Investigação do fenômeno de pré-ignição a baixas velocidades em motor de ignição por centelha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitor Alvarenga Torres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVDKB3
Resumo: A pré-ignição a baixas velocidades (LSPI, do inglês Low-Speed-Pre-Ignition) representa um grande desao no desenvolvimento de motores de combustão interna menores e mais ecientes. Suas causas e os mecanismos relacionados a ela não são completamente conhecidos e a literatura consultada indica resultados diferentes para cada motor. Com o objetivo de avaliar a inuência de parâmetros de calibração e operação do motor na ocorrência de LSPI e buscar soluções potenciais para o motor utilizado, uma metodologiapara a investigação do fenômeno é desenvolvida, utilizando a análise de dados de pressão indicada para avaliar a ocorrência e a intensidade da LSPI combinada com a análise da intensidade de luz dentro do cilindro durante a combustão para denir as regiões de maior ocorrência de fenômenos de combustão anormal. Neste trabalho utilizou-se um motorex 1.0L, com ignição por centelha, naturalmente aspirado, com injeção no pórtico e razão volumétrica de compressão de 13:1. Os dados obtidos fornecem forte evidência do mecanismo causador da LSPI e a distribuição espacial da combustão permite a avaliação de mudanças no projeto da câmara de combustão, dos dutos de admissão, das válvulas e do mapa de operação das mesmas. Orientações para a interpretação dos resultados dos testes também são apresentadas. A facilidade de instrumentação e de montagem do equipamento tornam esta metodologia útil para o diagnóstico da pré-ignição em uma grande variedade de motores, tanto comerciais quanto experimentais. Os resultados obtidos indicam uma maior inuência da variação da temperatura do uido de arrefecimento na ocorrência e intensidade da LSPI. Conclui-se que a presença de pontos quentes na câmara de combustão é o principal mecanismo causador da LSPI no motor utilizado, e que a cinética química da mistura também tem papel importante na ocorrência da combustão anormal
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