Os diferentes mundos do bem-estar num país heterogêneo: o caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8ZLLD3 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar a interação do Estado, do Mercado e da Família no que diz respeito a Educação, Saúde, Previdência Social e serviços domésticos nas diferentes etapas do curso de vida (0 a 5, 6 a 17, 18 a 24, 25 a 59 e 60 anos ou mais). Apresenta-se um arcabouço metodológico alternativo que integra políticas sociais, inserção laboral e arranjos familiares. Para a análise utilizou-se a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009 e o modelo Grade of Membership (GoM). Os resultados encontrados definem os perfis Mercado, Estado, Família e Vulnerável para cada etapa do curso de vida e sexo. Os indivíduos do perfil Mercado estão nos 20% mais ricos da população, são predominantemente de cor/raça branca e adquirem educação, saúde e serviços domésticos monetariamente. O perfil Família é constituído por casal uma renda com filhos ou arranjos monoparentais, e os indivíduos não trabalham. Há características de educação e saúde tanto públicas quanto privadas. O perfil Estado é composto, na maioria das vezes, por pessoas que trabalham informalmente e recebem auxílio monetário do Estado. O último perfil, o Vulnerável, é o perfil em que há menor presença do Estado, do Mercado e de cuidados familiares. A análise dos resultados nos mostra a forte relação entre características do curso de vida (principalmente estudo e trabalho) e o tipo de provisão (pública ou privada) predominante. Destacam-se ainda as variações na frequência dos perfis, o tipo e a cobertura das políticas sociais nos diferentes grupos etários e sexo. |
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Eduardo Luiz Goncalves Rios NetoCassio Maldonado TurraMarta Teresa da Silva ArretcheHelena Cruz Castanheira2019-08-14T01:20:57Z2019-08-14T01:20:57Z2011-08-08http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8ZLLD3O objetivo desta dissertação é analisar a interação do Estado, do Mercado e da Família no que diz respeito a Educação, Saúde, Previdência Social e serviços domésticos nas diferentes etapas do curso de vida (0 a 5, 6 a 17, 18 a 24, 25 a 59 e 60 anos ou mais). Apresenta-se um arcabouço metodológico alternativo que integra políticas sociais, inserção laboral e arranjos familiares. Para a análise utilizou-se a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009 e o modelo Grade of Membership (GoM). Os resultados encontrados definem os perfis Mercado, Estado, Família e Vulnerável para cada etapa do curso de vida e sexo. Os indivíduos do perfil Mercado estão nos 20% mais ricos da população, são predominantemente de cor/raça branca e adquirem educação, saúde e serviços domésticos monetariamente. O perfil Família é constituído por casal uma renda com filhos ou arranjos monoparentais, e os indivíduos não trabalham. Há características de educação e saúde tanto públicas quanto privadas. O perfil Estado é composto, na maioria das vezes, por pessoas que trabalham informalmente e recebem auxílio monetário do Estado. O último perfil, o Vulnerável, é o perfil em que há menor presença do Estado, do Mercado e de cuidados familiares. A análise dos resultados nos mostra a forte relação entre características do curso de vida (principalmente estudo e trabalho) e o tipo de provisão (pública ou privada) predominante. Destacam-se ainda as variações na frequência dos perfis, o tipo e a cobertura das políticas sociais nos diferentes grupos etários e sexo.This thesis aims to analyze the interaction between State, Market and Family in relation to Education, Health, Social Security and care in Brazil. These interactions are analyzed for different life course phases (0 to 5, 6 to 17, 18 to 24, 25 to 50 and 60 or more). Its methodological framework integrates social polices, employability and family arrangements. The database used is a Consumer Expenditure Survey 2008-2009 from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The statistical method used is the Grade of Membership (GoM) model. The results define Market, State, Family and Vulnerable profiles to each stage of the life course and gender. The Market profile is basically on the fourth and fifth expenditure quintile. Its mainly white and acquires education, heath and care services from the market. The Family profile has mainly couples with single income or one parent arrangements. The main characteristic of this profile is that people in there dont work. The State profile is composed mostly by people who work informally and receive monetary assistance from the state. The Vulnerable profile is the one with less state, market and family care. The result shows also a strong relationship between life course characteristics (mainly work and study) with the type of provision (public or private) predominant. We also highlight variations in the frequency of profiles, type and coverage of social policies in different age groups and sex.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDemografia da família BrasilFamilia BrasilGrupos etáriosBem-estarPerfis GoMOs diferentes mundos do bem-estar num país heterogêneo: o caso brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhelena_cruz_castanheira_2011.pdfapplication/pdf101997792https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8ZLLD3/1/helena_cruz_castanheira_2011.pdf2bca776b554b123f7a199275f74173e2MD51TEXThelena_cruz_castanheira_2011.pdf.txthelena_cruz_castanheira_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain223https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8ZLLD3/2/helena_cruz_castanheira_2011.pdf.txteac0237f4daa1841c6679f1dbb980191MD521843/AMSA-8ZLLD32019-11-14 17:18:01.844oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8ZLLD3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:18:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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