Programação de tabelas para torneios round robin simples com estádios predefinidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Nunes da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMNAR
Resumo: A programação de tabelas para competições esportivas é uma área crescente da pesquisa operacional e da ciência da computação. Os problemas de programação de tabelas são de grande interesse econômico, pois a qualidade de uma tabela influencia diretamente no desempenho das equipes e no rendimento financeiro dos patrocinadores e das emissoras de rádio e televisão. A grande importância econômica e o elevado grau de dificuldade de resolução ótima dos problemas têm atraído um número crescente de pesquisadores.O presente trabalho aborda o Problema do Torneio com Viagens com Estádios Predefinidos. O trabalho é dividido em duas partes. Na primeira, é proposta uma heurística baseada em busca local para obtenção de boas soluções viáveis para o problema. Quatro estruturas de vizinhanças são utilizadas no procedimento de busca local. Um método generalizado baseado em teoria dos grafos é proposto para a geração de soluções iniciais. Na segunda parte, são propostas relaxações combinatórias de um modelo de programação linear inteira que permitem a obtenção de limites duais para o problema.Os resultados computacionais mostram que tanto a heurística quanto o método de obtenção de limites duais propostos superam os resultados anteriormente conhecidos na literatura para todas as instâncias de teste.
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