A participação dos portos secos na interiorização da logística das operações de importação e exportação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Dolores Belico Soares
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99RHQB
Resumo: As empresas, ao optarem por internacionalizar os seus negócios, sejam quais forem as estratégias que as tenham motivado, devem ter claro que a efetivação destes negócios demandará uma série de procedimentos operacionais que ocorrerão em portos, portos secos, aeroportos ou pontos de fronteira. O êxito operacional de uma negociação internacional está intimamente ligado ao correto funcionamento dos terminais alfandegados. Este trabalho investiga a participação dos portos secos na interiorização da logística das operações de importação e exportação realizadas no estado de MinasGerais. Para atender a este objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso, seguindo-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Em uma primeira fase, com a aplicação de entrevistas em profundidade com especialistas em comércio exterior, logística e aduana, reuniu-se o material que fundamentou a elaboração do questionário aplicado paraconsolidar as observações coletadas. Os primeiros resultados obtidos resgataram uma breve história da implantação e efetiva operacionalização dos portos secos no estado de Minas Gerais. Também, revelaram que o processo de interiorização das operaçõeslogísticas de comércio exterior do estado foi contido com a privatização dos portos brasileiros, trazendo conseqüências significativas para os terminais alfandegados situados no interior do país. Os principais fatores motivadores desta inibição foram: excesso de burocracia na sistemática que envolve as operações de importação e exportação; eprecariedade dos serviços de transporte e logística que ainda vigoram no país.
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