Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miria Cleia Lopes Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6JWG
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da Educação à Distância para a capacitação dos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação Profissional. Foram relacionados artigos publicados no período de 2004 a 2013, nos idiomas português ou espanhol, sendo selecionados 22 artigos para análise. Diante dos achados, foi possível perceber que a Educação à Distância viabiliza o acesso ao aprendizado e apresenta contribuiçõessignificativas para a capacitação dos profissionais da saúde como: Metodologia Inovadora, por meio da transformação dos métodos de ensino com utilização de tecnologias; Construção do conhecimento, otimizando a formação adequada dos profissionais; Facilitadora daEducação Permanente, sendo forte o auxílio no apoio do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde; Flexibilidade e Aprendizado colaborativo, ao propiciar tempo necessário para dominar o conteúdo a partir do seu ritmo de aprendizado, necessidade,capacidade e disponibilidade de tempo. A maioria dos profissionais de saúde que escolhe essa modalidade de ensino pode se tornar sujeito ativo de sua aprendizagem, com autonomia para definir horários, escolha de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, sendo esta uma modalidade de ensino dinâmica, que estimula o indivíduo à interação. O sucesso das experiências de aprendizagem em Educação à Distância contribuem para a efetividade das ações educacionais reflexivas em relação à realidade dos serviços de saúde.
id UFMG_c44aff85fe813341f996d079eb9531a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6JWG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Virginia Mascarenhas Nascimento TeixeiraMiria Cleia Lopes Borges2019-08-12T12:30:48Z2019-08-12T12:30:48Z2014-04-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6JWGO objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da Educação à Distância para a capacitação dos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação Profissional. Foram relacionados artigos publicados no período de 2004 a 2013, nos idiomas português ou espanhol, sendo selecionados 22 artigos para análise. Diante dos achados, foi possível perceber que a Educação à Distância viabiliza o acesso ao aprendizado e apresenta contribuiçõessignificativas para a capacitação dos profissionais da saúde como: Metodologia Inovadora, por meio da transformação dos métodos de ensino com utilização de tecnologias; Construção do conhecimento, otimizando a formação adequada dos profissionais; Facilitadora daEducação Permanente, sendo forte o auxílio no apoio do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde; Flexibilidade e Aprendizado colaborativo, ao propiciar tempo necessário para dominar o conteúdo a partir do seu ritmo de aprendizado, necessidade,capacidade e disponibilidade de tempo. A maioria dos profissionais de saúde que escolhe essa modalidade de ensino pode se tornar sujeito ativo de sua aprendizagem, com autonomia para definir horários, escolha de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, sendo esta uma modalidade de ensino dinâmica, que estimula o indivíduo à interação. O sucesso das experiências de aprendizagem em Educação à Distância contribuem para a efetividade das ações educacionais reflexivas em relação à realidade dos serviços de saúde.The aim of this study was to analyze the contributions of distance education for the training of health professionals. It is an integrative review, with search of articles indexed in the databases of the Virtual Health Library, with the keywords: distance education, health personnel and professional training. Were related articles published in the period from 2004 to 2013, in Portuguese or Spanish languages, being selected 22 articles for analysis. Given the findings, it was possible to notice that the distance education enables access to learning and presents significant contributions to the training of health professionals as: innovative methodology, through transformation of teaching methods with use of technologies; Knowledge construction, optimizing the adequate training of professionals; Facilitator of permanent education, being strong aid in support of the continued development of health professionals; Flexibility and collaborative learning, to provide time needed to master thecontent from your learning pace, need, capacity and availability of time. Most health professionals who choose this way of teaching can become subject to their active learning, with autonomy to set timetables, choice of access to technological resour ces available, andthis is a dynamic teaching mode, which stimulates the individual to interact. The success of distance education learning experiences contribute to the effectiveness of reflective educational actions in relation to the reality of health services.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação à DistânciaPessoal de SaúdeCapacitação ProfissionalContribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdfapplication/pdf207452https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6JWG/1/tcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf0f819e6efe2744323e19217bda986979MD51TEXTtcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf.txttcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain48751https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6JWG/2/tcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf.txtb82138422cb1011c5a35c0b12a7bb9d8MD521843/VRNS-9N6JWG2019-11-14 17:46:11.462oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6JWGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:46:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
title Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
spellingShingle Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
Miria Cleia Lopes Borges
Educação à Distância
Pessoal de Saúde
Capacitação Profissional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
title_full Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
title_fullStr Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
title_full_unstemmed Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
title_sort Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
author Miria Cleia Lopes Borges
author_facet Miria Cleia Lopes Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginia Mascarenhas Nascimento Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Miria Cleia Lopes Borges
contributor_str_mv Virginia Mascarenhas Nascimento Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à Distância
Pessoal de Saúde
Capacitação Profissional
topic Educação à Distância
Pessoal de Saúde
Capacitação Profissional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da Educação à Distância para a capacitação dos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação Profissional. Foram relacionados artigos publicados no período de 2004 a 2013, nos idiomas português ou espanhol, sendo selecionados 22 artigos para análise. Diante dos achados, foi possível perceber que a Educação à Distância viabiliza o acesso ao aprendizado e apresenta contribuiçõessignificativas para a capacitação dos profissionais da saúde como: Metodologia Inovadora, por meio da transformação dos métodos de ensino com utilização de tecnologias; Construção do conhecimento, otimizando a formação adequada dos profissionais; Facilitadora daEducação Permanente, sendo forte o auxílio no apoio do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde; Flexibilidade e Aprendizado colaborativo, ao propiciar tempo necessário para dominar o conteúdo a partir do seu ritmo de aprendizado, necessidade,capacidade e disponibilidade de tempo. A maioria dos profissionais de saúde que escolhe essa modalidade de ensino pode se tornar sujeito ativo de sua aprendizagem, com autonomia para definir horários, escolha de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, sendo esta uma modalidade de ensino dinâmica, que estimula o indivíduo à interação. O sucesso das experiências de aprendizagem em Educação à Distância contribuem para a efetividade das ações educacionais reflexivas em relação à realidade dos serviços de saúde.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:30:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6JWG
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6JWG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6JWG/1/tcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6JWG/2/tcc_final_pos_defesa___encaminhado_por_email__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f819e6efe2744323e19217bda986979
b82138422cb1011c5a35c0b12a7bb9d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971248135798784