A atuação de conhecimentos de eventos na compreensão da leitura

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Main Author: Claudia Brandao Vieira
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNLYP
Summary: Neste estudo, investigamos se conhecimentos refinados sobre eventos do mundo real são ativados durante a leitura de sentenças com contextos reduzidos. Na literatura linguística, muitas vezes, conhecimentos sobre eventos do mundo real não são considerados parte do sistema linguístico, sendo tratados como representações conceituais gerais. Este trabalho fundamenta-se no modelo de compreensão da leitura proposto por Kuperberg (2013), para o qual não há uma divisão estrita entre conhecimentos semânticos lexicalizados e conhecimentos de mundo. Nessa perspectiva, essas informações estão armazenadas na memória de longo prazo sob a forma de conhecimentos de eventos. Esses conhecimentos possuem diferentes graus de especificidade, sendo formados não apenas por traços conceituais menos refinados (e.g. restrições selecionais, informações probabilística), mas também por conhecimentos mais refinados sobre a estrutura de eventos do mundo real (eg. papéis tipicamente ocupados por certas entidades) (JACKENDOFF, 2002). A interação entre contexto e conhecimentos refinados sobre eventos pode facilitar a compreensão palavras relacionadas à estrutura do evento ativado. No entanto, pouco se sabe sobre a força contextual necessária para que essa interação ocorra. Para compreendermos se representações contextuais mais simples são capazes de interagir com conhecimentos refinados sobre eventos, realizamos um experimento utilizando rastreamento ocular. Por meio de sentenças como: a garçonete anotou o pedido do casal sem muita atenção, verificamos se o contexto formado por um arranjo entre um argumento externo que seja o nome de um ente específico (eg. garçonete) e um verbo (e.g. anotar) é capaz de acessar conhecimentos mais refinados sobre eventos e facilitar traços semânticos de participantes mais prováveis a ocupar a posição de argumento interno (e.g. pedido). Os resultados indicaram que os contextos criados pelos arranjos de argumentos externos e verbos não foram capazes de alterar os tempos de fixações na região do argumento interno. Além disso, os resultados também revelaram que os tempos totais de leitura e os números de fixações eram menores nos argumentos internos previsíveis, independente da influência dos arranjos. Esse efeito foi relacionado a preferências dos verbos. Os resultados sugerem que conhecimentos de eventos menos refinados tornam-se evidentes quando representação contextual é reduzida.
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spelling Maria Luiza Goncalves Aragao da Cunha LimaMahayana Cristina GodoyAna Larissa Adorno Marciotto OliveiraClaudia Brandao Vieira2019-08-12T04:30:17Z2019-08-12T04:30:17Z2015-03-02http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNLYPNeste estudo, investigamos se conhecimentos refinados sobre eventos do mundo real são ativados durante a leitura de sentenças com contextos reduzidos. Na literatura linguística, muitas vezes, conhecimentos sobre eventos do mundo real não são considerados parte do sistema linguístico, sendo tratados como representações conceituais gerais. Este trabalho fundamenta-se no modelo de compreensão da leitura proposto por Kuperberg (2013), para o qual não há uma divisão estrita entre conhecimentos semânticos lexicalizados e conhecimentos de mundo. Nessa perspectiva, essas informações estão armazenadas na memória de longo prazo sob a forma de conhecimentos de eventos. Esses conhecimentos possuem diferentes graus de especificidade, sendo formados não apenas por traços conceituais menos refinados (e.g. restrições selecionais, informações probabilística), mas também por conhecimentos mais refinados sobre a estrutura de eventos do mundo real (eg. papéis tipicamente ocupados por certas entidades) (JACKENDOFF, 2002). A interação entre contexto e conhecimentos refinados sobre eventos pode facilitar a compreensão palavras relacionadas à estrutura do evento ativado. No entanto, pouco se sabe sobre a força contextual necessária para que essa interação ocorra. Para compreendermos se representações contextuais mais simples são capazes de interagir com conhecimentos refinados sobre eventos, realizamos um experimento utilizando rastreamento ocular. Por meio de sentenças como: a garçonete anotou o pedido do casal sem muita atenção, verificamos se o contexto formado por um arranjo entre um argumento externo que seja o nome de um ente específico (eg. garçonete) e um verbo (e.g. anotar) é capaz de acessar conhecimentos mais refinados sobre eventos e facilitar traços semânticos de participantes mais prováveis a ocupar a posição de argumento interno (e.g. pedido). Os resultados indicaram que os contextos criados pelos arranjos de argumentos externos e verbos não foram capazes de alterar os tempos de fixações na região do argumento interno. Além disso, os resultados também revelaram que os tempos totais de leitura e os números de fixações eram menores nos argumentos internos previsíveis, independente da influência dos arranjos. Esse efeito foi relacionado a preferências dos verbos. Os resultados sugerem que conhecimentos de eventos menos refinados tornam-se evidentes quando representação contextual é reduzida.This study aims at investigating if fine-grained knowledge of real word events is activated during sentence reading in reduced context. In the Linguistics literature, knowledge about real world events is frequently not considered part of the linguistic system, being treated as general conceptual representations. This research follows the reading comprehension model proposed by Kuperberg (2013), to which there is not a strict division between lexicalized semantic knowledge and world knowledge. In this perspective, these information are stored in the long-term memory as event knowledge. This knowledge has different levels of specificity, being formed not only by coarse-grained conceptual features (e.g selection restrictions, probabilistic information) but also by fine-grained knowledge about the structure of real world events (e.g roles that are typically occupied by certain entities) (JACKENDOFF, 2002). The interaction between contextual representation and fine-grained knowledge about events can facilitate the comprehension of words related to the structure of the activated event. However, little is known about the contextual strength that is necessary for this interaction to happen. To understand if simpler contextual representations are able to interact with more structured knowledge about events, we carried out an eye-tracker experiment. Using sentences such as the waitress thoughtlessly wrote down the couples order, we analyzed if the context formed by the arrangement between an external argument that is the name of a specific being (e.g waitress) and a verb (e.g write down) is able to access fine-grained knowledge about events and facilitate semantic features of participants that are more likely to occupy the internal argument position (e.g order). The results indicate that the contexts created by the arrangements between external arguments and verbs are not able to alter the fixation times in the internal argument region. Moreover, the results also reveal that total reading times and fixations counts are lower in the predictable internal arguments, regardless the arrangements. This effect is related to the verb preference. The results suggest that coarse-grained event knowledge become evident when the contextual representation is reduced.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCompreensão na leituraLeitura Aspectos psicológicosPsicolingüísticaprocessamento de sentençascompreensão da línguaconhecimentos de eventosrastreamento ocularcontextoA atuação de conhecimentos de eventos na compreensão da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclaudia_brandao_vieira_dissertacao.pdfapplication/pdf1782354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNLYP/1/claudia_brandao_vieira_dissertacao.pdf65ce624b47503199c8fa36ad903e4c87MD51TEXTclaudia_brandao_vieira_dissertacao.pdf.txtclaudia_brandao_vieira_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain208082https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNLYP/2/claudia_brandao_vieira_dissertacao.pdf.txt1819f7d341bf63cfa09b2944e474bd2dMD521843/MGSS-9VNLYP2019-11-14 07:31:32.101oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VNLYPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:31:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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