Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adalson de Oliveira Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMM9A
Resumo: Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX Este estudo analisa, comparativamente, a trajetória tiistorica dos exercícios físicomilitaresem escolas civis brasileiras e portuguesas primárias e secundárias napassagem do século XIX para o XX. Naquele contexto, em diversos sistemas escolares nacionais, a educação física se consolidou como disciplina escolar. Havia um grande debate sobre os fins e o significado dessa disciplina, que caminhava entre o saber médico, higienista, e o saber militar, que apregoava os exercícios físico-corporais como meio de preparação do corpo dos indivíduos para a defesa nacional. Por meio do diálogo com a historiografia relacionada ao tema, buscou-se perceber o funcionamento dos exercícios físico-militares que englobamas evoluções militares e a instrução militar obrigatória no Brasil, a instrução militar preparatória em Portugal e os batalhões escolares nos dois países. A historiografia brasileira e a portuguesa destacam, de maneira geral, a partir de estudos centrados em fontes legislativas e oficiais, o papel dos indivíduos e instituições militares na consolidação da educação física e dos exercícios físico-militares nos sistemas educacionais dos dois países. A pesquisa aqui apresentada, visandoexplicitar o funcionamento dos exercícios físico-militares dirigidos por professores e por instrutores militares, deteve-se em fontes documentais produzidas nas escolas, como relatórios de inspeção e correspondências, e no debate pedagógico realizado em revistas educacionais. As fontes escolares foram utilizadas especialmente no estudo do caso brasileiro e os periódicos educacionais para o caso português. A legislação educacional foi largamente utilizada para o estudo das duas realidades. A investigação demonstrou a existência de oposição à implantação dos exercícios físico-militares nas escolas. Essa resistência partiu de indivíduos envolvidos com o debate intelectual pedagógico naquele contexto e de pais e alunos ligados às escolas. Concluiu-se, também, que os militares não foram os únicos a atuar no interior das escolas civis, havendo grande diversidade de formação e ohgem entre os responsáveis pela direção dos exercícios físicomilitares.
id UFMG_d83f51f887e5781696a56cce18ad6546
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMM9A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Thais Nivia de Lima e FonsecaAmarilio Ferreira NetoMarcus Aurelio Taborda de OliveiraCynthia Greive VeigaRodrigo Patto Sa MottaAdalson de Oliveira Nascimento2019-08-13T01:03:24Z2019-08-13T01:03:24Z2009-12-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMM9AExercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX Este estudo analisa, comparativamente, a trajetória tiistorica dos exercícios físicomilitaresem escolas civis brasileiras e portuguesas primárias e secundárias napassagem do século XIX para o XX. Naquele contexto, em diversos sistemas escolares nacionais, a educação física se consolidou como disciplina escolar. Havia um grande debate sobre os fins e o significado dessa disciplina, que caminhava entre o saber médico, higienista, e o saber militar, que apregoava os exercícios físico-corporais como meio de preparação do corpo dos indivíduos para a defesa nacional. Por meio do diálogo com a historiografia relacionada ao tema, buscou-se perceber o funcionamento dos exercícios físico-militares que englobamas evoluções militares e a instrução militar obrigatória no Brasil, a instrução militar preparatória em Portugal e os batalhões escolares nos dois países. A historiografia brasileira e a portuguesa destacam, de maneira geral, a partir de estudos centrados em fontes legislativas e oficiais, o papel dos indivíduos e instituições militares na consolidação da educação física e dos exercícios físico-militares nos sistemas educacionais dos dois países. A pesquisa aqui apresentada, visandoexplicitar o funcionamento dos exercícios físico-militares dirigidos por professores e por instrutores militares, deteve-se em fontes documentais produzidas nas escolas, como relatórios de inspeção e correspondências, e no debate pedagógico realizado em revistas educacionais. As fontes escolares foram utilizadas especialmente no estudo do caso brasileiro e os periódicos educacionais para o caso português. A legislação educacional foi largamente utilizada para o estudo das duas realidades. A investigação demonstrou a existência de oposição à implantação dos exercícios físico-militares nas escolas. Essa resistência partiu de indivíduos envolvidos com o debate intelectual pedagógico naquele contexto e de pais e alunos ligados às escolas. Concluiu-se, também, que os militares não foram os únicos a atuar no interior das escolas civis, havendo grande diversidade de formação e ohgem entre os responsáveis pela direção dos exercícios físicomilitares.Les exercices physiques et militaires dans les écoles civiles brésiliens et portugais à Ia passage du XlXe au XXe siècles. L'étude analyse comparativement Ia trajectoire historique d'exercices physiques etmilitaires dans les écoles civils brésiliens et portugais primaires et secondaires à Ia passage du XIXe au XXe siècles. Dans celui contexte, dans plusieurs systèmes scolaires nationales, Téducation physique a été consolidée comme sujet d'études. II y avait un grand débat sur le but et I'importance de cette discipline qui marchait entre le connaissance médical, Thygiéniste et le savoir militaire qui proclamé les exercises physiques et corporels comme un moyen de préparer le corps desindividus à Ia défense nationale. Par le dialogue avec fhistoriographie relative à Ia matière, nous avons cherché à comprendre le fonctionnement d'exercices physiques et militaires qui incluent des évolutions militaires et 1' Instruction Militaire Obligatoire au Brésil, I'lnstruction Militaire Préparatoire au Portugal et des Bataillons Scolaires dans les deux pays, fhistoriographie brésilienne et portugaise dégagent, en général, à partir d'études concentrer sur les sources législatifs etofficielles, le rôle des individus et des institutions militaires dans la consolidation de réducation physique et des exercises physiques et militaires dans les