Formação do enfermeiro para atuação docente de nível médio em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanilce das Merces Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGP4
Resumo: Nos últimos tempos, nota-se que muitas escolas autorizam enfermeiros, sem adequada formação ou competência técnica na docência, a ministrarem aulas em cursos técnicos de enfermagem. Esse fato desencadeou os questionamentos: o enfermeiro está capacitado a atuar frente à docência, na formação do profissional de nível médio, tendo por base apenas os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na graduação? Seria necessário o auxílio de capacitações, especializações para melhor aprofundamento e embasamento teórico e prático, para, consequentemente, obter uma melhor atuação? Assim, tendo por objetivo identificar a existência de disciplinas relacionadas à formação pedagógica nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem do Estado de Minas Gerais, realizou-se um estudo primário descritivo, exploratório e transversal. A população foi constituída pelos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem das 108 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Minas Gerais, cadastradas no Sistema de Regulação de Ensino Superior e disponíveis online, no período de outubro a novembro de 2011. A amostra contou com 66 IES que disponibilizavam as informações exigidas. Dessas, 58 apresentavam disciplinas relacionadas com a educação. Foram analisadas variáveis referentes às disciplinas Educação em Saúde e semelhantes, relacionadas com a instrumentalização do enfermeiro para atuar frente à docência do profissional de nível médio, sobretudo na área de enfermagem; além do conteúdo programático, carga horária teórica e prática. A maioria das IES apresentava disciplinas relacionadas com a educação, sendo que 27,6% disponibilizavam a disciplina Educação em Saúde, 56,9% apenas disciplinas relacionadas e 15,0% possuíam a disciplina Educação em Saúde, além de outras disciplinas relacionadas. O número de créditos das disciplinas não foi analisado, pois a maioria dos currículos não disponibilizava tal informação. 50,0% das disciplinas possuíam carga horária de 30 a 60 horas/aulas; em 69% constavam apenas a carga horária total; 31,0% dispunham de carga horária teórica ou teórico-prática; e 83,4% não apresentavam ementa disponível. Das 16,2% disciplinas com ementa, em 14,3% havia coerência entre a ementa e proposta de conteúdo da disciplina. Os resultados poderão subsidiar órgãos fiscalizadores nas recomendações para contratação de profissionais com perfil adequado para atuar na docência do profissional de nível médio de enfermagem, além de amparar as IES na programação de recomendações, modificações e revisões dos currículos do Curso de Graduação em Enfermagem.
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Assim, tendo por objetivo identificar a existência de disciplinas relacionadas à formação pedagógica nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem do Estado de Minas Gerais, realizou-se um estudo primário descritivo, exploratório e transversal. A população foi constituída pelos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem das 108 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Minas Gerais, cadastradas no Sistema de Regulação de Ensino Superior e disponíveis online, no período de outubro a novembro de 2011. A amostra contou com 66 IES que disponibilizavam as informações exigidas. Dessas, 58 apresentavam disciplinas relacionadas com a educação. Foram analisadas variáveis referentes às disciplinas Educação em Saúde e semelhantes, relacionadas com a instrumentalização do enfermeiro para atuar frente à docência do profissional de nível médio, sobretudo na área de enfermagem; além do conteúdo programático, carga horária teórica e prática. A maioria das IES apresentava disciplinas relacionadas com a educação, sendo que 27,6% disponibilizavam a disciplina Educação em Saúde, 56,9% apenas disciplinas relacionadas e 15,0% possuíam a disciplina Educação em Saúde, além de outras disciplinas relacionadas. O número de créditos das disciplinas não foi analisado, pois a maioria dos currículos não disponibilizava tal informação. 50,0% das disciplinas possuíam carga horária de 30 a 60 horas/aulas; em 69% constavam apenas a carga horária total; 31,0% dispunham de carga horária teórica ou teórico-prática; e 83,4% não apresentavam ementa disponível. Das 16,2% disciplinas com ementa, em 14,3% havia coerência entre a ementa e proposta de conteúdo da disciplina. Os resultados poderão subsidiar órgãos fiscalizadores nas recomendações para contratação de profissionais com perfil adequado para atuar na docência do profissional de nível médio de enfermagem, além de amparar as IES na programação de recomendações, modificações e revisões dos currículos do Curso de Graduação em Enfermagem.Lately, it can be noticed that many schools allow nurses without adequate training technical competence in teaching classes to teach in technical Nursing courses. This fact triggered the questions: is the nurse able to teach the professional training of medium level, based only on the knowledge acquired and developed at graduation? Would it be necessary aid training, specialization so as to improve theoretical and practical basement and achieve a better performance? Thus, aiming to identify the existence of disciplines related to teacher training in the curricula of Nursing in Minas Gerais State, a primary study descriptive, exploratory and transversal was made. The population was composed of the curricula of Nursing of 108 Higher Education Institutions (IES) of the State of Minas Gerais registered in Regulation System of Higher Education, available online from October to November 2011. The sample included 66 IES that provided the required information, from which 58 had education-related disciplines. There was an analysis of variables related to the subjects "Health Education" and similar related to the instrumentation of the nurseto teach a middle level professional, especially in the nursing area, syllabus theory and practice workload. Most IES had subjects related to education: 27.6% provided the discipline of Health Education, 56.9% only related disciplines and 15.0% had a course in Health Education and other related disciplines. The number of credits of the subjects were not analyzed because most resumes did not provide such information, 50.0% of subjects had a workload of 30 to 60 hours / class, 69% contained only the total hours and 31.0% had hours theoretical or theoretical and practical, 83.4% had no menu available. In 14.3% out of 16.2% of subjects with menu there was consistency between the menu and the proposed syllabus of the discipline. The results may support regulatory agencies in recommendations for hiring professionals with appropriate profile to work in teaching the middle level professional nursing, and support IES in programming recommendations, modifications and revisions of the curricula of Nursing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação profissionalizanteDocentes de enfermagemEducação técnica em enfermagemPrática do docente de enfermagemEducação em saúdeFormação do enfermeiro para atuação docente de nível médio em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_vanilce_das_merc_s_silva_pdf.pdfapplication/pdf945009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGP4/1/monografia_vanilce_das_merc_s_silva_pdf.pdfe067d231b2fe36576e71ba540807d36bMD51TEXTmonografia_vanilce_das_merc_s_silva_pdf.pdf.txtmonografia_vanilce_das_merc_s_silva_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain82763https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGP4/2/monografia_vanilce_das_merc_s_silva_pdf.pdf.txt805cd7b4cd45cc5654eb8b3911d6211eMD521843/BUBD-9DUGP42019-11-14 03:49:32.103oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUGP4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:49:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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