Gerenciamento de resíduos com risco biológico e perfurocortantes: conhecimento e sua aplicação no ciclo básico e na pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monica Maria Campolina Teixeira Stehling
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SSLA-7WSGDE
Resumo: Estudo qualiquantitativo sobre o conhecimento e a prática das ações de gestão dos resíduos do Grupo A com risco biológico e infectante e Grupo E com risco perfurante, cortante e escarificante, realizada no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008 e 2009. O estudo objetivou, identificar o conhecimento da comunidade pesquisada, relativas ao gerenciamento de resíduos, considerando todas as etapas desde a geração até a disposição final. Identificar a aplicação do conhecimento nas práticas do gerenciamento adequado de resíduos dentro dos laboratórios de pesquisa, seguindo as etapas que o compõe em conformidade com as legislações vigentes em nosso país. Foram pesquisados professores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas e funcionários. Aplicados questionários estruturados para os alunos de graduação, e semi-estruturados para os docentes, funcionários, pós-graduandos e bolsistas. Utilizou-se o método de freqüência e proporção; o banco de dados foi montado no Epi-Data 3.1 e exportado para o Excel. Percebeu-se desconhecimento sobre o assunto, mas um compromisso e preocupação da comunidade envolvida na pesquisa. Uma abordagem detalhada do tema tanto para alunos da graduação, quanto para docentes, funcionários, alunos de pós-graduação e bolsistas que atuam nos laboratórios de pesquisa é necessário para todas as categorias. Muitas das inadequações estão atreladas à desinformação. É visível a contribuição da deficiência de investimento institucional, nas questões de provimento de materiais e equipamentos necessários à implantação do gerenciamento de resíduos, o que gera um grau de impotência na comunidade pesquisada para a aplicação, na prática, dos conhecimentos existentes na gestão destes resíduos
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