Reocupação do centro de Belo Horizonte: as possibilidades de uma nova circulação viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme de Castro Leiva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-733HU7
Resumo: Belo Horizonte, como a grande maioria das capitais brasileiras, apresenta sérios problemas decorrentes do trânsito e das políticas de transportes e trânsito impostas até o momento. Os espaços de convivência estão desaparecendo em detrimento dos espaços de circulação e há uma degradação ambiental do espaço urbano em função do aumento da poluição, do ruído e do número de acidentes entre outros fatores. A intensidade dos fluxos de veículos, associada a outros fatores ambientais, sociais e econômicos, incompatibiliza a convivência equilibrada entre as diversas atividades necessárias para o equilíbrio da cidade, promovendo a supressão de uma ou de várias atividades em função da circulação de veículos. No Centro de Belo Horizonte, a atividade que mais vem perdendo participação com este desequilíbrio é a residencial, a qual, nas últimas duas décadas, passou por uma grande mudança tanto de dinâmica, com alteração do perfil dos moradores, quanto de densidade, com diminuição populacional.Neste trabalho, cujo objetivo principal é propor nova ótica da circulação viária que seja capaz de auxiliar na re-obtenção do equilíbrio entre as atividades, especialmente o estímulo da residencial, mantendo a diversidade do Centro, busca-se ainda compreender o porquê desse quadro de desequilíbrio e identificar as percepções dos moradores sobre a região, bem como suas perspectivas. Para isso, foram trabalhados os dados do Censo 2000 (IBGE), as Pesquisas Origem e Destino de 1992 e 2002 da Fundação João Pinheiro, bem como realizada uma pesquisa de campo junto aos moradores do Centro.Entre outras considerações, concluiu-se que é fundamental, para re-obter o equilíbrio entre as atividades, a realização de intervenções no sistema viário visando prioritariamente à apropriação dos espaços públicos. É preciso criar um ambiente quepermita a revitalização do discurso do Centro perante o restante da cidade, desenvolvendo a atividade residencial, consolidando seu uso em determinadas áreas e reocupando outras abandonadas. A organização da circulação de pessoas e veículos, no momento em que se apropria das técnicas de racionalização da circulação para a criação de espaços privilegiados, capazes de reorientarem as atenções para formas intensas de uso do espaço urbano, estará promovendo vitalidade nas relações interpessoais, conformando a permanência.
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No Centro de Belo Horizonte, a atividade que mais vem perdendo participação com este desequilíbrio é a residencial, a qual, nas últimas duas décadas, passou por uma grande mudança tanto de dinâmica, com alteração do perfil dos moradores, quanto de densidade, com diminuição populacional.Neste trabalho, cujo objetivo principal é propor nova ótica da circulação viária que seja capaz de auxiliar na re-obtenção do equilíbrio entre as atividades, especialmente o estímulo da residencial, mantendo a diversidade do Centro, busca-se ainda compreender o porquê desse quadro de desequilíbrio e identificar as percepções dos moradores sobre a região, bem como suas perspectivas. Para isso, foram trabalhados os dados do Censo 2000 (IBGE), as Pesquisas Origem e Destino de 1992 e 2002 da Fundação João Pinheiro, bem como realizada uma pesquisa de campo junto aos moradores do Centro.Entre outras considerações, concluiu-se que é fundamental, para re-obter o equilíbrio entre as atividades, a realização de intervenções no sistema viário visando prioritariamente à apropriação dos espaços públicos. É preciso criar um ambiente quepermita a revitalização do discurso do Centro perante o restante da cidade, desenvolvendo a atividade residencial, consolidando seu uso em determinadas áreas e reocupando outras abandonadas. A organização da circulação de pessoas e veículos, no momento em que se apropria das técnicas de racionalização da circulação para a criação de espaços privilegiados, capazes de reorientarem as atenções para formas intensas de uso do espaço urbano, estará promovendo vitalidade nas relações interpessoais, conformando a permanência.Belo Horizonte as almost Brazilian States Capitals presents serious problems consequence of traffic and transport and transit policies applied. The public meetings places are disappearing while circulation spaces grow, so pollution, noise and accidents contribute to environmental degradation of urban space. The flows intensity associated to others environmental, social and economical factors has restrained the harmony between many necessaries activities to the city balance, promoting the suppression of one or various activities while increases the motorized vehicle traffic. In Belo Horizonte City Center the activity that has most lost participation in this unbalance is the residential one. In the last two decades the dynamic of residential activity has changed a lot, with changing inhabitant profile, in as much density by population reduction. The principal objective of this work is to recompose the balance between activities, specially promoting the residential activity and keeping the City Center diversity, by means of a new organization of the circulation. To understand the reason of this unbalanced portrait, the population residential dynamic, opinions and perspective about City Center have been assessed by analyzing the 2000 IBGE Censo, the 1992 and 2002 Origin and Destiny Researches from João Pinheiro Foundation, and a field research with inhabitants of City Center.Among some considerations it has been concluded that are fundamental to undertake realize interventions in the traffic system to acquire the balance of activities and the appropriation of public spaces. It is important to create an environment that allows the revitalization of the City Center discourse against the rest of the city, developing residential activity, consolidating its use in some areas and re-occupying abandoned ones. The organization of people and vehicles circulation, when it appropriates techniques of the rationalization to create privileged spaces, capable to reorient the attention of intense urban forms uses, will promote vitality in people relationship and permanence.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrânsito urbano Belo Horizonte (MG)Planejamento urbano Belo Horizonte (MG)ArquiteturaBelo Horizonte (MG) Trânsito urbano Belo Horizonte (MG)Espaços públicos Belo Horizonte (MG)Planejamento urbanoReocupação do centro de Belo Horizonte: as possibilidades de uma nova circulação viáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL00_completo.pdfapplication/pdf5068198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-733HU7/1/00_completo.pdffa46146e6227873ac1d02f7cda521fc9MD51TEXT00_completo.pdf.txt00_completo.pdf.txtExtracted texttext/plain253608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-733HU7/2/00_completo.pdf.txt7ca373a9c673ba13839d1d7a7f01e751MD521843/RAAO-733HU72019-11-14 06:39:12.924oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-733HU7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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