A importância da interação escola e família na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hasla de Paula Pacheco
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPNZ
Resumo: O Presente trabalho visa analisar por meio do PPP a importância da interação escola e família na Educação Infantil da Escola Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize diante de uma gestão democrática, onde a comunidade participa por meio de projetos, palestras, reuniões. Sobretudo, visa revelar o quanto essa instituição trabalha em prol dessa interação tão importante para uma educação de qualidade e de uma educação para todos. O Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize apontou que a família está inteirada com a instituição por meio de vários fatores importantes do dia a dia da criança. Por fim, conferiu-se que esse processo é extremamente benéfico para a escola em análise pelos seguintes motivos: aproxima os dois mundos, o da família e da Instituição favorecendo aprendizagens mútuas, nas quais cada pessoa pode trazer uma experiência, um saber, uma maneira de fazer diferente e enriquecedora.
id UFMG_c617754052438d9c964d7d47d1bc3edb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LFPNZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2019-08-12T04:39:02Z2019-08-12T04:39:02Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPNZO Presente trabalho visa analisar por meio do PPP a importância da interação escola e família na Educação Infantil da Escola Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize diante de uma gestão democrática, onde a comunidade participa por meio de projetos, palestras, reuniões. Sobretudo, visa revelar o quanto essa instituição trabalha em prol dessa interação tão importante para uma educação de qualidade e de uma educação para todos. O Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize apontou que a família está inteirada com a instituição por meio de vários fatores importantes do dia a dia da criança. Por fim, conferiu-se que esse processo é extremamente benéfico para a escola em análise pelos seguintes motivos: aproxima os dois mundos, o da família e da Instituição favorecendo aprendizagens mútuas, nas quais cada pessoa pode trazer uma experiência, um saber, uma maneira de fazer diferente e enriquecedora.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducação pre-escolarEducaçãoEducação InfantilGestão democráticaEscolaFamíliaA importância da interação escola e família na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMaria Ermínia Preto de Oliveira CamposHasla de Paula Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdfapplication/pdf266406https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFPNZ/1/tcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf0b1cbd40af13f594a4d1bd6c28387540MD51TEXTtcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf.txttcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain105511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFPNZ/2/tcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf.txt74b5242ec570fa6d1d5fe13678e91ce9MD521843/BUOS-9LFPNZ2019-11-14 09:12:41.904oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LFPNZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da interação escola e família na Educação Infantil
title A importância da interação escola e família na Educação Infantil
spellingShingle A importância da interação escola e família na Educação Infantil
Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Educação Infantil
Gestão democrática
Escola
Família
Comunidade e escola
Educação pre-escolar
Educação
title_short A importância da interação escola e família na Educação Infantil
title_full A importância da interação escola e família na Educação Infantil
title_fullStr A importância da interação escola e família na Educação Infantil
title_full_unstemmed A importância da interação escola e família na Educação Infantil
title_sort A importância da interação escola e família na Educação Infantil
author Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
author_facet Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Hasla de Paula Pacheco
author_role author
author2 Hasla de Paula Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Hasla de Paula Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Gestão democrática
Escola
Família
topic Educação Infantil
Gestão democrática
Escola
Família
Comunidade e escola
Educação pre-escolar
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunidade e escola
Educação pre-escolar
Educação
description O Presente trabalho visa analisar por meio do PPP a importância da interação escola e família na Educação Infantil da Escola Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize diante de uma gestão democrática, onde a comunidade participa por meio de projetos, palestras, reuniões. Sobretudo, visa revelar o quanto essa instituição trabalha em prol dessa interação tão importante para uma educação de qualidade e de uma educação para todos. O Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Messias Alves Luiz Cerize apontou que a família está inteirada com a instituição por meio de vários fatores importantes do dia a dia da criança. Por fim, conferiu-se que esse processo é extremamente benéfico para a escola em análise pelos seguintes motivos: aproxima os dois mundos, o da família e da Instituição favorecendo aprendizagens mútuas, nas quais cada pessoa pode trazer uma experiência, um saber, uma maneira de fazer diferente e enriquecedora.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:39:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPNZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPNZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFPNZ/1/tcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFPNZ/2/tcc_maria_erminia_preto_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b1cbd40af13f594a4d1bd6c28387540
74b5242ec570fa6d1d5fe13678e91ce9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890643335970816