Correlacao entre coordenacao motora e desempenho funcional em atividades com bola em criancas com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenacao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Pereira da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9MVY
Resumo: Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenacao (TDC) e uma condicao de dificil diagnostico que interfere na realizacao de atividades cotidianas que requerem habilidades de coordenacao motora. Varios testes sao utilizados, em pesquisas e na pratica clinica, para avaliar os componentes motores relacionados as dificuldades vivenciadas por estas criancas. Contudo, seus resultados nao sao suficientes para predizer o desempenho funcional cotidiano das criancas com TDC. Objetivo: Investigar a relacao entre componentes motores, especialmente coordenacao motora bilateral e equilibrio, e o desempenho funcional na area de atividades com bola. Métodos: Analise secundaria de banco de dados de projeto em andamento, com amostra de 27 criancas (sete e oito anos de idade) identificadas com TDC e seus pares sem problemas motores. Foi examinada a relacao entre os resultados do teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 e as observacoes de pais e professores sobre as habilidades motoras da crianca, em casa e na escola, por meio do Developmental Coordenation Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil) e dos questionarios de pais e professores da Avaliacao da Coordenacao e Destreza Motora (ACOORDEM). Resultados: Teste de Mann Whitney indicou que as criancas com TDC tiveram resultados significantemente mais baixos do que das criancas tipicas de mesma idade em todos os itens avaliados. O coeficiente de Spearman indicou associacoes significativas entre as variaveis que representaram componentes sensorio-motores (coordenacao motora e equilibrio) e as variaveis de desempenho funcional, porem de magnitude baixa a moderada. Discussão: Os resultados deste estudo estao em conformidade com pesquisas anteriores que destacam o precario desempenho motor de criancas com TDC. A magnitude da associacao demonstra que, para a realizacao de atividades com bola, os componentes sensorio-motores sao importantes e influenciam o desempenho funcional, como observado pelos pais. Contudo, os resultados obtidos nao explicam completamente a funcao da crianca e sugerem a existencia de outros fatores que podem influenciar o desempenho cotidiano em atividades com bola. Conclusão: E essencial que os profissionais que trabalham com criancas com TDC ampliem seu olhar sobre o desempenho funcional, para alem dos deficits sensorio-motores, e passem a analisar o transtorno motor sob diferentes focos. Pais e professores exercem papel fundamental no processo terapeutico, ao contribuir com informacoes sobre a atividade e participacao da crianca, auxiliando a tomada de decisao no tratamento. Estudos futuros devem investigar outras variaveis, como o contexto ambiental e a motivacao da crianca, que possam facilitar ou restringir o desempenho funcional do individuo.
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Métodos: Analise secundaria de banco de dados de projeto em andamento, com amostra de 27 criancas (sete e oito anos de idade) identificadas com TDC e seus pares sem problemas motores. Foi examinada a relacao entre os resultados do teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 e as observacoes de pais e professores sobre as habilidades motoras da crianca, em casa e na escola, por meio do Developmental Coordenation Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil) e dos questionarios de pais e professores da Avaliacao da Coordenacao e Destreza Motora (ACOORDEM). Resultados: Teste de Mann Whitney indicou que as criancas com TDC tiveram resultados significantemente mais baixos do que das criancas tipicas de mesma idade em todos os itens avaliados. O coeficiente de Spearman indicou associacoes significativas entre as variaveis que representaram componentes sensorio-motores (coordenacao motora e equilibrio) e as variaveis de desempenho funcional, porem de magnitude baixa a moderada. Discussão: Os resultados deste estudo estao em conformidade com pesquisas anteriores que destacam o precario desempenho motor de criancas com TDC. A magnitude da associacao demonstra que, para a realizacao de atividades com bola, os componentes sensorio-motores sao importantes e influenciam o desempenho funcional, como observado pelos pais. Contudo, os resultados obtidos nao explicam completamente a funcao da crianca e sugerem a existencia de outros fatores que podem influenciar o desempenho cotidiano em atividades com bola. Conclusão: E essencial que os profissionais que trabalham com criancas com TDC ampliem seu olhar sobre o desempenho funcional, para alem dos deficits sensorio-motores, e passem a analisar o transtorno motor sob diferentes focos. Pais e professores exercem papel fundamental no processo terapeutico, ao contribuir com informacoes sobre a atividade e participacao da crianca, auxiliando a tomada de decisao no tratamento. Estudos futuros devem investigar outras variaveis, como o contexto ambiental e a motivacao da crianca, que possam facilitar ou restringir o desempenho funcional do individuo.Introduction: Developmental Coordination Disorder (DCD) is a condition difficult to diagnose that interferes with the performance of daily activities requiring motor coordination skills. Several tests are used in research and clinical practice to evaluate the motor components related to difficulties experienced by these children. However, their results are not sufficient to predict the functional performance of daily life of children with DCD. Objective: To investigate the relationship between motor components, particularly bilateral motor coordination and balance, and functional performance in the area of activities with the ball. Methods: Secondary analysis of the database project in progress, with a sample of 27 children (seven and eight years of age) identified with DCD and their peers without motor problems. We examined the relationship between the test results Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 and the observations of parents and teachers about the child's motor skills at home and at school, through Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil) and questionnaires from parents and teachers of the Assessment Coordination and Motor Skills (ACOORDEM). Results: Mann Whitney test indicated that children with DCD had significantly lower results than the typical children of the same age in all evaluated items. The Spearman coefficient indicated significant associations between the variables representing sensorimotor components (motor coordination and balance) and the variables of functional performance, but low to moderate magnitude. Discussion: The results of this study are in line with previous research highlighting the poor motor performance of children with DCD. The magnitude of the association shows that, for carrying out activities with balls, sensorimotor components are important and influence the functional performance, as noted by the parents. However, the results do not fully explain the function of the child and suggest the existence of other factors that may influence performance in everyday activities with balls. Conclusion: It is essential that professionals working with children with DCD broaden his view of the functional performance, in addition to sensorimotor deficits, and start to analyze the motor disorder in different focus Parents and teachers play a fundamental role in the therapeutic process, to contribute with information about the activity and participation of children, helping the decision-making in treatment. Future studies should investigate other variables such as the environmental context and motivation of the child, which may facilitate or restrict the individual's functional performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos de bolaCapacidade motora nas criançasTranstornos das habilidades motorasCapacidade FuncionalTranstorno do Desenvolvimento da CoordenacaoHabilidades com bolaDesempenho funcionalCorrelacao entre coordenacao motora e desempenho funcional em atividades com bola em criancas com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenacaoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_carolina_pereira_da_silva.pdfapplication/pdf340684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9MVY/1/monografia_carolina_pereira_da_silva.pdf89319697540e8b6e685dee49ddd928eeMD51TEXTmonografia_carolina_pereira_da_silva.pdf.txtmonografia_carolina_pereira_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain58498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9MVY/2/monografia_carolina_pereira_da_silva.pdf.txt8e6b0d4eeb34bca2612405e129e0b5a0MD521843/BUBD-9E9MVY2019-11-14 21:49:51.916oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9MVYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:49:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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