Transferência de renda e educação: uma análise longitudinal de impacto do Programa Bolsa Família em 2005-2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinicius do Prado Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2UJFQ
Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de analisar o impacto do Programa Bolsa Família sobre a frequência e fluxo escolares, este último medido por meio da promoção, repetência e evasão. A análise proposta se concentra na mensuração dos efeitos do programa em duas dimensões principais i) efeito recebimento, para famílias que passaram a ser beneficiárias do Programa há menos de quatro anos e ii) efeito duração, para famílias que permaneceram recebendo o benefício por mais de quatro anos. Foram utilizados dados da Avaliação do Programa Bolsa Família (AIBF) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pesquisa longitudinal que coletou informações de famílias beneficiárias e não beneficiárias em situação semelhante em 2005 e 2009. A metodologia empregada consiste na associação entre os métodos de Propensity Score Matching (PSM) e Regressões com Efeitos Fixos, a fim de estimar o efeito do tratamento no tratado (ATT) por meio da Diferença em Diferenças. Os resultados apontam para efeitos positivos do Programa sobre as famílias recém-inseridas, principalmente no que se refere ao aumento da frequência escolar das crianças. A permanência no Programa, por sua vez, favoreceu o aumento da promoção escolar em todos os cortes de renda e a redução da repetência, para crianças de famílias em situação de pobreza extrema.
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