Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ednice Dionisio Antunes Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo.
id UFMG_96304abbd427b8b935e08390a4497f50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFFPL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Simone de Araujo Esteves SantanaEdnice Dionisio Antunes Lima2019-08-10T08:06:24Z2019-08-10T08:06:24Z2013-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPLEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalMeio ambienteEducaçãoReaproveitamento (sobras, refugos, etc)Ciência Estudo e ensinomeio ambienteEnsino de ciências por investigaçãolixoreciclagemdesenvolvimento de capacidadesContribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revista_ap_s_defesa.pdfapplication/pdf421629https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/1/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf7331516a55ca487450fdd56c13e6f3faMD51TEXTmonografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtmonografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain106533https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/2/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtb6774a8c52aecac15351664a224e5f11MD521843/BUBD-9GFFPL2019-11-14 04:36:14.578oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFFPLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:36:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
title Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
Ednice Dionisio Antunes Lima
meio ambiente
Ensino de ciências por investigação
lixo
reciclagem
desenvolvimento de capacidades
Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc)
Ciência Estudo e ensino
title_short Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
author Ednice Dionisio Antunes Lima
author_facet Ednice Dionisio Antunes Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simone de Araujo Esteves Santana
dc.contributor.author.fl_str_mv Ednice Dionisio Antunes Lima
contributor_str_mv Simone de Araujo Esteves Santana
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente
Ensino de ciências por investigação
lixo
reciclagem
desenvolvimento de capacidades
topic meio ambiente
Ensino de ciências por investigação
lixo
reciclagem
desenvolvimento de capacidades
Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc)
Ciência Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc)
Ciência Estudo e ensino
description Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:06:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/1/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/2/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7331516a55ca487450fdd56c13e6f3fa
b6774a8c52aecac15351664a224e5f11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970957567000576