Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49523 |
Resumo: | Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis. |
id |
UFMG_ca13f31a5c604d60ed84d1b3363d3b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49523 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniela Antunes Lessahttp://lattes.cnpq.br/6033859857820145Carlos Fernando Ferreira LoboLílian dos Santos Fontes Pereira BracarenseMarcos Fontoura de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0546110025604798Daniel Freitas Caputo Oliveira2023-02-03T19:23:57Z2023-02-03T19:23:57Z2022-08-26http://hdl.handle.net/1843/49523Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis.With the emergence and popularization of motor vehicles at the beginning of the 20th century, many cities began to suffer degradations and drops in the quality of life in their environments, due to the high circulation of cars. The neighborhoods where the almost exclusive circulation of automobiles is prioritized, become, in most cases, empty places, with little social or commercial activity. For this reason, it is essential that the circulation of pedestrians and cyclists is encouraged, so that cities can be more sustainable and democratic. Urban accessibility conditions are intrinsically related to local safety. Pedestrians are vulnerable road users. Therefore, in order to have more accessible cities, their safety must be taken into account. However, it is common for public authorities to neglect the development of safe areas for pedestrians in urban centers, as well as little attention to the topic in the literature. Intersections are dangerous places for pedestrians, as they are places where road users are more exposed to risky situations and there are difficulties for traffic organization. Thus, this dissertation proposes the development of an accessibility index with the point of view of pedestrian safety at intersections located in urban spaces, that can objectively assess the risks for pedestrians and return a score that exposes the level of safety, revealing the problems of such places. Indicators relevant to the topic were identified and selected to be part of the index and their ways of assessments were determined. The index, which was called IMS, was applied in the City Center of Belo Horizonte. The validation of the IMS was carried out, through statistical tests that could establish a relationship between the results of its application and accident statistics in the areas of each trafficked intersection. The validation obtained values with good relevance of the relationship between the two variables.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesPedestresSemáforoCentros urbanosAcessibilidadeBelo HorizonteMicroacessibilidadePedestresSegurançaInterseções semaforizadasCentros urbanosÍndiceBelo HorizonteHipercentroÍndice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MGMicro-accessibility index in signalized intersections : the case of the Belo Horizonte city centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALdissertação Daniel v16.pdfdissertação Daniel v16.pdfapplication/pdf7241711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20v16.pdfdaecaa9262beb5dd334eea33698795edMD531843/495232023-02-03 16:23:57.419oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-03T19:23:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Micro-accessibility index in signalized intersections : the case of the Belo Horizonte city center |
title |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
spellingShingle |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG Daniel Freitas Caputo Oliveira Microacessibilidade Pedestres Segurança Interseções semaforizadas Centros urbanos Índice Belo Horizonte Hipercentro Transportes Pedestres Semáforo Centros urbanos Acessibilidade Belo Horizonte |
title_short |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
title_full |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
title_fullStr |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
title_full_unstemmed |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
title_sort |
Índice de microacessibilidade em interseções semaforizadas : o caso do Hipercentro de Belo Horizonte/MG |
author |
Daniel Freitas Caputo Oliveira |
author_facet |
Daniel Freitas Caputo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Daniela Antunes Lessa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6033859857820145 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carlos Fernando Ferreira Lobo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marcos Fontoura de Oliveira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0546110025604798 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Freitas Caputo Oliveira |
contributor_str_mv |
Daniela Antunes Lessa Carlos Fernando Ferreira Lobo Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense Marcos Fontoura de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microacessibilidade Pedestres Segurança Interseções semaforizadas Centros urbanos Índice Belo Horizonte Hipercentro |
topic |
Microacessibilidade Pedestres Segurança Interseções semaforizadas Centros urbanos Índice Belo Horizonte Hipercentro Transportes Pedestres Semáforo Centros urbanos Acessibilidade Belo Horizonte |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Transportes Pedestres Semáforo Centros urbanos Acessibilidade Belo Horizonte |
description |
Com o surgimento e popularização dos veículos automotores no início do Século XX, muitas cidades passaram a sofrer degradações e quedas de qualidade de vida em seus ambientes, devido à alta circulação de carros. Os locais onde se prioriza a circulação quase exclusiva de automóveis, se tornam, na maioria das vezes, lugares vazios, com pouca atividade social ou comercial. Por esse motivo, é essencial que a circulação de pedestres e ciclistas seja incentivada, para que as cidades possam ser mais sustentáveis e democráticas. As condições de acessibilidade urbana estão intrinsecamente relacionadas à segurança no local. Os pedestres são usuários vulneráveis no trânsito. Sendo assim, para se ter cidades mais acessíveis, a sua segurança deve ser levada em consideração. Porém, é comum o descaso das autoridades públicas quando se trata do desenvolvimento de áreas seguras para os pedestres nos centros urbanos, assim como pouca atenção ao tema na literatura. As interseções são locais perigosos para os pedestres, sendo locais onde os usuários são mais expostos a situações de riscos e há dificuldades para a organização do tráfego. Dessa forma, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um índice de microacessibilidade pelo ponto de vista da segurança de pedestres em interseções inseridas em espaços urbanos, que possa avaliar de forma objetiva os riscos para os pedestres e retornar uma pontuação que exponha o nível de segurança, revelando os problemas de tais locais. Indicadores com relevância ao tema foram identificados e selecionados para fazer parte do índice e suas avaliações foram estabelecidas. O índice, que foi chamado de IMS, foi aplicado no Hipercentro de Belo Horizonte. Foi realizada a validação do IMS, através de testes estatísticos que possam estabelecer relação dos resultados da sua aplicação com estatísticas de sinistro nas áreas de cada interseção semaforizadas. A validação obteve valores com boa relevância da relação entre as duas variáveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-03T19:23:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-03T19:23:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49523 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/4/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49523/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20v16.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 daecaa9262beb5dd334eea33698795ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797970943941804032 |