Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCT |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo de estudo descrever e analisar as práticas de uma formadora de professores com formação acadêmica apenas na área de Ciências Biológicas. Nosso foco são as ações dessa formadora que trazem contribuições para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo. Realizamos um acompanhamento das aulas de duas turmas de uma professora em uma disciplina denominada Laboratório de Ensino de Ecologia em uma universidade pública federal. Este estudo tem um enfoque no campo de pesquisa qualitativa com abordagem naturalística e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso instrumental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e registro de dados para o desenvolvimento da pesquisa: observação participante, notas de campo, registros de áudio e vídeo e entrevista. Embora nosso estudo não tenha sido orientado pelo método da etnografia, os instrumentos utilizados podem ser considerados ferramentas etnográficas. A análise dos dados envolveu a construção de quadros de apresentação, mapas de eventos e transcrições. A partir da análise e interpretação dos dados, identifiquei que a formadora norteava suas ações no sentido de ensinar futuros professores sob uma perspectiva reflexiva e não tecnicista. A partir do objetivo de ensinar futuros professores a ensinar conteúdos específicos, a professora Ana organizou a disciplina de uma forma que proporcionava aos licenciandos: a construção de conhecimentos, a capacidade de integrar diferentes domínios docentes, a competência de refletir-na-ação e, talvez, a competência de refletir sobre a reflexão-na-ação. |
id |
UFMG_a2ded775c9d61d591ee4c6d543e340ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KPCT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Danusa MunfordRosy Mary dos Santos IsaiasArnaldo de Moura Vaz da SilvaLeticia Maria Ramos Martins2019-08-14T06:38:50Z2019-08-14T06:38:50Z2010-08-20http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCTEsta pesquisa teve como objetivo de estudo descrever e analisar as práticas de uma formadora de professores com formação acadêmica apenas na área de Ciências Biológicas. Nosso foco são as ações dessa formadora que trazem contribuições para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo. Realizamos um acompanhamento das aulas de duas turmas de uma professora em uma disciplina denominada Laboratório de Ensino de Ecologia em uma universidade pública federal. Este estudo tem um enfoque no campo de pesquisa qualitativa com abordagem naturalística e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso instrumental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e registro de dados para o desenvolvimento da pesquisa: observação participante, notas de campo, registros de áudio e vídeo e entrevista. Embora nosso estudo não tenha sido orientado pelo método da etnografia, os instrumentos utilizados podem ser considerados ferramentas etnográficas. A análise dos dados envolveu a construção de quadros de apresentação, mapas de eventos e transcrições. A partir da análise e interpretação dos dados, identifiquei que a formadora norteava suas ações no sentido de ensinar futuros professores sob uma perspectiva reflexiva e não tecnicista. A partir do objetivo de ensinar futuros professores a ensinar conteúdos específicos, a professora Ana organizou a disciplina de uma forma que proporcionava aos licenciandos: a construção de conhecimentos, a capacidade de integrar diferentes domínios docentes, a competência de refletir-na-ação e, talvez, a competência de refletir sobre a reflexão-na-ação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoFormação de professoresSaberes docentesConhecimento pedagógico de conteúdoPromovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_leticia_calab.pdfapplication/pdf1756694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPCT/1/disserta__o_leticia_calab.pdf237371963df99e8600df97c1652f4a11MD51TEXTdisserta__o_leticia_calab.pdf.txtdisserta__o_leticia_calab.pdf.txtExtracted texttext/plain555980https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPCT/2/disserta__o_leticia_calab.pdf.txt48e1a282f8b0057f74c48d2afa58d18cMD521843/FAEC-84KPCT2019-11-14 07:54:05.323oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KPCTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
title |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
spellingShingle |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino Leticia Maria Ramos Martins Formação de professores Saberes docentes Conhecimento pedagógico de conteúdo Educação Professores Formação |
title_short |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
title_full |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
title_fullStr |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
title_full_unstemmed |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
title_sort |
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino |
author |
Leticia Maria Ramos Martins |
author_facet |
Leticia Maria Ramos Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Danusa Munford |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosy Mary dos Santos Isaias |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Arnaldo de Moura Vaz da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leticia Maria Ramos Martins |
contributor_str_mv |
Danusa Munford Rosy Mary dos Santos Isaias Arnaldo de Moura Vaz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Saberes docentes Conhecimento pedagógico de conteúdo |
topic |
Formação de professores Saberes docentes Conhecimento pedagógico de conteúdo Educação Professores Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores Formação |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo de estudo descrever e analisar as práticas de uma formadora de professores com formação acadêmica apenas na área de Ciências Biológicas. Nosso foco são as ações dessa formadora que trazem contribuições para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo. Realizamos um acompanhamento das aulas de duas turmas de uma professora em uma disciplina denominada Laboratório de Ensino de Ecologia em uma universidade pública federal. Este estudo tem um enfoque no campo de pesquisa qualitativa com abordagem naturalística e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso instrumental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e registro de dados para o desenvolvimento da pesquisa: observação participante, notas de campo, registros de áudio e vídeo e entrevista. Embora nosso estudo não tenha sido orientado pelo método da etnografia, os instrumentos utilizados podem ser considerados ferramentas etnográficas. A análise dos dados envolveu a construção de quadros de apresentação, mapas de eventos e transcrições. A partir da análise e interpretação dos dados, identifiquei que a formadora norteava suas ações no sentido de ensinar futuros professores sob uma perspectiva reflexiva e não tecnicista. A partir do objetivo de ensinar futuros professores a ensinar conteúdos específicos, a professora Ana organizou a disciplina de uma forma que proporcionava aos licenciandos: a construção de conhecimentos, a capacidade de integrar diferentes domínios docentes, a competência de refletir-na-ação e, talvez, a competência de refletir sobre a reflexão-na-ação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T06:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T06:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPCT/1/disserta__o_leticia_calab.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPCT/2/disserta__o_leticia_calab.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
237371963df99e8600df97c1652f4a11 48e1a282f8b0057f74c48d2afa58d18c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676788034699264 |