Hip hop: uma ferramenta de desenvolvimento crítico da identidade racial e de gênero de jovens da zona leste de belo horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSM8J |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal Doutor Júlio Soares, situada na zona leste de Belo Horizonte, o qual se apropria da cultura Hip Hop para desenvolver nos jovens a consciência a cerca de si mesmo, promovendo a autoestima e a autoconfiança. Bem como, construir nesses alunos uma identidade étnico-racial e de gênero. Buscando, ainda o reconhecimento e o combate aos preconceitos raciais, sexistas e sociais com os quais deparam cotidianamente. E ainda que esses jovens possam se reconhecer como sujeitos de direito. Para isso, foi utilizado como metodologia oficinas de grafite, dança e rap promovidas pelos próprios jovens |
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Ana Amelia de Paula LaborneSymaira Poliana NonatoMaria Angélica de Barros Costa2019-08-09T13:04:39Z2019-08-09T13:04:39Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSM8JO presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal Doutor Júlio Soares, situada na zona leste de Belo Horizonte, o qual se apropria da cultura Hip Hop para desenvolver nos jovens a consciência a cerca de si mesmo, promovendo a autoestima e a autoconfiança. Bem como, construir nesses alunos uma identidade étnico-racial e de gênero. Buscando, ainda o reconhecimento e o combate aos preconceitos raciais, sexistas e sociais com os quais deparam cotidianamente. E ainda que esses jovens possam se reconhecer como sujeitos de direito. Para isso, foi utilizado como metodologia oficinas de grafite, dança e rap promovidas pelos próprios jovensUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação Relações de gênero Educação Relações etnicas Identidade de gêneroAutoimagemDiferençaIdentidade racialHip hopHip hop: uma ferramenta de desenvolvimento crítico da identidade racial e de gênero de jovens da zona leste de belo horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_ang_lica_de_barros_costa.pdfapplication/pdf1662337https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADSM8J/1/maria_ang_lica_de_barros_costa.pdf6a885acb02f3da432272bd1e91f7a47aMD51TEXTmaria_ang_lica_de_barros_costa.pdf.txtmaria_ang_lica_de_barros_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain72576https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADSM8J/2/maria_ang_lica_de_barros_costa.pdf.txt1b922ec63fe4cfd547aa93c6106fe52fMD521843/BUOS-ADSM8J2019-11-14 04:06:14.103oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADSM8JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:06:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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