A enfermagem e a satisfação do cliente dentro do PSF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CLJ44 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender a importante ação do enfermeiro de Programa de saúde da família oferecendo a atenção primária em saúde. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para melhor compreensão do assunto tratado, buscando a satisfação no atendimento ao cliente, através da humanização por parte dos profissionais de enfermagem, descrevendo assim, as perspectivas, subsidiando a realização de adaptações e buscando a compreensão das mensagens emitidas, proporcionando efetividade e bem estar. No levantamento realizado, no que diz respeito ao cotidiano de trabalho do enfermeiro, percebemos a prática de ações educativas direcionadas para os cuidados preventivos e para aqueles de promoção da saúde; o principal foco é a família e o instrumento, a visita domiciliar e as consultas de enfermagem. A atenção ao cliente e a qualidade no atendimento, tanto físico como medicamentoso, psicológico e espiritual, feita de forma humanizada, possibilitando o apoio no tratamento, evitando seu abandono, proporcionando ânimo e coragem diante dos cuidados e necessidades e, ainda, satisfazendo o cliente e mantendo a instituição. O indivíduo anseia encontrar pessoas tecnicamente capacitadas e sensíveis no trato interpessoal. Se não as encontra, procura outra alternativa, ou simplesmente, abandona o tratamento. A comunicação é facilitadora do levantamento das necessidades do ser humano, conquistando a confiança do cliente, respeitando e protegendo a sua privacidade, devendo o enfermeiro ser capaz de captar as mensagens emitidas e interpretá-las, procurando compreender as necessidades de cada indivíduo, a fim de estabelecer um relacionamento na confiança e respeito mútuo. |
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Eliane Marina Palhares GuimaraesMyrian Vilela Maciel Flores2019-08-11T04:59:21Z2019-08-11T04:59:21Z2010-06-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CLJ44O presente estudo teve como objetivo compreender a importante ação do enfermeiro de Programa de saúde da família oferecendo a atenção primária em saúde. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para melhor compreensão do assunto tratado, buscando a satisfação no atendimento ao cliente, através da humanização por parte dos profissionais de enfermagem, descrevendo assim, as perspectivas, subsidiando a realização de adaptações e buscando a compreensão das mensagens emitidas, proporcionando efetividade e bem estar. No levantamento realizado, no que diz respeito ao cotidiano de trabalho do enfermeiro, percebemos a prática de ações educativas direcionadas para os cuidados preventivos e para aqueles de promoção da saúde; o principal foco é a família e o instrumento, a visita domiciliar e as consultas de enfermagem. A atenção ao cliente e a qualidade no atendimento, tanto físico como medicamentoso, psicológico e espiritual, feita de forma humanizada, possibilitando o apoio no tratamento, evitando seu abandono, proporcionando ânimo e coragem diante dos cuidados e necessidades e, ainda, satisfazendo o cliente e mantendo a instituição. O indivíduo anseia encontrar pessoas tecnicamente capacitadas e sensíveis no trato interpessoal. Se não as encontra, procura outra alternativa, ou simplesmente, abandona o tratamento. A comunicação é facilitadora do levantamento das necessidades do ser humano, conquistando a confiança do cliente, respeitando e protegendo a sua privacidade, devendo o enfermeiro ser capaz de captar as mensagens emitidas e interpretá-las, procurando compreender as necessidades de cada indivíduo, a fim de estabelecer um relacionamento na confiança e respeito mútuo.This study aimed to understand the important roles of nurses in family health program offering primary health care. The literature was used to better understand the subject matter, attempting to satisfy the customer through the humanization by nurses, describing thus the prospects, assisting in the implementation of changes and trying to understand the messages issued by providing effectiveness and welfare. In the survey, with regard to daily work of nurses, we understand the practice of education efforts for preventive care and for those of health promotion, the main focus is the family and the instrument, home visits and consultations with nursing. The attention to quality and customer care, both physical and medical, psychological and spiritual, done in a humane way, enabling support for treating, preventing abandonment, providing encouragement and courage on the care and needs, and also satisfying the customer and maintaining the institution. Everyone yearns to find technically trained people and sensitive in dealing with interpersonal. If you do not find them, find another alternative, or simply abandon the treatment. Communication is facilitating the lifting of human needs, gaining customer trust, respecting and protecting your privacy, the nurse should be able to capture the messages sent and interpret them, seeking to understand the needs of every individual in order to establish a relationship on trust and mutual respect.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia saúde da famíliaSatisfação do clienteEnfermagemHumanizaçãoA enfermagem e a satisfação do cliente dentro do PSFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_myrian_vilela_maciel_flores.pdfapplication/pdf138018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CLJ44/1/monografia_myrian_vilela_maciel_flores.pdf4324a126b2f214547228f3096e3b8c90MD51TEXTmonografia_myrian_vilela_maciel_flores.pdf.txtmonografia_myrian_vilela_maciel_flores.pdf.txtExtracted texttext/plain43375https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CLJ44/2/monografia_myrian_vilela_maciel_flores.pdf.txt64fe3ab2c0e7d660580d0e15111271f8MD521843/BUOS-9CLJ442019-11-14 08:27:25.758oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9CLJ44Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:27:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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