Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma avaliação de suas condições de funcionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samuel Goncalves Proenca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B68EL9
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, foram criados pela lei nº 11.892 de 2008 e são instituições de educação superior, básica e profissional. Este estudo avalia as bibliotecas de quatro Institutos Federais, os Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) a fim de conhecer as suas condições de funcionamento. Tem como objetivo avaliar e compreender as bibliotecas mistas, escolares e universitárias, dos Institutos quanto ao seu funcionamento, recursos humanos, físicos, materiais e informacionais, além dos serviços e produtos oferecidos a fim de gerar subsídios para uma melhor gestão de bibliotecas no Brasil. A população foi constituída de 102 bibliotecas de todos os campi dos quatro Institutos, e para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via Internet. Além da aplicação de questionário para a obtenção das informações, foram consultados documentos disponíveis nos sites destas instituições e no Portal da Transparência do governo federal. A partir de parâmetros consolidados para bibliotecas escolares e para bibliotecas universitárias criou-se os parâmetros para a avaliação de bibliotecas mistas. O questionário foi aplicado e obteve-se uma taxa de retorno dos questionários eletrônicos de 64%. Os serviços que mais são oferecidos nos Institutos são o empréstimo de livros (98%) e a consulta local ao acervo (98%) e os menos oferecidos são o empréstimo entre bibliotecas (21%) e a comutação bibliográfica (15%). O IFG e o IFSC possuem o catálogo do acervo totalmente informatizado e o IFG possui também maior número de livros por aluno no total são 15 livros por aluno. No IFSP 95% das bibliotecas possuem e praticam a política de desenvolvimento de coleções, no IFSC 86%, no IFG 50% e no IFCE apenas 47%. Mais de 85% das bibliotecas possuem acesso livre à Internet e dispõe de rede sem fio. Os dados mostram que as bibliotecas precisam melhorar, muitas possuem poucos profissionais, algumas não possuem nem um bibliotecário e não possuem catálogo totalmente informatizado do acervo, possuem poucos livros e computadores insuficientes para estudo.
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A população foi constituída de 102 bibliotecas de todos os campi dos quatro Institutos, e para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via Internet. Além da aplicação de questionário para a obtenção das informações, foram consultados documentos disponíveis nos sites destas instituições e no Portal da Transparência do governo federal. A partir de parâmetros consolidados para bibliotecas escolares e para bibliotecas universitárias criou-se os parâmetros para a avaliação de bibliotecas mistas. O questionário foi aplicado e obteve-se uma taxa de retorno dos questionários eletrônicos de 64%. Os serviços que mais são oferecidos nos Institutos são o empréstimo de livros (98%) e a consulta local ao acervo (98%) e os menos oferecidos são o empréstimo entre bibliotecas (21%) e a comutação bibliográfica (15%). O IFG e o IFSC possuem o catálogo do acervo totalmente informatizado e o IFG possui também maior número de livros por aluno no total são 15 livros por aluno. No IFSP 95% das bibliotecas possuem e praticam a política de desenvolvimento de coleções, no IFSC 86%, no IFG 50% e no IFCE apenas 47%. Mais de 85% das bibliotecas possuem acesso livre à Internet e dispõe de rede sem fio. Os dados mostram que as bibliotecas precisam melhorar, muitas possuem poucos profissionais, algumas não possuem nem um bibliotecário e não possuem catálogo totalmente informatizado do acervo, possuem poucos livros e computadores insuficientes para estudo.The Federal Institutes of Education, Science and Technology, were created by law nº 11,892 of 2008 and are institutions of higher education, basic and professional. This study evaluates four libraries Federal Institute, the Federal Institute of Goiás (IFG), the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), the Federal Institute of São Paulo (IFSP) and the Federal Institute of Ceará (IFCE) to know its operating conditions. Its objective is to evaluate and understand the mixed libraries, school and university, of the Institutes as to their functioning, human, physical, material and informational resources, besides the services and products offered to generate subsidies for a better management of libraries in Brazil. The population was constituted of 102 libraries of all the campuses of the four institutes, and to obtain the data we opted for the use of questionnaire via Internet. In addition to the application of a questionnaire to obtain the information, documents available on the websites of these institutions and on the transparency portal of the federal government were consulted. From the consolidated parameters for school libraries and university libraries a parameters was created for the evaluation of mixed libraries. The questionnaire was applied and a return rate of electronic questionnaires of 64% was obtained. The services that are most offered at the institutes are book lending (98%) and local consultation (98%) and the least offered are loan between libraries (21%) and bibliographic switching (15%). IFG and IFSC have a fully computerized collection catalog and IFG has the highest number of books per student, in total there are 15 books per student. In the IFSP, 95% of libraries own and practice collections development policy, IFSC 86%, IFG 50% and IFCE only 47%. More than 85% of the libraries have free access to the Internet and have a wireless network. The data show that libraries need improvement, many have few professionals, some do not even have a librarian, do not have a fully computerized catalog of the collection, have few books and computers to study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecas escolares AvaliaçãoCiência da informaçãoBibliotecas AdministraçãoBibliotecas universitárias AvaliaçãoUniversidades e faculdades públicasInstitutos Federais de EducaçãoBiblioteca EscolarBiblioteca MistaAvaliação de Bibliotecas InstrumentoBiblioteca UniversitáriaCiência e TecnologiaBibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma avaliação de suas condições de funcionamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___samuel_gon_alves_proen_a___eci.pdfapplication/pdf7005687https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B68EL9/1/disserta__o___samuel_gon_alves_proen_a___eci.pdf65fadc25482e973582928f4d6639bb97MD51TEXTdisserta__o___samuel_gon_alves_proen_a___eci.pdf.txtdisserta__o___samuel_gon_alves_proen_a___eci.pdf.txtExtracted texttext/plain269511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B68EL9/2/disserta__o___samuel_gon_alves_proen_a___eci.pdf.txt422868dc1beaf0b349bfb461d27c4763MD521843/BUOS-B68EL92019-11-14 08:16:06.884oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B68EL9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:16:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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