A compreensão de licenciandos em Química sobre o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQXFCL
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de analisar o entendimento de licenciandos em Química que participaram/participam de projetos de imersão na docência (PIBID e Projeto Práticas Motivadoras de Química) sobre o papel do professor, do estudante e do conhecimento, no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário e um grupo focal. O questionário foi proposto com questões básicas visando identificar o entendimento dos licenciandos em Química sobre o papel do professor, do estudante e do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, bem como o imaginário de cada um sobre a atuação profissional, como educadores. Após a análise dos questionários, organizamos o grupo focal com aqueles licenciandos que apresentaram concepções bem estabelecidas (mais tradicionais ou fundamentadas nas discussões atuais da área de ensino) sobre o que estávamos investigando. Essa etapa teve a expectativa de diminuir o grau de inferência das pesquisadoras, agregar informações acerca da opinião dos licenciandos sobre os pontos levantados no questionário e compreender melhor os pontos que, eventualmente, ficaram incompletos. Para a análise dos questionários e do grupo focal foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Por meio da análise de conteúdo, percebemos que os licenciandos, envolvidos na pesquisa, em sua maioria apresentam uma concepção do papel do professor e do estudante condizentes com as discussões realizadas nesses Projetos e na literatura atual da área de ensino. A concepção desses licenciandos sobre o papel do conhecimento científico encontra-se menos consolidada. Pareceu-nos que a maior parte dos futuros professores envolvidos na pesquisa valorizam o conteúdo científico em detrimento da formação cidadã. Os licenciandos investigados apresentam consciência da importância de inserir as tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem em suas aulas, argumentam que irão utilizar essas estratégias quando atuarem como professores, mas apresentam uma noção de planejamento com mais foco nos conceitos que pretendem trabalhar do que nos objetivos educacionais. Os Projetos de Imersão na Docência se mostram importantes para a formação dos licenciandos envolvidos na pesquisa, à medida que os inserem em uma vivência com outros modos de dar aula, além daquele em que foram formados. O entendimento sobre o papel do professor, do estudante e do conhecimento é coerente com a discussão atual da área, embora ainda precise evoluir, em alguns casos. Eles se mostraram capazes de entender a necessidade de motivar e envolver os estudantes nas aulas, utilizando para isso as tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. Enfatizamos que, ao serem inseridos no campo para o qual estão sendo formados durante todo o curso de licenciatura, os licenciandos tendem a relacionar os saberes teóricos com a prática docente, mais do que seriam capazes se esses projetos não acontecessem.
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Após a análise dos questionários, organizamos o grupo focal com aqueles licenciandos que apresentaram concepções bem estabelecidas (mais tradicionais ou fundamentadas nas discussões atuais da área de ensino) sobre o que estávamos investigando. Essa etapa teve a expectativa de diminuir o grau de inferência das pesquisadoras, agregar informações acerca da opinião dos licenciandos sobre os pontos levantados no questionário e compreender melhor os pontos que, eventualmente, ficaram incompletos. Para a análise dos questionários e do grupo focal foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Por meio da análise de conteúdo, percebemos que os licenciandos, envolvidos na pesquisa, em sua maioria apresentam uma concepção do papel do professor e do estudante condizentes com as discussões realizadas nesses Projetos e na literatura atual da área de ensino. A concepção desses licenciandos sobre o papel do conhecimento científico encontra-se menos consolidada. Pareceu-nos que a maior parte dos futuros professores envolvidos na pesquisa valorizam o conteúdo científico em detrimento da formação cidadã. Os licenciandos investigados apresentam consciência da importância de inserir as tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem em suas aulas, argumentam que irão utilizar essas estratégias quando atuarem como professores, mas apresentam uma noção de planejamento com mais foco nos conceitos que pretendem trabalhar do que nos objetivos educacionais. Os Projetos de Imersão na Docência se mostram importantes para a formação dos licenciandos envolvidos na pesquisa, à medida que os inserem em uma vivência com outros modos de dar aula, além daquele em que foram formados. O entendimento sobre o papel do professor, do estudante e do conhecimento é coerente com a discussão atual da área, embora ainda precise evoluir, em alguns casos. Eles se mostraram capazes de entender a necessidade de motivar e envolver os estudantes nas aulas, utilizando para isso as tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. Enfatizamos que, ao serem inseridos no campo para o qual estão sendo formados durante todo o curso de licenciatura, os licenciandos tendem a relacionar os saberes teóricos com a prática docente, mais do que seriam capazes se esses projetos não acontecessem.This research had the purpose of analyzing the understanding of Chemistry teachers trainee who participated/are participating in teaching initiation programs (PIBID and Projetos Práticas Motivadoras de Química) on the role of teacher, student and knowledge in the teaching and learning process. We used as a data collection instrument a quiz and a focus group. The quiz was proposed with basic questions aiming at identifying the understanding of Chemistry teachers trainee about the role of the teacher, student and knowledge in the teaching and learning process, as well as the imaginary of each one about the professional performance, as educators. After analyzing the quiz, we organized the focus group with those teacherss trainee who presented well-established conceptions (more traditional or based on the current discussions of the teachings area) about what we were investigating. This stage had the expectation of reducing the degree of inference of the researchers, adding information about the opinion of the Chemistry teachers trainee on the points raised in the quiz and better understanding the points that eventually became incomplete. For the analysis of the quiz and the focus group, the Content Analysis methodology proposed by Bardin (1977) was used. Through the analysis of content, we noticed that the Chemistry teachers trainee, involved in the research, mostly present a conception of the role of the teacher and the student consistent with the discussions carried out in these Projects and in the current literature of the teachings area. The conception of these Chemistry teachers trainee on the role of scientific knowledge is less consolidated. It seemed to us that most of the future teachers involved in the research value the scientific content to the detriment of the citizen training. The teachers trainee researched are aware of the importance of inserting contemporary trends in teaching and learning in their classes, they argue that they will use these strategies when they act as teachers, but present a notion of planning with more focus on the concepts that intend to work than on the educational objectives . The teaching initiation programs are important for the training of the subjects involved in the research, as they place them in an experience with "other" ways of giving classes, in addition to the one in which they were formed. Understanding the role of teacher, student, and knowledge is consistent with the current discussion of the area, although it still needs to evolve in some cases. They were able to understand the need to motivate and engage students in class by using contemporary trends in teaching and learning. We emphasize that, when they are inserted in the field for which they are being trained during the entire course, the teachers trainee tend to relate the theoretical knowledge with the teaching practice, more than they would be able if these projects had not happened.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoQuimica Estudo e ensinoProfessores FormaçãoProfessores de quimicaEnsino de químicaFormação inicialProjetos de imersão à docênciaA compreensão de licenciandos em Química sobre o processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final__maria_luiza_botelho.pdfapplication/pdf1494895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQXFCL/1/disserta__o_vers_o_final__maria_luiza_botelho.pdf8c178d99114f8a3848993b3fd9cd5417MD51TEXTdisserta__o_vers_o_final__maria_luiza_botelho.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final__maria_luiza_botelho.pdf.txtExtracted texttext/plain342355https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQXFCL/2/disserta__o_vers_o_final__maria_luiza_botelho.pdf.txtc33a9ef1084352b9bcab6572d4138c00MD521843/BUOS-AQXFCL2019-11-14 07:48:37.182oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQXFCLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:48:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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