Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W |
Resumo: | Esse trabalho é uma pesquisa de caráter exploratório, onde testamos a utilização do software Overtone Analyser como ferramenta pedagógica para visualização de aspectos técnicos vocais em aulas de canto lírico em uma universidade brasileira. A pesquisa foi realizada em ambiente controlado, ou seja, em um laboratório. Sete sopranos e uma professora de canto de ensino superior utilizaram o software de análises acústicas em dois vocalises, buscando visualizar três aspectos técnico vocais: (1) qualidade vocal; (2) regularidade do vibrato, e (3) quebra da voz nas passagens de registro. Cada um destes trechos foi cantado e averiguado em três diferentes situações de execução: (1) sem o feedback visual e sem a orientação do professor; (2) com o feedback visual, mas sem orientação do professor; (3) com o feedback visual e com a orientação do professor. Os resultados apontam melhorias na performance das cantoras com o feedback visual, principalmente com o auxilio do professor. As sopranos mais experientes obtiveram melhores resultados com a utilização do software, o que foi confirmado pela literatura. Concluiu-se que os conhecimentos sobre acústica e fisiologia da voz são imprescindíveis na utilização desse tipo de ferramenta, que se mostrou bastante útil na visualização e melhoria dos aspectos técnico vocais trabalhados. |
id |
UFMG_b65622717adfb4300b27a72e1094a753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ATXN9W |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Betania Parizzi FonsecaMauricio Freire GarciaFelipe de Oliveira AmorimWalenia Marilia SilvaLuciana Monteiro de Castro Silva DutraGreyce Ornelas Viana Teixeira2019-08-14T10:40:19Z2019-08-14T10:40:19Z2017-09-20http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9WEsse trabalho é uma pesquisa de caráter exploratório, onde testamos a utilização do software Overtone Analyser como ferramenta pedagógica para visualização de aspectos técnicos vocais em aulas de canto lírico em uma universidade brasileira. A pesquisa foi realizada em ambiente controlado, ou seja, em um laboratório. Sete sopranos e uma professora de canto de ensino superior utilizaram o software de análises acústicas em dois vocalises, buscando visualizar três aspectos técnico vocais: (1) qualidade vocal; (2) regularidade do vibrato, e (3) quebra da voz nas passagens de registro. Cada um destes trechos foi cantado e averiguado em três diferentes situações de execução: (1) sem o feedback visual e sem a orientação do professor; (2) com o feedback visual, mas sem orientação do professor; (3) com o feedback visual e com a orientação do professor. Os resultados apontam melhorias na performance das cantoras com o feedback visual, principalmente com o auxilio do professor. As sopranos mais experientes obtiveram melhores resultados com a utilização do software, o que foi confirmado pela literatura. Concluiu-se que os conhecimentos sobre acústica e fisiologia da voz são imprescindíveis na utilização desse tipo de ferramenta, que se mostrou bastante útil na visualização e melhoria dos aspectos técnico vocais trabalhados.This present work presents an exploratory research whose objective is to investigate how acoustic analysis softwares can act as pedagogical tool in lyric singing lessons in a Brazilian institution of higher education. The research used an exploratory methodology, in controlled environment, that is, in a laboratory. Seven sopranos and a singing teacher used the acoustic analysis software in two vocalizes to visualize three vocal technical aspects: (1) vocal quality; (2) regularity of the vibrato, and (3) breaking in the vocal registers. Each of these excerpts was sung and investigated in three different situations: (1) without visual feedback and without the guidance of the teacher; (2) with visual feedback, but without teacher's guidance; (3) with visual feedback and teacher guidance. The results point to improvements in the performance of the singers with visual feedback, mainly with the help of the teacher. The most experienced sopranos obtained better results with the use of the software, which was confirmed by the literature. The knowledge about acoustic and physiology of the voice is essential in the use of this kind of tool, which has proved to be very useful in visualizing and improving the vocal technical aspects worked.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVoz EducacaoMusicaCanto Instrução e ensinoAcústica musicalensino do cantoacústica da vozFeedback visual em tempo realsoftware de análise acústica e cantoSoftwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do cantoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___greyce_ornelas.pdfapplication/pdf13689610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ATXN9W/1/disserta__o___greyce_ornelas.pdf416492df9f389d2bd478b0b18201bd6eMD51TEXTdisserta__o___greyce_ornelas.pdf.txtdisserta__o___greyce_ornelas.pdf.txtExtracted texttext/plain167350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ATXN9W/2/disserta__o___greyce_ornelas.pdf.txtf77d8becf701d41e53d58f14fbefcb28MD521843/AAGS-ATXN9W2019-11-14 06:19:37.755oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ATXN9WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:19:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
title |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
spellingShingle |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto Greyce Ornelas Viana Teixeira ensino do canto acústica da voz Feedback visual em tempo real software de análise acústica e canto Voz Educacao Musica Canto Instrução e ensino Acústica musical |
title_short |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
title_full |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
title_fullStr |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
title_full_unstemmed |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
title_sort |
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
author |
Greyce Ornelas Viana Teixeira |
author_facet |
Greyce Ornelas Viana Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Betania Parizzi Fonseca |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mauricio Freire Garcia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Felipe de Oliveira Amorim |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Walenia Marilia Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greyce Ornelas Viana Teixeira |
contributor_str_mv |
Maria Betania Parizzi Fonseca Mauricio Freire Garcia Felipe de Oliveira Amorim Walenia Marilia Silva Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino do canto acústica da voz Feedback visual em tempo real software de análise acústica e canto |
topic |
ensino do canto acústica da voz Feedback visual em tempo real software de análise acústica e canto Voz Educacao Musica Canto Instrução e ensino Acústica musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Voz Educacao Musica Canto Instrução e ensino Acústica musical |
description |
Esse trabalho é uma pesquisa de caráter exploratório, onde testamos a utilização do software Overtone Analyser como ferramenta pedagógica para visualização de aspectos técnicos vocais em aulas de canto lírico em uma universidade brasileira. A pesquisa foi realizada em ambiente controlado, ou seja, em um laboratório. Sete sopranos e uma professora de canto de ensino superior utilizaram o software de análises acústicas em dois vocalises, buscando visualizar três aspectos técnico vocais: (1) qualidade vocal; (2) regularidade do vibrato, e (3) quebra da voz nas passagens de registro. Cada um destes trechos foi cantado e averiguado em três diferentes situações de execução: (1) sem o feedback visual e sem a orientação do professor; (2) com o feedback visual, mas sem orientação do professor; (3) com o feedback visual e com a orientação do professor. Os resultados apontam melhorias na performance das cantoras com o feedback visual, principalmente com o auxilio do professor. As sopranos mais experientes obtiveram melhores resultados com a utilização do software, o que foi confirmado pela literatura. Concluiu-se que os conhecimentos sobre acústica e fisiologia da voz são imprescindíveis na utilização desse tipo de ferramenta, que se mostrou bastante útil na visualização e melhoria dos aspectos técnico vocais trabalhados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T10:40:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T10:40:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ATXN9W/1/disserta__o___greyce_ornelas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ATXN9W/2/disserta__o___greyce_ornelas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
416492df9f389d2bd478b0b18201bd6e f77d8becf701d41e53d58f14fbefcb28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971163138228224 |