A neologia em sala de aula: análise de atividades da coleção didática Português - uma proposta para o letramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPRKW |
Resumo: | De um modo geral, a língua tende a se modificar a cada dia, acompanhando a evolução cultural da comunidade linguística. Em virtude dessa situação, inevitavelmente, certas palavras deixam de ser usadas pelos falantes e surgem outras, de acordo com as necessidades. A criação de palavras novas e a reutilização de palavras já existentes a partir de novos significados constituem, então, um processo geral de desenvolvimento do léxico de uma língua. Esta pesquisa, essencialmente qualitativa, tem como objetivo principal analisar e descrever o modo como essas palavras novas, os neologismos lexicais, são ensinadas nas escolas através do livro didático de português. Pelo que se observa ainda hoje, em diversos trabalhos, no que diz respeito ao ensino do léxico, a neologia lexical permanece, salvo raras exceções, marginalizada na sala de aula e/ou nos livros didáticos da língua portuguesa. Com isso, nossa análise incidiu sobre a coleção didática Português: uma proposta para o letramento, da autora Magda Soares. Tal escolha se deu pelo fato de que nesta coleção há uma proposta inovadora relacionada ao ensino do léxico, em especial no que diz respeito à criação de novas palavras (os neologismos lexicais) uma vez que estas são estudadas a partir do estudo de texto dirigido, ou seja, dentro de um contexto, levando o aluno a também inferir conhecimentos. O conceito de neologismo lexical adotado neste trabalho segue o critério lexicográfico, baseado em um corpus de exclusão, composto pelos principais dicionários brasileiros de língua portuguesa, com suas mais novas edições: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2010), 5ª ed., (versão eletrônica), Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (2009) e o Dicionário Caldas Aulete (2013), versão on-line. A fim de contribuir com sugestões para o ensino da neologia, apresentamos também uma amostra de atividades para o ensino da neologia na perspectiva do desenvolvimento da competência lexical. |
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Aderlande Pereira FerrazDelaine Cafiero BicalhoElis de Almeida Cardoso CarettaPriscila de Resende2019-08-14T18:29:23Z2019-08-14T18:29:23Z2014-03-25http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPRKWDe um modo geral, a língua tende a se modificar a cada dia, acompanhando a evolução cultural da comunidade linguística. Em virtude dessa situação, inevitavelmente, certas palavras deixam de ser usadas pelos falantes e surgem outras, de acordo com as necessidades. A criação de palavras novas e a reutilização de palavras já existentes a partir de novos significados constituem, então, um processo geral de desenvolvimento do léxico de uma língua. Esta pesquisa, essencialmente qualitativa, tem como objetivo principal analisar e descrever o modo como essas palavras novas, os neologismos lexicais, são ensinadas nas escolas através do livro didático de português. Pelo que se observa ainda hoje, em diversos trabalhos, no que diz respeito ao ensino do léxico, a neologia lexical permanece, salvo raras exceções, marginalizada na sala de aula e/ou nos livros didáticos da língua portuguesa. Com isso, nossa análise incidiu sobre a coleção didática Português: uma proposta para o letramento, da autora Magda Soares. Tal escolha se deu pelo fato de que nesta coleção há uma proposta inovadora relacionada ao ensino do léxico, em especial no que diz respeito à criação de novas palavras (os neologismos lexicais) uma vez que estas são estudadas a partir do estudo de texto dirigido, ou seja, dentro de um contexto, levando o aluno a também inferir conhecimentos. O conceito de neologismo lexical adotado neste trabalho segue o critério lexicográfico, baseado em um corpus de exclusão, composto pelos principais dicionários brasileiros de língua portuguesa, com suas mais novas edições: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2010), 5ª ed., (versão eletrônica), Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (2009) e o Dicionário Caldas Aulete (2013), versão on-line. A fim de contribuir com sugestões para o ensino da neologia, apresentamos também uma amostra de atividades para o ensino da neologia na perspectiva do desenvolvimento da competência lexical.In general, the language tends to change every day, following the cultural evolution of language community. Because it, inevitably, certain words are no longer used by other speakers and appear others, according to need. The creation of new words and reuse of existing words from new meanings, then, constitute a general process of development of the lexicon of a language. This research, essentially qualitative, aims to analyze and describe how these new words, lexical neologisms are taught in schools through the portuguesa textbook. From what can be observed today in several studies, concerning to the teaching of vocabulary, the lexical neology remains, with rare exceptions, marginalized in the classroom and / or in the textbooks of the portuguese language. Thus, our analysis focused on the didactic collection "Português: uma proposta para o letramento", the author Magda Soares. This choice was the fact that in this collection there is an "innovative" proposal related to the teaching of the lexicon, in particular to the creation of new words (lexical neologisms) since these are studied from the study text directed, within a context, leading the student to also infer knowledge. The concept of lexical neologism adopted here follows the lexicographical criteria, based on a corpus of exclusion, formed by the main brazilian portuguesa dictionaries, with their newest editions: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2010), 5ª ed., (versão eletrônica), Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (2009) e o Dicionário Caldas Aulete (2013), versão on-line. In order to contribute suggestions for teaching neology, we present a sample of activities for teaching neology the perspective of the development of lexical competence.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa LexicologiaLingua portuguesa NeologismosLéxiconeologialivro didáticoensinoA neologia em sala de aula: análise de atividades da coleção didática Português - uma proposta para o letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o___versa_o_definitiva.pdfapplication/pdf7319941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9KPRKW/1/dissertac_a_o___versa_o_definitiva.pdfa69008ed9bfc056f9adc777f9d5f6fa3MD51TEXTdissertac_a_o___versa_o_definitiva.pdf.txtdissertac_a_o___versa_o_definitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain184297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9KPRKW/2/dissertac_a_o___versa_o_definitiva.pdf.txt40b763215da4c3f01e8f0ef221117fccMD521843/MGSS-9KPRKW2019-11-14 15:57:17.51oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9KPRKWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:57:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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