos livros sobre a diversidade sexual e o segundo é encontrar mecanismos discursivos para apresentá-la em uma matriz de promoção da igualdade e da diversidade.Despite all the efforts that guide the Health System's fault that deserve our attention, among them so that the LGBT population is served at health facilities. Over the years this population, despite the prejudices, has achieved great achievements and with this paper we propose that students / workers in health CEFOR-PB, have greater maturity regarding the sexuality of people assisted them in their work environment to those professionals working in the NHS have a look humane, non-judgmental moral values that interfere with the host user. Therefore, it is necessary to incorporate the Policy Plan (PPP) of the institution a proposal to raise awareness of health professionals seeking to ensure the population of gays, lesbians, bisexuals and transgenders, humanized care focused on the general appearance of the assisted. Thus, we propose in this, a chapter of the PPP returned to this end, built with the school community and social movement that advocates the LGBT cause. The combat homophobia through formal education faces two challenges: the first is to break the silence of the books on sexual diversity and the second is to find discursive mechanisms to present it in an array of promoting equality and diversity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemSexualidadeHumanizaçãoSaúdeProfissionaisHumanização dos profissionais técnicos em saúde do CEFOR-PB com relação à população LGBTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdavid_jose_de_sousa_caju.pdfapplication/pdf302571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PYH/1/david_jose_de_sousa_caju.pdf8608e0c0f48685374d25518b0ed4acdfMD51TEXTdavid_jose_de_sousa_caju.pdf.txtdavid_jose_de_sousa_caju.pdf.txtExtracted texttext/plain32143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PYH/2/david_jose_de_sousa_caju.pdf.txt2c3e8a61b739ab7d6e410e932cba2a37MD521843/BUBD-AR5PYH2019-11-14 03:44:42.773oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5PYHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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