A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBPJZM |
Resumo: | Esta tese visa a investigar a produção estética teatral do diretor e dramaturgo chileno Ramón Griffero. Para a execução deste trabalho, recorre-se a um estudo histórico e político da inserção de ideologias socialistas no Chile e, por extensão, em outros países da AméricaLatina, as quais culminaram na eleição de Salvador Allende. Analisam-se a ditadura comandada por Augusto Pinochet e a crise do modelo anterior. Esse percurso histórico contextualiza a importância das artes cênicas nesse país, principalmente com as formações degrupos universitários de teatro. Essa mesma digressão histórica permite também perceber as nuances políticas da obra de Griffero, as quais se relacionam tanto com uma profunda crítica sócio-histórica quanto com uma reflexão do espaço cênico por meio das imagens produzidas. Dessa forma, o aspecto político presente na obra desse artista ultrapassa as questões contextuais para se tornar, também, uma construção artístico-crítica das exposições teatrais que o antecederam. Os pensamentos de caráteres históricos e estéticos, como os de WalterBenjamin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Sara Rojo, Grínor Rojo e Ágel Rama, estão entre as bases teóricas para a elaboração desta tese. No capítulo final, há seis ensaios críticos relacionados a seis peças de Griffero, os quais buscam ratificar a tese de que o trabalho desse artista executa por meio das imagens e reflexões acerca da política, da estética e da história do teatro. |
id |
UFMG_a4e34bd258fd590af8a05b14cabfcb7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BBPJZM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sara Del Carmen Rojo de La RosaMarcos Antonio AlexandreElen de MedeirosJúlia Morena Silva da CostaCristian Marcel Alonso Opazo RetamalGeison de Almeida Bezerra da Silva2019-08-11T15:00:26Z2019-08-11T15:00:26Z2019-02-14http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBPJZMEsta tese visa a investigar a produção estética teatral do diretor e dramaturgo chileno Ramón Griffero. Para a execução deste trabalho, recorre-se a um estudo histórico e político da inserção de ideologias socialistas no Chile e, por extensão, em outros países da AméricaLatina, as quais culminaram na eleição de Salvador Allende. Analisam-se a ditadura comandada por Augusto Pinochet e a crise do modelo anterior. Esse percurso histórico contextualiza a importância das artes cênicas nesse país, principalmente com as formações degrupos universitários de teatro. Essa mesma digressão histórica permite também perceber as nuances políticas da obra de Griffero, as quais se relacionam tanto com uma profunda crítica sócio-histórica quanto com uma reflexão do espaço cênico por meio das imagens produzidas. Dessa forma, o aspecto político presente na obra desse artista ultrapassa as questões contextuais para se tornar, também, uma construção artístico-crítica das exposições teatrais que o antecederam. Os pensamentos de caráteres históricos e estéticos, como os de WalterBenjamin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Sara Rojo, Grínor Rojo e Ágel Rama, estão entre as bases teóricas para a elaboração desta tese. No capítulo final, há seis ensaios críticos relacionados a seis peças de Griffero, os quais buscam ratificar a tese de que o trabalho desse artista executa por meio das imagens e reflexões acerca da política, da estética e da história do teatro.This thesis aims at investigating the theatrical aesthetic production of the Chilean director and playwright Ramón Griffero. In order to perform this research, it was conducted a historical and political study of the insertion of socialist ideologies in Chile and, by extension, in otherLatin American countries, which have led to Salvador Allendes election. It analyzes the dictatorship commanded by Augusto Pinochet and the crisis of the previous model. This historical approach indicates the importance of the performing arts in this country, especially regarding the formation of university theatrical groups. This same historical digression alsoallows us to perceive the political nuances of Griffero's oeuvre, which are related both to a deep socio-historical critique and to a reflection of the scenic space, through the images produced. The political aspect present in the work of this artist goes beyond contextual issues, to become, also, an artistic-critical construction of the theatrical expositions that preceded it. Thoughts of historical and aesthetical character such as those of Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Sara Rojo, Grínor Rojo, Angel Rama among others forms the theoretical basis for the elaboration of this thesis. In the last chapter, there are six criticalessays to six plays by Griffero, which reaffirms the thesis that the work of this author performs a profound political, aesthetical and historical reflection for theatre, mainly through the images he constructs in his spectacles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGruffero, S