Operação de carregamento de caminhões-tanque para distribuição de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávio Ramos Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GZY
Resumo: O presente trabalho descreve e analisa o transporte, operação e produtividade nas entregas de caminhões-tanque em Base de Distribuição de Combustíveis de uma empresa próximas a refinaria de petróleo da Petrobras REGAP (Refinaria Gabriel Passos), localizada no município de Betim-MG. A empresa de Distribuição de Combustíveis, foco deste estudo, possui a sua frota própria e usa também veículos agregados. Utilizam em suas operações os sistemas de logística tradicional TOP Loading e sistema moderno e Botton Loading para realizar as entregas aos postos consumidores. Em função do alto custo na distribuição de combustíveis, um dos primeiros desafios é fazer um diagnóstico, através de pesquisa bibliográfica, das principais vantagens ou oportunidades, em termos de aumento de competitividade e lucratividade ao substituir o tipo de carregamento de caminhões-tanque usado atualmente. No contexto descrito, verificou-se que a escolha entre o sistema de logística de carregamento tradicional TOP Loading e o sistema moderno e Bottom Loading se revela um fator importante na redução dos custos operacionais e consequentemente se traduz em ganho de competitividade e lucratividade para a empresa. O desenvolvimento tecnológico tem possibilitado muitos avanços nas diversas áreas da atividade humana. O emprego dessas novas tecnologias no setor industrial logístico tem propiciado uma competição cada vez mais acirrada, e detalhes antes até ignorados, podem se tornar o diferencial. Nesse sentido, técnicas de logística podem fazer a diferença nos indicadores de desempenho e competitividade.
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