Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS |
Resumo: | Neste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito. |
id |
UFMG_a01b698cc6ca54015f04a2bd23f29e37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7GGYS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Francisco DiasDenise Gabriel WitzelLuciani DalmaschioGilcinei Teodoro CarvalhoDelaine Cafiero BicalhoElke Beatriz Felix Pena2019-08-11T21:35:05Z2019-08-11T21:35:05Z2015-02-27http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYSNeste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito.In this work, we developed a study based on Semantics of Enunciation, in order to proposea kind of grammar teaching for high school that takes into account both the organic andenunciative dimensions of language. In order to do so, we Analyzed chapters dedicated tothe syntax in three collections of Portuguese language textbooks for high school. From thisanalysis, we discuss both the concepts of context and completeness of meaning, BYpresenting both the concepts of intertext and saturation in the enunciative event. Throughthis, we propose a teaching approach that considers both the notions of syntactic places andexamples-hive. Thus, we undertook a job with sentences in the classroom that addresses aset of examples related to each other in order to make students notice, through differentutterances of linguistic forms, the relationship between language and its externality. Forthis, we rely on the studies of Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam,Rastier, among other theorists. From the perspective we adopted during the event, definedby a certain enunciative scene, the subject mobilizes and updates his/her knowledges of thememory of sayings. When updating that memory is that, in parallel, both the effects ofmeaning and subject position are produced.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingua portuguesa SintaxeLivros didáticos AvaliaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoEnunciaçãoensino de língua portuguesaSemântica da EnunciaçãosintaxeEnunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdfapplication/pdf61435934https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/1/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdfb3f846dd48ea8e8790fe14fd8661f942MD51TEXTtese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txttese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain270781https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/2/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txta422b9f5aec36ba63e96b1a6060ef200MD521843/MGSS-A7GGYS2019-11-14 09:50:14.138oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7GGYSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:50:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
title |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
spellingShingle |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio Elke Beatriz Felix Pena ensino de língua portuguesa Semântica da Enunciação sintaxe Lingua portuguesa Sintaxe Livros didáticos Avaliação Língua portuguesa Estudo e ensino Enunciação |
title_short |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
title_full |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
title_fullStr |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
title_sort |
Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio |
author |
Elke Beatriz Felix Pena |
author_facet |
Elke Beatriz Felix Pena |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Francisco Dias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Denise Gabriel Witzel |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciani Dalmaschio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Delaine Cafiero Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elke Beatriz Felix Pena |
contributor_str_mv |
Luiz Francisco Dias Denise Gabriel Witzel Luciani Dalmaschio Gilcinei Teodoro Carvalho Delaine Cafiero Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de língua portuguesa Semântica da Enunciação sintaxe |
topic |
ensino de língua portuguesa Semântica da Enunciação sintaxe Lingua portuguesa Sintaxe Livros didáticos Avaliação Língua portuguesa Estudo e ensino Enunciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lingua portuguesa Sintaxe Livros didáticos Avaliação Língua portuguesa Estudo e ensino Enunciação |
description |
Neste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T21:35:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T21:35:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/1/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/2/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3f846dd48ea8e8790fe14fd8661f942 a422b9f5aec36ba63e96b1a6060ef200 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971335363690496 |