Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Freitas Caputo Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49523
Resumo: Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis.
id UFMG_ca13f31a5c604d60ed84d1b3363d3b64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49523
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Daniela Antunes Lessahttp://lattes.cnpq.br/6033859857820145Carlos Fernando Ferreira LoboLílian dos Santos Fontes Pereira BracarenseMarcos Fontoura de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0546110025604798Daniel Freitas Caputo Oliveira2023-02-03T19:23:57Z2023-02-03T19:23:57Z2022-08-26http://hdl.handle.net/1843/49523Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis.With the emergence and popularization of motor vehicles at the beginning of the 20th century, many cities began to suffer degradations and drops in the quality of life in their environments, due to the high circulation of cars. The neighborhoods where the almost exclusive circulation of automobiles is prioritized, become, in most cases, empty places, with little social or commercial activity. For this reason, it is essential that the circulation of pedestrians and cyclists is encouraged, so that cities can be more sustainable and democratic. Urban accessibility conditions are intrinsically related to local safety. Pedestrians are vulnerable road users. Therefore, in order to have more accessible cities, their safety must be taken into account. However, it is common for public authorities to neglect the development of safe areas for pedestrians in urban centers, as well as little attention to the topic in the literature. Intersections are dangerous places for pedestrians, as they are places where road users are more exposed to risky situations and there are difficulties for traffic organization. Thus, this dissertation proposes the development of an accessibility index with the point of view of pedestrian safety at intersections located in urban spaces, that can objectively assess the risks for pedestrians and return a score that exposes the level of safety, revealing the problems of such places. Indicators relevant to the topic were identified and selected to be part of the index and their ways of assessments were determined. The index, which was called IMS, was applied in the City Center of Belo Horizonte. The validation of the IMS was carried out, through statistical tests that could establish a relationship between the results of its application and accident statistics in the areas of each trafficked intersection. The validation obtained values with good relevance of the relationship between the two variables.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesPedestresSemáforoCentros urbanosAcessibilidadeBelo HorizonteMicroacessibilidadePedestresSegurançaInterseções semaforizadasCentros urbanosÍndiceBelo HorizonteHipercentroÍndice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MGMicro-accessibility index in signalized intersections : the case of the Belo Horizonte city centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALdissertação Daniel v16.pdfdissertação Daniel v16.pdfapplication/pdf7241711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20v16.pdfdaecaa9262beb5dd334eea33698795edMD531843/495232023-02-03 16:23:57.419oai:repositorio.ufmg.br:1843/49523TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-03T19:23:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Micro-accessibility index in signalized intersections : the case of the Belo Horizonte city center
title Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
spellingShingle Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
Daniel Freitas Caputo Oliveira
Microacessibilidade
Pedestres
Segurança
Interseções semaforizadas
Centros urbanos
Índice
Belo Horizonte
Hipercentro
Transportes
Pedestres
Semáforo
Centros urbanos
Acessibilidade
Belo Horizonte
title_short Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
title_full Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
title_fullStr Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
title_full_unstemmed Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
title_sort Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
author Daniel Freitas Caputo Oliveira
author_facet Daniel Freitas Caputo Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daniela Antunes Lessa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6033859857820145
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Fernando Ferreira Lobo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcos Fontoura de Oliveira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0546110025604798
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Freitas Caputo Oliveira
contributor_str_mv Daniela Antunes Lessa
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense
Marcos Fontoura de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Microacessibilidade
Pedestres
Segurança
Interseções semaforizadas
Centros urbanos
Índice
Belo Horizonte
Hipercentro
topic Microacessibilidade
Pedestres
Segurança
Interseções semaforizadas
Centros urbanos
Índice
Belo Horizonte
Hipercentro
Transportes
Pedestres
Semáforo
Centros urbanos
Acessibilidade
Belo Horizonte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Pedestres
Semáforo
Centros urbanos
Acessibilidade
Belo Horizonte
description Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-03T19:23:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-03T19:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49523
url http://hdl.handle.net/1843/49523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/4/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20v16.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
daecaa9262beb5dd334eea33698795ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970943941804032