Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8WZHB4 |
Resumo: | A importância da religião em estudos de desempenho educacional tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais, mas ainda é um tema pouco explorado por economistas. Essas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente opera à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais, e constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo principal desse estudo é investigar o impacto da religião no desempenho educacional, controlando pelas características individuais, background familiar e status socioeconômico. A metodologia empregada será a de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Regressão Quantílica, para verificar se a influência da religião ocorre de forma diferente ao longo da distribuição da proficiência. Além disso, o trabalho realiza uma análise não paramétrica exploratória dos dados com o objetivo de investigar se a relação entre religião e proficiência escolar ocorre de forma diferente entre as religiões, e qual o formato da densidade de Kernel para cada religião em relação à proficiência. Os dados analisados nesse estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa Jovem, conduzida pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/ UFMG) entre 2007 e 2010 com os jovens do ensino médio da região metropolitana de Belo Horizonte. |
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Eduardo Luiz Goncalves Rios NetoAna Maria Hermeto Camilo de OliveiraAna Paula de Andrade VeronaAndre Portela Fernandes de SouzaNina Menezes Cunha2019-08-11T00:08:50Z2019-08-11T00:08:50Z2012-06-22http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8WZHB4A importância da religião em estudos de desempenho educacional tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais, mas ainda é um tema pouco explorado por economistas. Essas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente opera à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais, e constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo principal desse estudo é investigar o impacto da religião no desempenho educacional, controlando pelas características individuais, background familiar e status socioeconômico. A metodologia empregada será a de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Regressão Quantílica, para verificar se a influência da religião ocorre de forma diferente ao longo da distribuição da proficiência. Além disso, o trabalho realiza uma análise não paramétrica exploratória dos dados com o objetivo de investigar se a relação entre religião e proficiência escolar ocorre de forma diferente entre as religiões, e qual o formato da densidade de Kernel para cada religião em relação à proficiência. Os dados analisados nesse estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa Jovem, conduzida pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/ UFMG) entre 2007 e 2010 com os jovens do ensino médio da região metropolitana de Belo Horizonte.The importance of religion in studies of educational achievement has been highlighted by recent research and by many international studies, but it is still a subject relatively unexplored by economists. These surveys show that religious socialization is a process that normally operates apart from individual belief systems and organizational affiliations, and constitutes, even if accidentally, a form of social integration that leads to the strengthening of values, which in turn leads to better educational performance. The main objective of this study is to investigate the impact of religion on educational performance, controlling for individual characteristics, family background and socioeconomic status. The methodology used is that of Ordinary Least Squares (OLS) and Quantile Regression, to verify whether the influence of religion happens in different ways along the distribution of proficiency. In addition, the work do an exploratory non-parametric analysis of the data in order to investigate whether the relationship between religion and scholastic proficiency occurs differently between religions, and what format the Kernel density is for each religion in relation to proficiency. The data analyzed in this study are from the Pesquisa Jovem longitudinal study, conducted by the Center for Development and Regional Planning at the Federal University of Minas Gerais (Cedeplar/ UFMG) between 2007 and 2010 with high school youth in the metropolitan region of Belo Horizonte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJovens Vida religiosaReligiosidadeEducaçãoRegião metropolitana de Belo HorizonteReligiosidadePesquisa jovemEducaçãoReligiãoReligiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnina_cunha__22062012.pdfapplication/pdf2828585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8WZHB4/1/nina_cunha__22062012.pdfc449517690f27702334a2db5a12be9ddMD51TEXTnina_cunha__22062012.pdf.txtnina_cunha__22062012.pdf.txtExtracted texttext/plain377654https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8WZHB4/2/nina_cunha__22062012.pdf.txt7639a03b311d47ce816302f86d9996baMD521843/AMSA-8WZHB42019-11-14 08:41:18.475oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8WZHB4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:41:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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