Fazendo Pesquisa Escolar na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Areias Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5RUR
Resumo: Baseado na possibilidade de que o formato hipertextual da internet e os mecanismos de busca que ela disponibiliza possam facilitar a pesquisa, agilizando o processo de busca de informações (ROUET ET AL., 1996; RAMAL, 2002; COSCARELLI, 2002, 2009; BRAGA, 2005; KOMESU, 2005; XAVIER, 2005, 2009) e no fato de que a pesquisa deveria ser tratada como princípio científico e educativo (DEMO, 1998, 2000, 2004, 2006), este trabalho teve como objetivo principal compreender como ocorre o processo de pesquisa escolar por partedos alunos das séries finais do ensino fundamental, habituados a navegar na web, que usam o computador e a internet para realizar essa tarefa. Partimos da hipótese de que, embora a internet e o seu formato hipertextual permitam o contato do aluno com diversos pontos devista, ela não garantiria o posicionamento crítico do aluno diante do assunto pesquisado, caso ele interpretasse pesquisa como sendo apenas uma busca de dados. Dessa forma, o texto que o aluno apresentaria como resultado final de seu trabalho seria uma cópia ou uma reformulação sem muitas alterações e sem demonstrar o posicionamento do aluno. Neste estudo, primeiramente, foi aplicado um questionário em 33 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental de uma instituição privada de Cataguases, a fim de verificar como acontece a pesquisa escolar na internet. A partir desse questionário, foram selecionados 9 alunos habituados a usar internet, para que se pudesse gravar, através do software wink, uma pesquisa escolar deles solicitada por um de seus professores. Ainda foi feita com esses alunos uma entrevista gravada em áudio com o objetivo de tentar compreender melhor os caminhos escolhidos pelos alunos para a busca de informações e para a elaboração do trabalho final. Além disso, foi enviado, por e-mail aos professores da referida instituição, um questionário, contendo questões sobre a prática de pesquisa escolar na internet, a fim de se obter informações a respeito do posicionamento do professor diante de tal prática. Os resultados gerados por este estudo mostraram que a maioria dos alunos entende pesquisa como busca deinformações, nem sempre a maneira como o professor solicita a pesquisa incita o posicionamento crítico dos alunos e que os textos produzidos por esses alunos costumam ser cópias. Essa cópia, embora em alguns casos seja literal, normalmente é constituída de umrecorte das informações consideradas principais pelos alunos retiradas de diferentes sites. À vezes, os alunos tentam articular essas informações através de mecanismos coesivos ou formulando introduções. Porém, por não usarem esses mecanismos adequadamente ou por ainda não terem conhecimento de organização textual muito amadurecido acabam afetando a unidade textual (COSTA VAL, 2006). Concluímos que a concepção de processo de pesquisado aluno influencia no resultado do trabalho dele. No entanto, a maneira como o professor solicita a pesquisa assim como o conhecimento do aluno sobre noções de textualidade também podem influenciar na produção do texto que o aluno apresentará como resultado desua pesquisa. Assim, parece necessário repensar não só a forma como a pesquisa é trabalhada na sala de aula, mas também a necessidade de focar mais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades de leitura e escrita.
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spelling Carla Viana CoscarelliHércules Tolêdo CorrêaAdriane Teresinha SartoriSandra Areias Teixeira2019-08-14T22:04:09Z2019-08-14T22:04:09Z2011-02-25http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5RURBaseado na possibilidade de que o formato hipertextual da internet e os mecanismos de busca que ela disponibiliza possam facilitar a pesquisa, agilizando o processo de busca de informações (ROUET ET AL., 1996; RAMAL, 2002; COSCARELLI, 2002, 2009; BRAGA, 2005; KOMESU, 2005; XAVIER, 2005, 2009) e no fato de que a pesquisa deveria ser tratada como princípio científico e educativo (DEMO, 1998, 2000, 2004, 2006), este trabalho teve como objetivo principal compreender como ocorre o processo de pesquisa escolar por partedos alunos das séries finais do ensino fundamental, habituados a navegar na web, que usam o computador e a internet para realizar essa tarefa. Partimos da hipótese de que, embora a internet e o seu formato hipertextual permitam o contato do aluno com diversos pontos devista, ela não garantiria o posicionamento crítico do aluno diante do assunto pesquisado, caso ele interpretasse pesquisa como sendo apenas uma busca de dados. Dessa forma, o texto que o aluno apresentaria como resultado final de seu trabalho seria uma cópia ou uma reformulação sem muitas alterações e sem demonstrar o posicionamento do aluno. Neste estudo, primeiramente, foi aplicado um questionário em 33 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental de uma instituição privada de Cataguases, a fim de verificar como acontece a pesquisa escolar na internet. A partir desse questionário, foram selecionados 9 alunos habituados a usar internet, para que se pudesse gravar, através do software wink, uma pesquisa escolar deles solicitada por um de seus professores. Ainda foi feita com esses alunos uma entrevista gravada em áudio com o objetivo de tentar compreender melhor os caminhos escolhidos pelos alunos para a busca de informações e para a elaboração do trabalho final. Além disso, foi enviado, por e-mail aos professores da referida instituição, um questionário, contendo