O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE
Resumo: A sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira.
id UFMG_9ba86cfb84b7e412537d44c6f693c482
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPHE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marielle Morais de OliveiraGladys Agmar Sa RochaEusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz2019-08-14T16:08:45Z2019-08-14T16:08:45Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHEA sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoGestão DemocráticaParticipaçãoEscolaGestorO papel do Gestor no contexto da Gestão Democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdfapplication/pdf199909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/1/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf2fbfa6988d411c9e835ae69c64405ac4MD51TEXTtcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txttcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txtExtracted texttext/plain61644https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/2/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txtc9e82d36b3bee699498324baef984a6cMD521843/BUBD-9LMPHE2019-11-14 12:19:04.892oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:19:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
title O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
spellingShingle O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
Gestão Democrática
Participação
Escola
Gestor
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
title_short O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
title_full O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
title_fullStr O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
title_full_unstemmed O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
title_sort O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
author Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
author_facet Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marielle Morais de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gladys Agmar Sa Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
contributor_str_mv Marielle Morais de Oliveira
Gladys Agmar Sa Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Participação
Escola
Gestor
topic Gestão Democrática
Participação
Escola
Gestor
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
description A sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:08:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPHE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/1/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMPHE/2/tcc_eusnete_rodrigues_da_cruz_e_queiroz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fbfa6988d411c9e835ae69c64405ac4
c9e82d36b3bee699498324baef984a6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971287431184384