A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elaine Chaves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJUE
Resumo: O presente trabalho visa a investigar, no dialeto mineiro, a implementação da forma VOCÊ como pronome de tratamento, identificando etapas do processo que tem VOSSA MERCÊ como ponto de partida e VOCÊ como ponto de chegada. Através de uma abordagem social e histórica da língua, na modalidade escrita, foram identificados os contextos de uso, classificando-os conforme o grau de simetria das relações pessoais efetivadas. O corpus compõe-se de cartas particulares escritas de 1800 a 1954. Em um primeiro momento foi feita uma análise quantitativa com base na sociolingüística variacionista. Os fatores selecionados foram função sintática, pessoa do verbo, subparte da carta, tipo de relação social, tipo de referência no vocativo, assunto e gênero. A variável dependente foi o uso do Vossa Mercê e o uso do Você. Em um segundo momento, o corpus foi analisado sob uma nova perspectiva: o uso das abreviaturas, buscando-se identificar sua sistematicidade. Foram, então, inventariadas as normas, a história e os usos das abreviaturas. Em seguida foi feita uma comparação entre as etapas do processo de gramaticalização do Vossa Mercê e do Você e as diferentes formas de abreviar esses itens. Obtivemos resultados que corroboram nossa hipótese principal, a saber, a comparação das diferenças entre as abreviaturas de um item informa sobre a história do próprio item. A partir disso, foi possível concluir que, através dos estudos variacionistas, além da fonética e da sintaxe, é possível contemplar as formas gráficas.
id UFMG_ccf7810d0b2dd10b340408388543b0f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SHJUE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jania Martins RamosMaria Antonieta A de M CohenOdete Pereira da Silva MenonElaine Chaves2019-08-14T17:07:07Z2019-08-14T17:07:07Z2006-08-28http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJUEO presente trabalho visa a investigar, no dialeto mineiro, a implementação da forma VOCÊ como pronome de tratamento, identificando etapas do processo que tem VOSSA MERCÊ como ponto de partida e VOCÊ como ponto de chegada. Através de uma abordagem social e histórica da língua, na modalidade escrita, foram identificados os contextos de uso, classificando-os conforme o grau de simetria das relações pessoais efetivadas. O corpus compõe-se de cartas particulares escritas de 1800 a 1954. Em um primeiro momento foi feita uma análise quantitativa com base na sociolingüística variacionista. Os fatores selecionados foram função sintática, pessoa do verbo, subparte da carta, tipo de relação social, tipo de referência no vocativo, assunto e gênero. A variável dependente foi o uso do Vossa Mercê e o uso do Você. Em um segundo momento, o corpus foi analisado sob uma nova perspectiva: o uso das abreviaturas, buscando-se identificar sua sistematicidade. Foram, então, inventariadas as normas, a história e os usos das abreviaturas. Em seguida foi feita uma comparação entre as etapas do processo de gramaticalização do Vossa Mercê e do Você e as diferentes formas de abreviar esses itens. Obtivemos resultados que corroboram nossa hipótese principal, a saber, a comparação das diferenças entre as abreviaturas de um item informa sobre a história do próprio item. A partir disso, foi possível concluir que, através dos estudos variacionistas, além da fonética e da sintaxe, é possível contemplar as formas gráficas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa GramaticalizaçãoLíngua portuguesa no Brasil HistóriaLíngua portuguesa VariaçãoLíngua portuguesa Gramática históricaLíngua portuguesa PronomesVocêPronomeA implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_implementa__o_do_pronome_voc_.pdfapplication/pdf842537https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJUE/1/a_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf148709690fa818c6f9e075c57d3a2366MD51TEXTa_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf.txta_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf.txtExtracted texttext/plain401750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJUE/2/a_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf.txtdf75aecdd77c42068076729b30f99e90MD521843/ALDR-6SHJUE2019-11-14 13:52:55.281oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SHJUERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:52:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
title A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
spellingShingle A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
Elaine Chaves
Você
Pronome
Língua portuguesa Gramaticalização
Língua portuguesa no Brasil História
Língua portuguesa Variação
Língua portuguesa Gramática histórica
Língua portuguesa Pronomes
title_short A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
title_full A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
title_fullStr A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
title_full_unstemmed A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
title_sort A implementação do pronome "você": a contribuição das pistas gráficas
author Elaine Chaves
author_facet Elaine Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jania Martins Ramos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Antonieta A de M Cohen
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Odete Pereira da Silva Menon
dc.contributor.author.fl_str_mv Elaine Chaves
contributor_str_mv Jania Martins Ramos
Maria Antonieta A de M Cohen
Odete Pereira da Silva Menon
dc.subject.por.fl_str_mv Você
Pronome
topic Você
Pronome
Língua portuguesa Gramaticalização
Língua portuguesa no Brasil História
Língua portuguesa Variação
Língua portuguesa Gramática histórica
Língua portuguesa Pronomes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Gramaticalização
Língua portuguesa no Brasil História
Língua portuguesa Variação
Língua portuguesa Gramática histórica
Língua portuguesa Pronomes
description O presente trabalho visa a investigar, no dialeto mineiro, a implementação da forma VOCÊ como pronome de tratamento, identificando etapas do processo que tem VOSSA MERCÊ como ponto de partida e VOCÊ como ponto de chegada. Através de uma abordagem social e histórica da língua, na modalidade escrita, foram identificados os contextos de uso, classificando-os conforme o grau de simetria das relações pessoais efetivadas. O corpus compõe-se de cartas particulares escritas de 1800 a 1954. Em um primeiro momento foi feita uma análise quantitativa com base na sociolingüística variacionista. Os fatores selecionados foram função sintática, pessoa do verbo, subparte da carta, tipo de relação social, tipo de referência no vocativo, assunto e gênero. A variável dependente foi o uso do Vossa Mercê e o uso do Você. Em um segundo momento, o corpus foi analisado sob uma nova perspectiva: o uso das abreviaturas, buscando-se identificar sua sistematicidade. Foram, então, inventariadas as normas, a história e os usos das abreviaturas. Em seguida foi feita uma comparação entre as etapas do processo de gramaticalização do Vossa Mercê e do Você e as diferentes formas de abreviar esses itens. Obtivemos resultados que corroboram nossa hipótese principal, a saber, a comparação das diferenças entre as abreviaturas de um item informa sobre a história do próprio item. A partir disso, foi possível concluir que, através dos estudos variacionistas, além da fonética e da sintaxe, é possível contemplar as formas gráficas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:07:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:07:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJUE
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJUE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJUE/1/a_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJUE/2/a_implementa__o_do_pronome_voc_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 148709690fa818c6f9e075c57d3a2366
df75aecdd77c42068076729b30f99e90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971130617692160