Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo. |
id |
UFMG_96304abbd427b8b935e08390a4497f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFFPL |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Simone de Araujo Esteves SantanaEdnice Dionisio Antunes Lima2019-08-10T08:06:24Z2019-08-10T08:06:24Z2013-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPLEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalMeio ambienteEducaçãoReaproveitamento (sobras, refugos, etc)Ciência Estudo e ensinomeio ambienteEnsino de ciências por investigaçãolixoreciclagemdesenvolvimento de capacidadesContribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revista_ap_s_defesa.pdfapplication/pdf421629https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/1/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf7331516a55ca487450fdd56c13e6f3faMD51TEXTmonografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtmonografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain106533https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/2/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txtb6774a8c52aecac15351664a224e5f11MD521843/BUBD-9GFFPL2019-11-14 04:36:14.578oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFFPLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:36:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental Ednice Dionisio Antunes Lima meio ambiente Ensino de ciências por investigação lixo reciclagem desenvolvimento de capacidades Educação ambiental Meio ambiente Educação Reaproveitamento (sobras, refugos, etc) Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamental |
author |
Ednice Dionisio Antunes Lima |
author_facet |
Ednice Dionisio Antunes Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simone de Araujo Esteves Santana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ednice Dionisio Antunes Lima |
contributor_str_mv |
Simone de Araujo Esteves Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio ambiente Ensino de ciências por investigação lixo reciclagem desenvolvimento de capacidades |
topic |
meio ambiente Ensino de ciências por investigação lixo reciclagem desenvolvimento de capacidades Educação ambiental Meio ambiente Educação Reaproveitamento (sobras, refugos, etc) Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental Meio ambiente Educação Reaproveitamento (sobras, refugos, etc) Ciência Estudo e ensino |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T08:06:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T08:06:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/1/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFFPL/2/monografia_revista_ap_s_defesa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7331516a55ca487450fdd56c13e6f3fa b6774a8c52aecac15351664a224e5f11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797970957567000576 |