Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_c58d146ab07f8947ee26bf00af6794dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJLD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Hasla de Paula PachecoDaniella Demétrio Raid2019-08-10T10:38:01Z2019-08-10T10:38:01Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJLDO presente trabalho aborda o tema sobre os conselhos escolares na gestão na escola como importante ferramenta de participação na construção do PPP na gestão democrática, e tem como âmbito a revisão da literatura sobre a temática em questão ao qual embasaram o curso de gestão escolar da UFMG no ano de 2014. Partindo da análise teórica das concepções de participação social e democrática na gestão na escola, e as reflexões no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico do Centro Infantil Wilma Costa Pinto buscou-se descrever sobre a importância da existência desse canal de participação, o levantamento normativo do mesmo, somando ao PPP da escola Wilma da Costa Pinto, a importância da participação da comunidade escolar, na instituição para a emancipação humana. Objetivou-se explorar e refletir sobre a existência desse canal de participação no Centro Infantil Wilma da Costa Pinto Afonso, seu lócus, e os envolvidos, comunidade escolar e sociedade civil construindo saberes, aprendendo e com isso impulsionando a produção humana. A reflexão inicial aponta para a existência superficial do conselho escolar na instituição, meramente em resposta à legislação que normatiza e determina sua criação. O trabalho apresenta criticas em relação à inexistência efetiva de participação, e do conhecimento de fato deste espaço, como integrador entre a comunidade e escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoConselhos de educaçãoGestão democráticaConselho escolarParticipaçãoConselho escolar como espaço democrático: uma abordagem social e participativa na gestão na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdfapplication/pdf521727https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJLD/1/tcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdfc62b20bbb2ec71372f2db16c8a468a0fMD51TEXTtcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdf.txttcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain75406https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJLD/2/tcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdf.txtd6bb6d36b61e26598eaa5dc0f9f02d35MD521843/BUBD-9WQJLD2019-11-14 05:34:23.935oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJLDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:34:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547762436800512