Fluência verbal semântica em pré-escolares: estratégias de associação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Teixeira Heleno
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXJJ7
Resumo: O teste de fluência verbal semântica TFVS - é comumente usado na neuropsicologia, tanto na clínica quanto em pesquisas, onde é considerado um teste do lobo frontal. Utilizamos um TFVS com quatro categorias: brinquedos; animais; partes do corpo; coisas de comer, com o objetivo geral de avaliar o nível de desempenho de crianças pré-escolares. Os objetivos específicos foram: estabelecer a média de produção de respostas para o TFVS em cada idade; analisar a capacidade de associação semântica, estabelecendo a média de tamanho do cluster (i.e. a produção de palavras dentro de uma categoria semântica, ortográfica ou fonológica) e o número de switches (i.e., a habilidade de mudar de estratégias de associação); desenvolver uma lista de freqüência de ocorrência de palavras para as respostas em cada categoria; identificar as respostas típicas e atípicas em cada categoria. A coleta de dados foi realizada na cidade de Timóteo/MG e a amostra é estratificada (4, 5 e 6 anos) e consta de 90 crianças. Os resultados sugerem que existe uma influência da idade na performance no TFVS evidenciando um crescimento na qualidade do funcionamento mental durante a infância. De modo geral, os resultados nos indicam que as crianças pré-escolares não utilizam estratégias de associação de palavras de modo ortográfico ou fonológico e sim semântico. Estes dados sugerem que os aparatos ortográficos e fonológicos não são inatos, talvez sendo dependentes de uma escolarização formal. Por fim, este estudo alcançou seus objetivos dando um panorama geral de várias vertentes observadas no TFVS, bem como produzindo dados normativos para esta tarefa oral em crianças pré-escolares.
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