Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS |
Resumo: | O trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico. |
id |
UFMG_c5ae7a396abd7cf1239e17c105d29c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJKHS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaine Soares FrancaRenata Vieira Saraiva2019-08-09T12:57:54Z2019-08-09T12:57:54Z2013-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHSO trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiência Estudo e ensinoJardins zoológicosEducação formalEnsino investigativoZoológicosEspaço não formalProposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho.pdfapplication/pdf276956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJKHS/1/trabalho.pdf6f313f5bf0b597923efb279d8e31a256MD51TEXTtrabalho.pdf.txttrabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain58870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJKHS/2/trabalho.pdf.txtb0b3a7a5629e094dc00c070c7dfffd00MD521843/BUOS-9AJKHS2019-11-14 05:58:53.393oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJKHSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:58:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
title |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências Renata Vieira Saraiva Educação formal Ensino investigativo Zoológicos Espaço não formal Educação Ciência Estudo e ensino Jardins zoológicos |
title_short |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
title_full |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
title_sort |
Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
author |
Renata Vieira Saraiva |
author_facet |
Renata Vieira Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elaine Soares Franca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Vieira Saraiva |
contributor_str_mv |
Elaine Soares Franca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação formal Ensino investigativo Zoológicos Espaço não formal |
topic |
Educação formal Ensino investigativo Zoológicos Espaço não formal Educação Ciência Estudo e ensino Jardins zoológicos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Ciência Estudo e ensino Jardins zoológicos |
description |
O trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:57:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:57:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJKHS/1/trabalho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJKHS/2/trabalho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f313f5bf0b597923efb279d8e31a256 b0b3a7a5629e094dc00c070c7dfffd00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971221102460928 |