systèmes éducatifs des deux pays. La recherche présentée ici, afin de comprendre le fonctionnement d'exercices physiques et militaires dirigées par des enseignants et des instructeurs militaires, se arrete dans les sources documentaires produites dans les écoles, comme les rapports d'inspection et correspondances, et dans ledébat pédagogique réaliser dans les magazines éducatifs. Les sources scolaires ont été utilisés en particulier dans le cas du Brésil et magazines pédagogiques pour le cas portugais. La législation sur Téducation a été largement utilisé pour Tétude de deux réalités. La recherche a montré I'existence d'une opposition à rimplantation d'exercices physiques et militaires dans les écoles. Cette résistance provenaient d'individus s'engager dans le débat pédagogique dans ce contexte et de Ia société en général. II a été conciu aussi que les militaires n'étaient pas le seul acte dans le intérieur de Técole, il ya une grande diversité de Ia formation et Ia origine de ceux chargés de Ia direction des exercices physiques et militaires.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMilitaresEducação físicaEducação HistóriaExercícios físico-militaresHistória da educaçãoBrasilHistória comparadaPortugalExercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_adalsondeoliveiranascimento.pdfapplication/pdf11834623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMM9A/1/tese_adalsondeoliveiranascimento.pdf1492126fa193428ed635bdb3e8323e8bMD51TEXTtese_adalsondeoliveiranascimento.pdf.txttese_adalsondeoliveiranascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain608185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMM9A/2/tese_adalsondeoliveiranascimento.pdf.txtd8031001b5835d2614b5d94e36b60882MD521843/BUBD-9LMM9A2019-11-14 20:35:52.396oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMM9ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:35:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
title Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
spellingShingle Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
Adalson de Oliveira Nascimento
Exercícios físico-militares
História da educação
Brasil
História comparada
Portugal
Militares
Educação física
Educação História
title_short Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
title_full Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
title_fullStr Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
title_full_unstemmed Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
title_sort Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX
author Adalson de Oliveira Nascimento
author_facet Adalson de Oliveira Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thais Nivia de Lima e Fonseca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amarilio Ferreira Neto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rodrigo Patto Sa Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Adalson de Oliveira Nascimento
contributor_str_mv Thais Nivia de Lima e Fonseca
Amarilio Ferreira Neto
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Cynthia Greive Veiga
Rodrigo Patto Sa Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Exercícios físico-militares
História da educação
Brasil
História comparada
Portugal
topic Exercícios físico-militares
História da educação
Brasil
História comparada
Portugal
Militares
Educação física
Educação História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Militares
Educação física
Educação História
description Exercícios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX Este estudo analisa, comparativamente, a trajetória tiistorica dos exercícios físicomilitaresem escolas civis brasileiras e portuguesas primárias e secundárias napassagem do século XIX para o XX. Naquele contexto, em diversos sistemas escolares nacionais, a educação física se consolidou como disciplina escolar. Havia um grande debate sobre os fins e o significado dessa disciplina, que caminhava entre o saber médico, higienista, e o saber militar, que apregoava os exercícios físico-corporais como meio de preparação do corpo dos indivíduos para a defesa nacional. Por meio do diálogo com a historiografia relacionada ao tema, buscou-se perceber o funcionamento dos exercícios físico-militares que englobamas evoluções militares e a instrução militar obrigatória no Brasil, a instrução militar preparatória em Portugal e os batalhões escolares nos dois países. A historiografia brasileira e a portuguesa destacam, de maneira geral, a partir de estudos centrados em fontes legislativas e oficiais, o papel dos indivíduos e instituições militares na consolidação da educação física e dos exercícios físico-militares nos sistemas educacionais dos dois países. A pesquisa aqui apresentada, visandoexplicitar o funcionamento dos exercícios físico-militares dirigidos por professores e por instrutores militares, deteve-se em fontes documentais produzidas nas escolas, como relatórios de inspeção e correspondências, e no debate pedagógico realizado em revistas educacionais. As fontes escolares foram utilizadas especialmente no estudo do caso brasileiro e os periódicos educacionais para o caso português. A legislação educacional foi largamente utilizada para o estudo das duas realidades. A investigação demonstrou a existência de oposição à implantação dos exercícios físico-militares nas escolas. Essa resistência partiu de indivíduos envolvidos com o debate intelectual pedagógico naquele contexto e de pais e alunos ligados às escolas. Concluiu-se, também, que os militares não foram os únicos a atuar no interior das escolas civis, havendo grande diversidade de formação e ohgem entre os responsáveis pela direção dos exercícios físicomilitares.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:03:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:03:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMM9A
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMM9A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMM9A/1/tese_adalsondeoliveiranascimento.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMM9A/2/tese_adalsondeoliveiranascimento.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1492126fa193428ed635bdb3e8323e8b
d8031001b5835d2614b5d94e36b60882
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971141454725120