Caracterização dos atendimentos de um pronto-socorro público segundo o Sistema de Triagem de Manchester
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/53675 https://orcid.org/0000-0002-4313-8638 https://orcid.org/0000-0002-8313-2791 https://orcid.org/0000-0002-9263-3934 https://orcid.org/0000-0001-6027-372X https://orcid.org/0000-0003-0064-9961 https://orcid.org/0000-0003-2208-958X |
Resumo: | Objetivo: caracterizar os atendimentos de pacientes classificados pelo Sistema de Triagem de Manchester (STM) em um hospital público de grande porte. Metodologia: trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa que analisou 52.657 atendimentos com classificação de risco realizada à admissão no Pronto-Socorro no ano de 2015. Os dados foram coletados nos prontuários eletrônicos e submetidos à análise descritiva pelo programa Statistical Package for Social Sciences versão 19.0. Resultados e discussão: predominou população do sexo masculino (54,2%), mediana de 33 anos de idade (IQ: 19-51). As faixas etárias mais frequentes foram adultos jovens entre 19 e 29 anos (20,7%) e idosos (16,4%). Os níveis de prioridades clínicas mais frequentes foram urgente/amarelo (45,6%) e pouco urgente/verde (33,4%) e os fluxogramas mais acessados foram problema de extremidades (31,4%) e "mal-estar em adulto (10,1%). O tempo entre o registro e a classificação teve mediana de 6,2 minutos (IQ: 2,8-13). Quanto ao tempo entre a classificação de risco e o primeiro atendimento, a mediana em minutos foi de 20,1 (IQ: 9,3-33,7) para emergência/vermelho, 18,5 (IQ:10,9-33,2) para muito urgente/ laranja, 58,2 (IQ:30,2-111,2) para urgente/amarelo, 92,7 (46,9-177,3) para pouco urgente/verde e 103,4 (IQ:41,5-209,6) para não urgente/azul. Predominou como desfecho a alta após consulta/medicação (61,3%). Conclusão: a reavaliação dos fluxos e processos relacionados à classificação de risco e ao atendimento inicial tem o intuito de melhorar a precisão dos registros e do tempo de primeiro atendimento, o que pode contribuir para uma assistência mais qualificada e resolutiva. |
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As faixas etárias mais frequentes foram adultos jovens entre 19 e 29 anos (20,7%) e idosos (16,4%). Os níveis de prioridades clínicas mais frequentes foram urgente/amarelo (45,6%) e pouco urgente/verde (33,4%) e os fluxogramas mais acessados foram problema de extremidades (31,4%) e "mal-estar em adulto (10,1%). O tempo entre o registro e a classificação teve mediana de 6,2 minutos (IQ: 2,8-13). Quanto ao tempo entre a classificação de risco e o primeiro atendimento, a mediana em minutos foi de 20,1 (IQ: 9,3-33,7) para emergência/vermelho, 18,5 (IQ:10,9-33,2) para muito urgente/ laranja, 58,2 (IQ:30,2-111,2) para urgente/amarelo, 92,7 (46,9-177,3) para pouco urgente/verde e 103,4 (IQ:41,5-209,6) para não urgente/azul. Predominou como desfecho a alta após consulta/medicação (61,3%). Conclusão: a reavaliação dos fluxos e processos relacionados à classificação de risco e ao atendimento inicial tem o intuito de melhorar a precisão dos registros e do tempo de primeiro atendimento, o que pode contribuir para uma assistência mais qualificada e resolutiva.Objective: to characterize the care of patients classified by the Manchester Triage System (MTS) in a large public hospital. Methodology: it is a descriptive study with a quantitative approach that analyzed 52,657 patients with a risk classification made on admission to the Emergency Room in the year 2015. The data were collected in electronic records and subjected to descriptive analysis by the program Statistical Package for Social Sciences 19.0 version. Results and discussion: predominant male population (54.2%), average age of 33 years (IQ: 19-51). The most frequent age groups were young adults between 19 and 29 years old (20.7%) and elderly (16.4%). The most frequent clinical priority levels were urgent/yellow (45.6%) and less urgent/green (33.4%) and the most visited flowcharts were extremity problems (31.4%) and "adult malaise" (10.1%). The time between recording and classification had an average of 6.2 minutes (IQ: 2.8-13). As for the time between the risk classification and the primary care, the average in minutes was 20.1 (IQ: 9.3-33.7) for emergency/red, 18.5 (IQ: 10.9-33.2) for very urgent/orange, 58.2 (IQ: 30.2-111.2) for urgent/yellow, 92.7 (46.9-177.3) for less urgent/green and 103.4 (IQ: 41.5-209.6) for non-urgent/blue. Prevailed as the outcome hospital discharge after consultation/medication (61.3%). Conclusion: the reassessment of the flows and processes related to risk classification and initial care is intended to improve the accuracy of the records and the time of primary care, which may contribute to a more qualified and resolutive assistance.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICAENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICAENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMRevista Mineira de EnfermagemServiço hospitalar de emergênciaServiços médicos de emergênciaTriagemAdmissão do pacienteQualidade da assistência à saúdeServiço hospitalar de emergênciaServiços médicos de emergênciaTriagemAdmissão do pacienteEnfermagem em emergênciaQualidade da assistência à saúdeCaracterização dos atendimentos de um pronto-socorro público segundo o Sistema de Triagem de ManchesterCharacteristics of care of a public emergency room according to the Manchester Triage Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622019000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptAlessandra Dias Costa SilvaTânia Couto Machado ChiancaDanielle Resende PáduaGilberto de Lima GuimarãesBruna Figueiredo ManzoAllana Dos Reis Correaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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