Contribuições do ensino de Ciências com enfoque CTS para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU9KZL
Resumo: Nas últimas décadas, a comunidade especializada tem se dedicado a discutir mudanças na educação escolar, visando à promoção de práticas mais coerentes com as características e as necessidades da sociedade atual. Para isso, novas estratégias de ensino são requeridas. No ensino de Ciências, uma das tendências inovadoras que tem ganhado destaque é a abordagem temática com enfoque na relação entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Muitas pesquisas têm credenciado a perspectiva CTS como uma maneira de potencializar o engajamento dos estudantes em estudar sobre Ciências. Entretanto, noque se refere à apropriação de conceitos científicos, os resultados das pesquisas não nos parecem consensuais. Enquanto algumas investigações apresentam resultados que credenciam a perspectiva CTS como uma abordagem potencializadora da apropriação deconceitos científicos pelos estudantes, outros trabalhos não reconhecem nessa abordagem o mesmo potencial. Consideramos que a apropriação de conceitos científicos é um elemento importante para que os estudantes desenvolvam o letramento científico (LC). Adotamos uma concepção crítica de LC, em que os conceitos científicos devem serarticulados como ferramenta de compreensão do contexto no qual os estudantes estão inseridos. Nesse sentido, nossa pesquisa foi desenvolvida como uma tentativa de avançar na compreensão sobre a contribuição do ensino de Ciências na perspectiva CTS para os estudantes, mais especificamente, para a apropriação de conceitos científicos e aplicação dos mesmos em contextos de relevância social. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática nesta perspectiva com a temática Água no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizamos a gravação em áudio e vídeo das aulas desenvolvidas. Além disso, os estudantes participantes da pesquisa responderam um questionário de múltipla escolha com quatro questões que exigiam a articulação dos conceitos científicos abordados na sequência didática e produziram textos escritos sobre a temática, antes e após o desenvolvimento da sequência. A análise dos resultados nos permitiu perceber que o índice de acerto nas questões de múltipla escolha foi maior do que o habitual. Nossa análise revelou alguns aspectos que indicam favorecer a apropriação de conceitos científicos na abordagem CTS. São eles: a problematização, o uso de evidências e o uso de um tema de relevância social e científica. Por outro lado, a análise dos textos evidenciou que, após a vivência na sequência didática, os estudantes incorporaram a dimensão científica para seposicionar em relação à temática Água. Entendemos que esta sequência didática oportunizou que muitos estudantes utilizassem o conhecimento produzido no espaço escolar para compreender a temática em questão. Dessa maneira, consideramos que o ensino na perspectiva CTS contribui para o desenvolvimento do LC dos estudantes.
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Realizamos a gravação em áudio e vídeo das aulas desenvolvidas. Além disso, os estudantes participantes da pesquisa responderam um questionário de múltipla escolha com quatro questões que exigiam a articulação dos conceitos científicos abordados na sequência didática e produziram textos escritos sobre a temática, antes e após o desenvolvimento da sequência. A análise dos resultados nos permitiu perceber que o índice de acerto nas questões de múltipla escolha foi maior do que o habitual. Nossa análise revelou alguns aspectos que indicam favorecer a apropriação de conceitos científicos na abordagem CTS. São eles: a problematização, o uso de evidências e o uso de um tema de relevância social e científica. Por outro lado, a análise dos textos evidenciou que, após a vivência na sequência didática, os estudantes incorporaram a dimensão científica para seposicionar em relação à temática Água. Entendemos que esta sequência didática oportunizou que muitos estudantes utilizassem o conhecimento produzido no espaço escolar para compreender a temática em questão. Dessa maneira, consideramos que o ensino na perspectiva CTS contribui para o desenvolvimento do LC dos estudantes.In the last decades, the specialized community has been dedicated to discussing changes in scholar education, aiming at the promotion of practices more coherent with the characteristics and the necessities of the contemporary society. Therefore, new teaching strategies are required. In science education, one of the innovative trends, which has gained prominence, is the thematic approach focused on the relationship between science, technology and society (STS). Many researches have credited the STS perspective as a way to leverage students' engagement in studying science. However, empirical results do not seem consensual with regard to the learning of scientific concepts. While some studiespresent results that endorse the STS perspective as a positive approach to support students learning of scientific concepts, other studies do not recognize the same potential. We consider the learning of scientific concepts as an important element for students to develop scientific literacy (SL). We have adopted a critical conception of SL, in whichscientific concepts have to be articulated as a tool for understanding the context in which students are inserted. Therefore, our study intended to advance the understanding about the contribution of STS approach to science education, more specifically, to the learning of scientific concepts and their application in contexts of social relevance. We developed aSTS didactic sequence on the theme "water" in the context of Adult Education. All the classes in which the didactic sequence was applied were audio and video recording. In addition, the students answered a multiple-choice questionnaire comprised by four questions that require the articulation of the scientific concepts addressed in the STS didactic sequence. The analysis of the results showed that the success rate in the multiplechoice questions was higher than usual. Our analyses indicate that some aspects supported the students learning of scientific concepts in STS approach: the use of problematic situations, the use of evidence and the use of a theme of social and scientific relevance. Inaddition, the students wrote two texts about the theme "water": one at the beginning and another at the end of the didactic sequence. The analysis of these texts showed that, after the STS didactic sequence, the students started to use the scientific dimension to position themselves in relation to the theme "water". We concluded that the STS didactic sequence made it possible for many students to use the knowledge produced in the school to understand issues relevant to society. Our conclusion corroborate the view that STS teaching contributes to the development of students' SL.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLetramentoCiências Estudo e ensinoEnsino de ciênciasCtsLetramento científicoEnsino temáticoEjaContribuições do ensino de Ciências com enfoque CTS para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_victor___vers_o_final.pdfapplication/pdf1785643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU9KZL/1/dissertac_a_o_victor___vers_o_final.pdf1bc07e6ce564492e2e2f219ae90266b4MD51TEXTdissertac_a_o_victor___vers_o_final.pdf.txtdissertac_a_o_victor___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain325466https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU9KZL/2/dissertac_a_o_victor___vers_o_final.pdf.txtd2eb27417a80f6da89faa2c5caaecbbaMD521843/BUOS-AU9KZL2019-11-14 04:32:55.236oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AU9KZLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:32:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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