Esteróides anabolizantes na concepção de universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Eduardo Carvalho Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PV8
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar o nível de conhecimento e a concepção de estudantes universitários em torno dos Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAA), em relação aos efeitos positivos ou colaterais e ainda fontes de informação dos usuários e outras abordagens a respeitos dessas drogas. Foram aplicados 150 questionários Q-PEAA (Percepções sobre o uso de Esteróides Anabólicos Androgênicos) em 57 estudantes do gênero masculino e 93 do feminino de cinco diferentes cursos superiores de faculdades particulares da cidade de Sete Lagoas - MG. Os questionários foram aplicados pelo pesquisador em caráter anônimo e logo após o preenchimento foram recolhidos e analisados. Os dados coletados permitiram diagnosticar alto nível de carência de informações sobre os efeitos das drogas em questão, principalmente no que se trata de efeitos colaterais causados aos usuários. Em vários tópicos que relacionavam o uso dos EAA com problemas no fígado, atrofia testicular, agressividade e alteração de humor que são comprovadamente causados pelo uso dos EAA muitos estudantes se mostraram indecisos ou discordaram desses efeitos. Com base nos resultados analisados e na literatura revisada concluímos que apesar de estarem no nível superior os alunos possuem déficit de conhecimento em relação aos EAA, devendo haver uma política educacional voltada para sanar esse problema e diminuir o risco de pessoas procurarem os EAA buscando efeitos benéficos e por desconhecimento acarretar sérios danos à sua saúde.
id UFMG_d90ee0aa1b172d4b95585d3b5e560410
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9PV8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Vitor LimaCarlos Eduardo Carvalho Monteiro2019-08-14T15:07:53Z2019-08-14T15:07:53Z2010-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PV8O objetivo desse estudo foi investigar o nível de conhecimento e a concepção de estudantes universitários em torno dos Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAA), em relação aos efeitos positivos ou colaterais e ainda fontes de informação dos usuários e outras abordagens a respeitos dessas drogas. Foram aplicados 150 questionários Q-PEAA (Percepções sobre o uso de Esteróides Anabólicos Androgênicos) em 57 estudantes do gênero masculino e 93 do feminino de cinco diferentes cursos superiores de faculdades particulares da cidade de Sete Lagoas - MG. Os questionários foram aplicados pelo pesquisador em caráter anônimo e logo após o preenchimento foram recolhidos e analisados. Os dados coletados permitiram diagnosticar alto nível de carência de informações sobre os efeitos das drogas em questão, principalmente no que se trata de efeitos colaterais causados aos usuários. Em vários tópicos que relacionavam o uso dos EAA com problemas no fígado, atrofia testicular, agressividade e alteração de humor que são comprovadamente causados pelo uso dos EAA muitos estudantes se mostraram indecisos ou discordaram desses efeitos. Com base nos resultados analisados e na literatura revisada concluímos que apesar de estarem no nível superior os alunos possuem déficit de conhecimento em relação aos EAA, devendo haver uma política educacional voltada para sanar esse problema e diminuir o risco de pessoas procurarem os EAA buscando efeitos benéficos e por desconhecimento acarretar sérios danos à sua saúde.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsteróides anabólicosExercícios físicos Aspectos fisiológicosMusculaçãoForça muscularEsteróides anabólicos androgênicosEstudantesEsteróides anabolizantes na concepção de universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_carlos_1_.pdfapplication/pdf185042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PV8/1/monografia_carlos_1_.pdfd7b5573d0920e24715a5adbae7de8a5aMD51TEXTmonografia_carlos_1_.pdf.txtmonografia_carlos_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain73722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PV8/2/monografia_carlos_1_.pdf.txt5ae07bbab349d9f7cb03d3bd320fc711MD521843/BUBD-9E9PV82019-11-14 12:59:18.97oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9PV8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:59:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
title Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
spellingShingle Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
Carlos Eduardo Carvalho Monteiro
Esteróides anabólicos androgênicos
Estudantes
Esteróides anabólicos
Exercícios físicos Aspectos fisiológicos
Musculação
Força muscular
title_short Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
title_full Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
title_fullStr Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
title_full_unstemmed Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
title_sort Esteróides anabolizantes na concepção de universitários
author Carlos Eduardo Carvalho Monteiro
author_facet Carlos Eduardo Carvalho Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Vitor Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Eduardo Carvalho Monteiro
contributor_str_mv Fernando Vitor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Esteróides anabólicos androgênicos
Estudantes
topic Esteróides anabólicos androgênicos
Estudantes
Esteróides anabólicos
Exercícios físicos Aspectos fisiológicos
Musculação
Força muscular
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Esteróides anabólicos
Exercícios físicos Aspectos fisiológicos
Musculação
Força muscular
description O objetivo desse estudo foi investigar o nível de conhecimento e a concepção de estudantes universitários em torno dos Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAA), em relação aos efeitos positivos ou colaterais e ainda fontes de informação dos usuários e outras abordagens a respeitos dessas drogas. Foram aplicados 150 questionários Q-PEAA (Percepções sobre o uso de Esteróides Anabólicos Androgênicos) em 57 estudantes do gênero masculino e 93 do feminino de cinco diferentes cursos superiores de faculdades particulares da cidade de Sete Lagoas - MG. Os questionários foram aplicados pelo pesquisador em caráter anônimo e logo após o preenchimento foram recolhidos e analisados. Os dados coletados permitiram diagnosticar alto nível de carência de informações sobre os efeitos das drogas em questão, principalmente no que se trata de efeitos colaterais causados aos usuários. Em vários tópicos que relacionavam o uso dos EAA com problemas no fígado, atrofia testicular, agressividade e alteração de humor que são comprovadamente causados pelo uso dos EAA muitos estudantes se mostraram indecisos ou discordaram desses efeitos. Com base nos resultados analisados e na literatura revisada concluímos que apesar de estarem no nível superior os alunos possuem déficit de conhecimento em relação aos EAA, devendo haver uma política educacional voltada para sanar esse problema e diminuir o risco de pessoas procurarem os EAA buscando efeitos benéficos e por desconhecimento acarretar sérios danos à sua saúde.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PV8
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PV8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PV8/1/monografia_carlos_1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PV8/2/monografia_carlos_1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7b5573d0920e24715a5adbae7de8a5a
5ae07bbab349d9f7cb03d3bd320fc711
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676975854583808