"Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helga Cristina Goncalves Possas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-72MSXT
Resumo: Fundada em 1927, sob o nome de UMG - Universidade de Minas Gerais, a história desta instituição está organicamente ligada à história de Belo Horizonte. Inicialmente como instituição privada, subsidiada pelo Estado, a Universidade foi incorporada à esfera federal em 1949. Desde então, diversos foram os caminhos percorridos pelas Faculdades que foram se integrando ao projeto científico da Universidade, que adotou o nome UFMG apenas em 1969. Acreditamos que perceber como se deu, ao longo dos seus 76 anos, a produção e divulgação científica desta Instituição, é perceber também a própria história de Belo Horizonte. Este caminho, no entanto, não é de fácil execução. A UFMG conta atualmente com inúmeros espaços dedicados à preservação e divulgação de sua memória científica, passando por publicações, projetos de extensão, pesquisas, arquivos e exposições. Cada espaço tem uma memória própria, uma dinâmica interna e uma forma particular de produzir e divulgar a sua ciência. Sendo assim, fizemos um recorte nos museus de ciência que se encontram hoje em funcionamento ("Museu de História Natural e Jardim Botânico" e "Museu de Ciências Morfológicas"), na tentativa de, através deles, perceber a caminhada da Universidade no que diz respeito à sua produção científica e conseqüente divulgação.
id UFMG_bf85e8f2023e207a5b9c5f99a094ed41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VGRO-72MSXT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Betania Goncalves FigueiredoMaria Margaret LopesMaria Eliza Linhares BorgesHelga Cristina Goncalves Possas2019-08-12T18:42:04Z2019-08-12T18:42:04Z2006-03-27http://hdl.handle.net/1843/VGRO-72MSXTFundada em 1927, sob o nome de UMG - Universidade de Minas Gerais, a história desta instituição está organicamente ligada à história de Belo Horizonte. Inicialmente como instituição privada, subsidiada pelo Estado, a Universidade foi incorporada à esfera federal em 1949. Desde então, diversos foram os caminhos percorridos pelas Faculdades que foram se integrando ao projeto científico da Universidade, que adotou o nome UFMG apenas em 1969. Acreditamos que perceber como se deu, ao longo dos seus 76 anos, a produção e divulgação científica desta Instituição, é perceber também a própria história de Belo Horizonte. Este caminho, no entanto, não é de fácil execução. A UFMG conta atualmente com inúmeros espaços dedicados à preservação e divulgação de sua memória científica, passando por publicações, projetos de extensão, pesquisas, arquivos e exposições. Cada espaço tem uma memória própria, uma dinâmica interna e uma forma particular de produzir e divulgar a sua ciência. Sendo assim, fizemos um recorte nos museus de ciência que se encontram hoje em funcionamento ("Museu de História Natural e Jardim Botânico" e "Museu de Ciências Morfológicas"), na tentativa de, através deles, perceber a caminhada da Universidade no que diz respeito à sua produção científica e conseqüente divulgação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas Gerais MuseusHistóriaCiência HistóriaMuseusUFMG"Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdfapplication/pdf1483834https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-72MSXT/1/disserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf4c9c2126ef203bc8d4adca15876d9a66MD51TEXTdisserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf.txtdisserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf.txtExtracted texttext/plain190417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-72MSXT/2/disserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf.txtcbb1d4c0ee90beb2b96d24755aae0428MD521843/VGRO-72MSXT2019-11-14 19:18:12.684oai:repositorio.ufmg.br:1843/VGRO-72MSXTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:18:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
title "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
spellingShingle "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
Helga Cristina Goncalves Possas
Museus
UFMG
Universidade Federal de Minas Gerais Museus
História
Ciência História
title_short "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
title_full "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
title_fullStr "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
title_full_unstemmed "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
title_sort "Saber fazer e fazer saber : os museus de ciência da UFMG": (uma contribuição para a reflexão em torno dos museus de ciência universitários)
author Helga Cristina Goncalves Possas
author_facet Helga Cristina Goncalves Possas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Betania Goncalves Figueiredo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Margaret Lopes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Eliza Linhares Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Helga Cristina Goncalves Possas
contributor_str_mv Betania Goncalves Figueiredo
Maria Margaret Lopes
Maria Eliza Linhares Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
UFMG
topic Museus
UFMG
Universidade Federal de Minas Gerais Museus
História
Ciência História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais Museus
História
Ciência História
description Fundada em 1927, sob o nome de UMG - Universidade de Minas Gerais, a história desta instituição está organicamente ligada à história de Belo Horizonte. Inicialmente como instituição privada, subsidiada pelo Estado, a Universidade foi incorporada à esfera federal em 1949. Desde então, diversos foram os caminhos percorridos pelas Faculdades que foram se integrando ao projeto científico da Universidade, que adotou o nome UFMG apenas em 1969. Acreditamos que perceber como se deu, ao longo dos seus 76 anos, a produção e divulgação científica desta Instituição, é perceber também a própria história de Belo Horizonte. Este caminho, no entanto, não é de fácil execução. A UFMG conta atualmente com inúmeros espaços dedicados à preservação e divulgação de sua memória científica, passando por publicações, projetos de extensão, pesquisas, arquivos e exposições. Cada espaço tem uma memória própria, uma dinâmica interna e uma forma particular de produzir e divulgar a sua ciência. Sendo assim, fizemos um recorte nos museus de ciência que se encontram hoje em funcionamento ("Museu de História Natural e Jardim Botânico" e "Museu de Ciências Morfológicas"), na tentativa de, através deles, perceber a caminhada da Universidade no que diz respeito à sua produção científica e conseqüente divulgação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:42:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:42:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VGRO-72MSXT
url http://hdl.handle.net/1843/VGRO-72MSXT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-72MSXT/1/disserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-72MSXT/2/disserta__o_de_helga_cristina_gon_alves_possas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c9c2126ef203bc8d4adca15876d9a66
cbb1d4c0ee90beb2b96d24755aae0428
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971166242013184