Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30234 |
Resumo: | Através de uma articulação entre psicanálise e arte, a presente pesquisa traz uma discussão sobre os mistérios que marcam a relação entre corpo e nome na obra de ORLAN. Por meio de sua estética, pretende-se compreender como a ascensão de um nome-próprio possibilita o advir de um corpo para esse sujeito. Para tanto, este trabalho se divide em quatro capítulos principais. Estes fazem um percurso por entre sua densa obra, analisando qual a função do corpo em sua arte. Como será apresentado, a partir de um discurso herético, ORLAN subverte ordens pré-existentes, ulcerando a estética de seu tempo, assim como, a ciência e a própria psicanálise. Dessa forma, por intermédio de seu posicionamento blasfêmico, será analisado como sua obra se constitui através de seu encontro com a psicanálise. Por fim, questiona-se como essa teoria pode se posicionar frente aos mistérios de seu império de imagens. |
id |
UFMG_e7977403594e1ed0a5cc66cde2388217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30234 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Guilherme Massara Rochahttp://lattes.cnpq.br/9372630883932920http://lattes.cnpq.br/9020350641622428Vanessa Guimarães da Silva2019-10-10T13:22:16Z2019-10-10T13:22:16Z2019-03-27http://hdl.handle.net/1843/30234Através de uma articulação entre psicanálise e arte, a presente pesquisa traz uma discussão sobre os mistérios que marcam a relação entre corpo e nome na obra de ORLAN. Por meio de sua estética, pretende-se compreender como a ascensão de um nome-próprio possibilita o advir de um corpo para esse sujeito. Para tanto, este trabalho se divide em quatro capítulos principais. Estes fazem um percurso por entre sua densa obra, analisando qual a função do corpo em sua arte. Como será apresentado, a partir de um discurso herético, ORLAN subverte ordens pré-existentes, ulcerando a estética de seu tempo, assim como, a ciência e a própria psicanálise. Dessa forma, por intermédio de seu posicionamento blasfêmico, será analisado como sua obra se constitui através de seu encontro com a psicanálise. Por fim, questiona-se como essa teoria pode se posicionar frente aos mistérios de seu império de imagens.The current research discusses the mysteries involved in the relation between body and proper name in ORLAN’s artistical work. The research aims to understand how the emergence of a proper name enables the artist to develop new concepts of body. Therefore, the study was divided in four chapters analyzing the function of the body in her art. ORLAN subvert pre- existent orders, undermining scientific concepts, the aesthetics of her time and psychoanalysis itself. Hence, through her profane approach, it will be analyzed how her work is constituted throughout her encounter with psychoanalysis. Ultimately, it is discussed where psychoanalysis theories stands when facing ORLAN's multiple images.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAOrlanCorpoNome-PróprioArtePsicanáliseEspelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLANinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação do mestrado para Repositório.pdfDissertação do mestrado para Repositório.pdfapplication/pdf2031046https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20do%20mestrado%20para%20Reposit%c3%b3rio.pdf0d4344f6069e2f5098d42fdfe2a0eef0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação do mestrado para Repositório.pdf.txtDissertação do mestrado para Repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain243879https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20do%20mestrado%20para%20Reposit%c3%b3rio.pdf.txt3a8f27ea46fc60205cddd9d8ff618a97MD531843/302342019-11-14 12:36:56.29oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:36:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
title |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
spellingShingle |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN Vanessa Guimarães da Silva Orlan Corpo Nome-Próprio Arte Psicanálise |
title_short |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
title_full |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
title_fullStr |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
title_full_unstemmed |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
title_sort |
Espelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLAN |
author |
Vanessa Guimarães da Silva |
author_facet |
Vanessa Guimarães da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guilherme Massara Rocha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9372630883932920 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9020350641622428 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Guimarães da Silva |
contributor_str_mv |
Guilherme Massara Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orlan Corpo Nome-Próprio Arte Psicanálise |
topic |
Orlan Corpo Nome-Próprio Arte Psicanálise |
description |
Através de uma articulação entre psicanálise e arte, a presente pesquisa traz uma discussão sobre os mistérios que marcam a relação entre corpo e nome na obra de ORLAN. Por meio de sua estética, pretende-se compreender como a ascensão de um nome-próprio possibilita o advir de um corpo para esse sujeito. Para tanto, este trabalho se divide em quatro capítulos principais. Estes fazem um percurso por entre sua densa obra, analisando qual a função do corpo em sua arte. Como será apresentado, a partir de um discurso herético, ORLAN subverte ordens pré-existentes, ulcerando a estética de seu tempo, assim como, a ciência e a própria psicanálise. Dessa forma, por intermédio de seu posicionamento blasfêmico, será analisado como sua obra se constitui através de seu encontro com a psicanálise. Por fim, questiona-se como essa teoria pode se posicionar frente aos mistérios de seu império de imagens. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T13:22:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-10T13:22:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30234 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20do%20mestrado%20para%20Reposit%c3%b3rio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30234/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20do%20mestrado%20para%20Reposit%c3%b3rio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d4344f6069e2f5098d42fdfe2a0eef0 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 3a8f27ea46fc60205cddd9d8ff618a97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971049606807552 |