Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_bcc9e97de5136a0b34ebea6a8961c76f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VAFA-BDGLQ9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Helena Maria Tarchi CrivellariEliane Pawlowski Oliveira AraujoJosmaria Lima Ribeiro de OliveiraPaulo Fernando da Silva2019-08-13T16:36:02Z2019-08-13T16:36:02Z2019-04-25http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BDGLQ9Diretrizes basilares do Decreto nº 6.932 de 2009, conhecido como decreto cidadão e demais desdobramentos estabeleceram procedimentos e padrões de qualidade para a elaboração e divulgação de um documento intitulado carta de serviços. Trata-se de um texto escrito, de gestão pública e de caráter informativo, adotado por diversos países e que tem, por finalidade, promover a simplificação do atendimento ao público por meio da disseminação da informação para a sociedade. A obrigatoriedade de cumprimento de tal preceito recai, no caso brasileiro, sobre os órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam serviços aos cidadãos, como é o caso das bibliotecas universitárias. Dentre as formas eleitas pela legislação para promover a divulgação das cartas de serviços, encontram-se os portais institucionais das universidades alojados na internet. Nesse sentido, esta pesquisa exploratória e documental buscou identificar a presença de padrões normatizados pelo decreto nos excertos das cartas de serviços que projetam informações sobre as atividades de atendimento ao público das bibliotecas universitárias. Ademais, também analisou os websites desses órgãos em busca de informações complementares de mesma natureza e nível. Pretendeu-se, dessa forma, responder à principal questão norteadora desta pesquisa, isto é, Como as informações contidas nas cartas de serviços publicadas pelas universidades encontravam-se configuradas em função dos dispositivos do decreto cidadão na parte que contém informações específicas sobre bibliotecas universitárias? e, assim, contribuir para o aperfeiçoamento do atendimento ao público no tocante à disponibilidade de informação para os usuários de bibliotecas universitárias sob o prisma dos valores da transparência pública. A metodologia fundamentou-se em um estudo quali-quantitativo das cartas de serviços publicadas por 62 Instituições Federais de Educação Superior do país, assim como na avaliação das informações contidas nos websites das bibliotecas de todas essas instituições selecionadas. Utilizou-se, para definição da amostra, dos critérios de avaliação universitária produzidos pelo Ministério da Educação brasileiro e medidos pelo ranking do Índice Geral de Cursos. Como complemento, pesquisas documentais também foram realizadas, principalmente, sobre a legislação concernente. Os resultados demonstraram que, no tocante à parte das cartas de serviços que trata das bibliotecas, as informações divulgadas não se mostram compatíveis com as diretrizes traçadas pelas normas regentes da matéria. Apurou-se ainda que, algumas das informações que não figuraram nesses documentos, encontravam-se disponíveis nos websites. Portanto, torna-se evidente a necessidade de promover adaptações e melhorias nesse trecho das cartas de serviços, de forma a atender, com maior propriedade, os dispositivos do decreto cidadão.Basic guidelines of Decree No. 6.932 of 2009, known as "citizen decree" and other developments established procedures and quality standards for the preparation and disclosure of a document entitled "service letter". It is a written text, public management and informational, adopted by several countries and whose purpose is to promote simplification of service to the public through the dissemination of information to society. The obligation to comply with this rule falls, in the Brazilian case, on the organs and entities of the federal executive branch that provide services to citizens, such as university libraries. Among the forms chosen by the legislation to promote the disclosure of service letters are the institutional portals of universities hosted on the Internet. In this sense, this exploratory and documentary research sought to identify the presence of norms standardized by the decree in the excerpts of service letters that project information on the activities of public attendance of university libraries. In addition, it also analyzed the websites of these agencies in search of complementary information of the same nature and level. It was intended, therefore, to answer the main guiding question of this research, that is to say, "Since the information contained in the letters of services published by the universities were configured according to the provisions of the citizen decree in the part containing specific information on university libraries?" And, thus, contribute to the improvement of public service regarding the availability of information for users of university libraries under the prism of the values of public transparency. The methodology was based on a qualitative study of the service letters published by 62 Federal Institutions of Higher Education in the country, as well as on the evaluation of the information contained in the websites of the libraries of all these selected institutions. For the definition of the sample, the university evaluation criteria produced by the Brazilian Ministry of Education and measured by the General Index of Courses were used. As a complement, documentary research was also carried out, mainly, on the legislation concerned. The results have shown that, with regard to the part of service letters dealing with libraries, the information disclosed is not compatible with the guidelines established by the relevant regulatory bodies. It was also found that some of the information that was not included in these documents was available on the websites. Therefore, it becomes evident the need to promote adaptations and improvements in this section of the service charters, in order to meet, with greater ownership, the provisions of the citizen decree.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia Serviços de informaçãoCiência da InformaçãoBibliotecas universitáriasDisseminação Seletiva da informaçãoDisseminação da informação Carta de serviços Biblioteca universitária Simplificação do atendimento TransparênciaDisseminação informacional em bibliotecas universitárias: uma vertente expressa por uma carta de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_paulo_fernando_da_silva.pdfapplication/pdf2855813https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BDGLQ9/1/dissertacao_paulo_fernando_da_silva.pdf08220a581eb39eff325623b798dd94b2MD51TEXTdissertacao_paulo_fernando_da_silva.pdf.txtdissertacao_paulo_fernando_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain258875https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BDGLQ9/2/dissertacao_paulo_fernando_da_silva.pdf.txt7a494020ddb4558cd67e6248114f5bf8MD521843/VAFA-BDGLQ92019-11-14 15:28:15.432oai:repositorio.ufmg.br:1843/VAFA-BDGLQ9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:28:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547894072934400