Vivências dos profissionais da atenção primária à saúde com a caderneta de saúde da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele Nepomuceno de Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8L7GBS
Resumo: A organização da atenção à saúde da criança na atenção primária sustenta-se basicamente em ações voltadas para a promoção e a vigilância à saúde. A taderneta de saúde da criança apresenta-se como instrumento essencial no desenvolvimento dessas ações. Este estudo teve como objetivo compreender as experiências vividas por profissionais de saúde da atenção primária com a caderneta de saúde da criança no cuidado à saúde infantil. Para alcançá-lo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com orientação do referencial fenomenolôgico. A pesquisa foi realizada em dois centros de saúde da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram do estudo dez profissionais das equipes de Saúde da Família incluindo enfermeiros e médicos e dois pediatras que compõem a equipe de apoio. O acesso às vivências dos profissionais deu-se por meio de entrevista não diretiva, guiada pelas questões norteadoras: Conte para mim, como é sua experiência com a caderneta na atenção à saúde da criança? Como é, para você, o preenchimento da caderneta? Os dados obtidos foram analisados com fundamento em Martins e Bicudo (2005) que definem como se proceder à análise dos discursos na abordagem fenomenolôgica. A análise dos depoimentos confluiu para três grandes categorias que sinalizam as vivências dos profissionais da atenção primária com a caderneta:1-A experiência com a caderneta de saúde da criança: entre o real e o ideal. Mostra as discussões que os participantes fizeram sobre a caderneta em suas práticas de saúde; 2- Os desafios em utilizar a caderneta: dificuldades vivenciadas no mundo profissional. Fala da complexidade revelada pelos profissionais no uso da caderneta nas práticas de atenção à saúde da criança; 3- Como o profissional percebe o envolvimento da mãe e da família com a caderneta. Focaliza a importância da mãe e da família nas ações com a caderneta para a atenção à saúde da criança. A análise das discussões permitiu a compreensão sobre a experiência vivida por profissionais com a caderneta na atenção à saúde da criança revelando revestir-se de dificuldades. As dificuldades são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança: dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes de saúde da família que dificultam a utilização da caderneta; do desinteresse e descuido das famílias com o instrumento. A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança.
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O acesso às vivências dos profissionais deu-se por meio de entrevista não diretiva, guiada pelas questões norteadoras: Conte para mim, como é sua experiência com a caderneta na atenção à saúde da criança? Como é, para você, o preenchimento da caderneta? Os dados obtidos foram analisados com fundamento em Martins e Bicudo (2005) que definem como se proceder à análise dos discursos na abordagem fenomenolôgica. A análise dos depoimentos confluiu para três grandes categorias que sinalizam as vivências dos profissionais da atenção primária com a caderneta:1-A experiência com a caderneta de saúde da criança: entre o real e o ideal. Mostra as discussões que os participantes fizeram sobre a caderneta em suas práticas de saúde; 2- Os desafios em utilizar a caderneta: dificuldades vivenciadas no mundo profissional. Fala da complexidade revelada pelos profissionais no uso da caderneta nas práticas de atenção à saúde da criança; 3- Como o profissional percebe o envolvimento da mãe e da família com a caderneta. Focaliza a importância da mãe e da família nas ações com a caderneta para a atenção à saúde da criança. A análise das discussões permitiu a compreensão sobre a experiência vivida por profissionais com a caderneta na atenção à saúde da criança revelando revestir-se de dificuldades. As dificuldades são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança: dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes de saúde da família que dificultam a utilização da caderneta; do desinteresse e descuido das famílias com o instrumento. A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança.Organization of children health care n prmary attention is based on actions of health promotion and surveWance. Child health records are an essential instrument when dev&oping those actions, This study had the goal to understand the meaníng of the experience of primary attenton health professional when dealing with the childs health records. To reach thís goal, qualitative research was used, oriented by the phenomenological referentiaL The research took place in two heafth centers in the city of Belo Horizonte, Brazil. Ten professionais of the family health program participated in the research, including nurses, doctors and two pediatricians who integrate the support team. Data coliection was made via interview guided by the following questions: Teu me, how your experience with the childs health records is? How is it, to you, the filling of the records? Data was analyzed based on Martins and Bicudo (2005), who define how to apply discourse analysis in the phenomenological approach. lnterview analysis converged to three categories: 1- The experience with the childs health records: between the real and the ideal. Shows the discussions that the participants had regarding the records and its health practices; 2- Chailenges when using the records: difficulties experienced in the professional world. Explains the complexity revealed by the professionals when using the records during the childs health practices. 3- How the professional perceives the involvement of the mother and the family with the records. Focuses on the importance of the rnother and of the family in the actions regarding the records. When reflecting about the meaning of the professional experience with the records and health attention, it was possible to perceive that this is filled with diffículties. The difficulties are derived from the knowledge limitations regarding the instrument; from the non-complementation of the records by many professionais who assist the child; from the daíly problems of the work and organizations of teams from the fami)y hea)th program, whích make the use of the records more difficult; from the lack of interest and care of the families regarding the instrument. Research points to possible and necessary ways to improve the use of the records as an integral surveillance instrument of children care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRegistros de saúde pessoalCuidado da criançaAtenção à saúdeAtenção primária à saúdeSaúde da criançaPesquisa qualitativaExistencialismoSaúde da CriançaEnfermagem: ExistencialismoAssistência Integral à Saúde da CriançaAtenção Primária à SaúdePrograma Saúde da FamíliaRegistros de Saúde PessoalVivências dos profissionais da atenção primária à saúde com a caderneta de saúde da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgisele_nepomuceno_de_andrade.pdfapplication/pdf2324593https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8L7GBS/1/gisele_nepomuceno_de_andrade.pdf23aa6e63c5fca4f830d87f279bbb8d10MD51TEXTgisele_nepomuceno_de_andrade.pdf.txtgisele_nepomuceno_de_andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain336965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8L7GBS/2/gisele_nepomuceno_de_andrade.pdf.txte79182eb7bd06601de96cc79cb2785b1MD521843/GCPA-8L7GBS2019-11-14 14:53:29.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8L7GBSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:53:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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