O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE |
Resumo: | A sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira. |
id |
UFMG_9ba86cfb84b7e412537d44c6f693c482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPHE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marielle Morais de OliveiraGladys Agmar Sa RochaEusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz2019-08-14T16:08:45Z2019-08-14T16:08:45Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHEA sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoGestão DemocráticaParticipaçãoEscolaGestorO papel do Gestor no contexto da Gestão Democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdfapplication/pdf199909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/1/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf2fbfa6988d411c9e835ae69c64405ac4MD51TEXTtcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txttcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txtExtracted texttext/plain61644https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/2/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txtc9e82d36b3bee699498324baef984a6cMD521843/BUBD-9LMPHE2019-11-14 12:19:04.892oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:19:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
title |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
spellingShingle |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz Gestão Democrática Participação Escola Gestor Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
title_full |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
title_fullStr |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
title_full_unstemmed |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
title_sort |
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática |
author |
Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz |
author_facet |
Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gladys Agmar Sa Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz |
contributor_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira Gladys Agmar Sa Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Participação Escola Gestor |
topic |
Gestão Democrática Participação Escola Gestor Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
description |
A sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T16:08:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T16:08:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/1/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/2/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fbfa6988d411c9e835ae69c64405ac4 c9e82d36b3bee699498324baef984a6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971287431184384 |