Ramón, 1952-Teatro e sociedade ChileTeatro latino História e críticaTeatro Aspectos políticos ChileDiretores e produtores de teatro ChileTeatro chileno História e críticaAmérica LatinaTeatroMemóriaChilePolíticaEstéticaA imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdfapplication/pdf7764869https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBPJZM/1/geison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf22f1bc3fc71643f1fd1a993e3909b50aMD51TEXTgeison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf.txtgeison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain663015https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBPJZM/2/geison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf.txt79e18914f2660bb7627363541bef1140MD521843/LETR-BBPJZM2019-11-14 11:02:36.118oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BBPJZMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:02:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
title |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
spellingShingle |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias Geison de Almeida Bezerra da Silva América Latina Teatro Memória Chile Política Estética Gruffero, S Ramón, 1952- Teatro e sociedade Chile Teatro latino História e crítica Teatro Aspectos políticos Chile Diretores e produtores de teatro Chile Teatro chileno História e crítica |
title_short |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
title_full |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
title_fullStr |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
title_full_unstemmed |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
title_sort |
A imagem política de Ramón Griffero: estéticas e memórias |
author |
Geison de Almeida Bezerra da Silva |
author_facet |
Geison de Almeida Bezerra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Antonio Alexandre |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Júlia Morena Silva da Costa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cristian Marcel Alonso Opazo Retamal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geison de Almeida Bezerra da Silva |
contributor_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa Marcos Antonio Alexandre Elen de Medeiros Júlia Morena Silva da Costa Cristian Marcel Alonso Opazo Retamal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
América Latina Teatro Memória Chile Política Estética |
topic |
América Latina Teatro Memória Chile Política Estética Gruffero, S Ramón, 1952- Teatro e sociedade Chile Teatro latino História e crítica Teatro Aspectos políticos Chile Diretores e produtores de teatro Chile Teatro chileno História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gruffero, S Ramón, 1952- Teatro e sociedade Chile Teatro latino História e crítica Teatro Aspectos políticos Chile Diretores e produtores de teatro Chile Teatro chileno História e crítica |
description |
Esta tese visa a investigar a produção estética teatral do diretor e dramaturgo chileno Ramón Griffero. Para a execução deste trabalho, recorre-se a um estudo histórico e político da inserção de ideologias socialistas no Chile e, por extensão, em outros países da AméricaLatina, as quais culminaram na eleição de Salvador Allende. Analisam-se a ditadura comandada por Augusto Pinochet e a crise do modelo anterior. Esse percurso histórico contextualiza a importância das artes cênicas nesse país, principalmente com as formações degrupos universitários de teatro. Essa mesma digressão histórica permite também perceber as nuances políticas da obra de Griffero, as quais se relacionam tanto com uma profunda crítica sócio-histórica quanto com uma reflexão do espaço cênico por meio das imagens produzidas. Dessa forma, o aspecto político presente na obra desse artista ultrapassa as questões contextuais para se tornar, também, uma construção artístico-crítica das exposições teatrais que o antecederam. Os pensamentos de caráteres históricos e estéticos, como os de WalterBenjamin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Sara Rojo, Grínor Rojo e Ágel Rama, estão entre as bases teóricas para a elaboração desta tese. No capítulo final, há seis ensaios críticos relacionados a seis peças de Griffero, os quais buscam ratificar a tese de que o trabalho desse artista executa por meio das imagens e reflexões acerca da política, da estética e da história do teatro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T15:00:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T15:00:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBPJZM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBPJZM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBPJZM/1/geison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBPJZM/2/geison_de_almeida_bezerra_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22f1bc3fc71643f1fd1a993e3909b50a 79e18914f2660bb7627363541bef1140 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971289713934336 |