questões sobre a prática de pesquisa escolar na internet, a fim de se obter informações a respeito do posicionamento do professor diante de tal prática. Os resultados gerados por este estudo mostraram que a maioria dos alunos entende pesquisa como busca deinformações, nem sempre a maneira como o professor solicita a pesquisa incita o posicionamento crítico dos alunos e que os textos produzidos por esses alunos costumam ser cópias. Essa cópia, embora em alguns casos seja literal, normalmente é constituída de umrecorte das informações consideradas principais pelos alunos retiradas de diferentes sites. À vezes, os alunos tentam articular essas informações através de mecanismos coesivos ou formulando introduções. Porém, por não usarem esses mecanismos adequadamente ou por ainda não terem conhecimento de organização textual muito amadurecido acabam afetando a unidade textual (COSTA VAL, 2006). Concluímos que a concepção de processo de pesquisado aluno influencia no resultado do trabalho dele. No entanto, a maneira como o professor solicita a pesquisa assim como o conhecimento do aluno sobre noções de textualidade também podem influenciar na produção do texto que o aluno apresentará como resultado desua pesquisa. Assim, parece necessário repensar não só a forma como a pesquisa é trabalhada na sala de aula, mas também a necessidade de focar mais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades de leitura e escrita.Based on the possibility that the hypertext format of the Internet and the search engines that it makes available may facilitate research, speeding the process of seeking information, (ROUET ET AL. 1996; RAMAL 2002; COSCARELLI, 2002, 2009; BRAGA, 2005; KOMESU, 2005; XAVIER, 2005, 2009) and the fact that research should be treated as "scientific and educational principle" (DEMO, 1998, 2000, 2004, 2006), this work had asmain objective to understand how the process of schoolwork research by students of the final grades of elementary school, accustomed to surfing the web, and who use the computer and the Internet to accomplish such task occurs. Our hypothesis is that although the Internet and its hypertext format allow the contact of students with different viewpoints, it would notguarantee the student's critical stance on the matter investigated, if he or she only interpreted research as a data search. Thus, the text that the student would present as the final result of his work would be either a copy or some kind of reformulation without significant changes andwithout showing the students real position. In this study, firstly, a questionnaire was answered by 33 students from the sixth to the ninth grade of elementary school at a private institution in the city of Cataguases (MG), in order to verify how schoolwork research on theinternet is carried out. From this questionnaire, we selected nine students accustomed to using the Internet, in order to record one of their academic studies, a request by one of their teachers, using the winksoftware. These students were also submitted to an audio taped interview with the goal of trying to better understand their chosen paths while searching for information and their preparation for the final work. Moreover, it was sent by e-mail to teachers of that institution, aquestionnaire containing questions about the practice of schoolwork research on the Internet in order to obtain information about the teachers position in relation to such a practice. The results generated in this study showed that most students understand research as a search for information, and that the way the teacher requires the research not always incites the students critical position and that the texts produced by these students tend to be copies. These copies, although literal in some cases, usually consist of clipping information which is considered most important by the students, taken from different sites. Sometimes, students try to articulate this information through cohesive mechanisms or formulating introductions. However, as they do not use these mechanisms properly or as they still lack the mature knowledge of textual organization they end up affecting the textual unit (COSTA VAL,2006). We conclude that the design of the student research process influences the outcome of his work. However, the way the teacher requires the research as well as the student's knowledge of textuality concepts can also influence the textual production that the studentwill present as a result of his research. Thus, it seems necessary to rethink not only how research is worked out in the classroom, but also the need to focus more on the teachinglearning skills of reading and writing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraComunicação escritaAprendizagemPesquisa na internetTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorProdução de textosEnsino fundamental Métodos de ensinoprodução textualensino fundamentalPesquisa escolarinternetFazendo Pesquisa Escolar na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1426m.pdfapplication/pdf7969112https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5RUR/1/1426m.pdf4fb0e3ed83e4865aaa51674dd079c096MD51TEXT1426m.pdf.txt1426m.pdf.txtExtracted texttext/plain337708https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5RUR/2/1426m.pdf.txt3e4904cb1c01e53e1fb215fb30f23d03MD521843/DAJR-8H5RUR2019-11-14 16:53:22.632oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-8H5RURRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:53:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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