Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elke Beatriz Felix Pena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS
Resumo: Neste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito.
id UFMG_a01b698cc6ca54015f04a2bd23f29e37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7GGYS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Francisco DiasDenise Gabriel WitzelLuciani DalmaschioGilcinei Teodoro CarvalhoDelaine Cafiero BicalhoElke Beatriz Felix Pena2019-08-11T21:35:05Z2019-08-11T21:35:05Z2015-02-27http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYSNeste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito.In this work, we developed a study based on Semantics of Enunciation, in order to proposea kind of grammar teaching for high school that takes into account both the organic andenunciative dimensions of language. In order to do so, we Analyzed chapters dedicated tothe syntax in three collections of Portuguese language textbooks for high school. From thisanalysis, we discuss both the concepts of context and completeness of meaning, BYpresenting both the concepts of intertext and saturation in the enunciative event. Throughthis, we propose a teaching approach that considers both the notions of syntactic places andexamples-hive. Thus, we undertook a job with sentences in the classroom that addresses aset of examples related to each other in order to make students notice, through differentutterances of linguistic forms, the relationship between language and its externality. Forthis, we rely on the studies of Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam,Rastier, among other theorists. From the perspective we adopted during the event, definedby a certain enunciative scene, the subject mobilizes and updates his/her knowledges of thememory of sayings. When updating that memory is that, in parallel, both the effects ofmeaning and subject position are produced.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingua portuguesa SintaxeLivros didáticos AvaliaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoEnunciaçãoensino de língua portuguesaSemântica da EnunciaçãosintaxeEnunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdfapplication/pdf61435934https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/1/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdfb3f846dd48ea8e8790fe14fd8661f942MD51TEXTtese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txttese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain270781https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/2/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txta422b9f5aec36ba63e96b1a6060ef200MD521843/MGSS-A7GGYS2019-11-14 09:50:14.138oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7GGYSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:50:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
title Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
spellingShingle Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
Elke Beatriz Felix Pena
ensino de língua portuguesa
Semântica da Enunciação
sintaxe
Lingua portuguesa Sintaxe
Livros didáticos Avaliação
Língua portuguesa Estudo e ensino
Enunciação
title_short Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
title_full Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
title_fullStr Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
title_full_unstemmed Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
title_sort Enunciação e regularidades gramaticais: apontamentos para o ensino de língua portuguesa para o ensino médio
author Elke Beatriz Felix Pena
author_facet Elke Beatriz Felix Pena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Francisco Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Denise Gabriel Witzel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciani Dalmaschio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Delaine Cafiero Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Elke Beatriz Felix Pena
contributor_str_mv Luiz Francisco Dias
Denise Gabriel Witzel
Luciani Dalmaschio
Gilcinei Teodoro Carvalho
Delaine Cafiero Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua portuguesa
Semântica da Enunciação
sintaxe
topic ensino de língua portuguesa
Semântica da Enunciação
sintaxe
Lingua portuguesa Sintaxe
Livros didáticos Avaliação
Língua portuguesa Estudo e ensino
Enunciação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lingua portuguesa Sintaxe
Livros didáticos Avaliação
Língua portuguesa Estudo e ensino
Enunciação
description Neste trabalho, desenvolvemos um estudo com bases na Semântica da Enunciação, a fim de propor um ensino de gramática para o ensino médio em que sejam consideradas as dimensões orgânicas e enunciativas da língua. Para isso, analisamos capítulos destinados àsintaxe em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. A partir dessa análise, discutimos os conceitos de contexto e de completude do sentido, apresentando os conceitos de intertexto e saturação no acontecimento enunciativo. Através disso, também propomos uma abordagem de ensino que considere as noções de lugares sintáticos e de exemplos-colmeia. Dessa forma, empreendemos um trabalho com sentenças, em sala de aula, que aborde um conjunto de exemplos que se relacionam, para que o aluno perceba, através das diferentes enunciações das formas linguísticas, a relação entre língua e sua exterioridade. Para tanto, nos apoiamos em estudos de Benveniste, Guimarães, Dias, Milner, Pecheux, Adam, Rastier, entre outros teóricos. Na perspectiva que adotamos, durante o acontecimento, definido por uma determinada cena enunciativa, o sujeito mobiliza e atualiza conhecimentos da memória dos dizeres. Nesse momento de atualização dessa memória é que se produz, paralelamente, o efeito de sentido e a posição de sujeito.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:35:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:35:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7GGYS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/1/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7GGYS/2/tese_elke_beatriz_felix_pena_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b3f846dd48ea8e8790fe14fd8661f942
a422b9f5aec36ba63e96b1a6060ef200
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971335363690496